terça-feira, 6 de novembro de 2007

OS HOMENS INVISÍVEIS DO ENVIRA

Moisés Diniz


Caro Altino,

A carta enviada ao blog pelo sertanista José Carlos dos Reis Meirelles (foto) é um alerta vermelho daqueles que não se mostram, não falam nossa língua, não vestem a nossa roupa.

Os povos isolados da fronteira do Brasil com o Peru exigem uma atenção especial do governo federal, pois eles são mais frágeis do que o próprio lugar onde vivem de forma nômade.


É como se o lugar deles fosse de vidro e eles fossem de cristal. Eles não podem ir a Brasília. Eles só podem usar seus arcos e flechas contra aqueles que os protegem no entorno. Quanta ironia, se não fosse trágico.

De nossa parte estamos nos movimentando. Hoje a Assembléia Legislativa entregou um diploma com o Título de Cidadão Acreano ao Meirelles, que propus e foi aprovado em 2005. Desde lá que eu tentava encontrar o sertanista. Agora o encontramos.

Vamos aproveitar a solenidade para fazer o debate político sobre a situação dos isolados e a fragilidade de nossas fronteiras. Acho que a Assembléia Legislativa pode realizar ações políticas, de caráter diplomático, envolvendo o Peru.

De parte do governo do Acre, estamos providenciando um sobrevôo na região e apoio logístico à Frente de Proteção Etno-Ambiental do Rio Envira. Através da Assessoria Especial dos Povos Indígenas, o governo vai ajudar na realização de um encontro (sugestão do Meirelles) que envolva povos indígenas e ribeirinhos do entorno dos isolados.

Uma outra idéia que se articula é a do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães, em financiar a ida de um jornalista para a região. Durante quatro meses esse profissional acompanhará o cotidiano do Meirelles (dois no inverno e dois no verão), com o objetivo de escrever a vida e a luta do sertanista. O projeto envolve ainda uma editora de Pernambuco e a Companhia de Selva.

Acho que o Acre está mais vivo do que Brasília.

No mais, Altino, é contar com pessoas como você, que apóiam a sobrevivência dos homens invisíveis.

Moisés Diniz é deputado estadual do PC do B. A Companhia de Selva é a agência que controla as verbas das contas de publicidade do governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco e Assembléia Legislativa. Pelo visto, dinheiro não será problema para o livro sobre a vida do sertanista. Resta saber quem será o felizardo para passar quatro meses no Xinane.

5 comentários:

Anônimo disse...

Agora, sim. Agora, vai. Eu sabia que quando o presidente da Assembléia Legislativa resolvesse tomaria uma medida definitiva. Espero que ele consiga logo mandar esse jornalista. Você não quer ir Altino?

Anônimo disse...

Caro Altino,

Constatamos, com bastante pesar e indignação, que pelo menos dezoito povos indígenas em situação de isolamento, no Brasil, estão absolutamente em risco de desaparecimento quase imediato. É preciso que tomemos, nós e especialmente o poder público, medidas emergenciais que possam garantir a vida desses povos e a proteção efetiva de seus territórios.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Anônimo disse...

Altino,sou irmão do Meirelles, moro em Vinhedo SP.espero que vcs. aproveitem está grande cabeça do meu irmão. obrigado Ronaldo Meirelles

ALTINO MACHADO disse...

Caro Ronaldo, fique tranquilo. Meirelles e se alguém mexer com ele a flecha voa certeira. Agora é torcer para que os madeireiros peruanos e os isolados poupem a cabeça dele.

Anônimo disse...

Rapaz, toda vez que leio esse comunicado do deputado Muniz, fico impressionado com a ligeireza, a atenção e o interesse com os quais o presidente da Assembléia encarou a denúncia do sertanista Meireles. Imagina quando ele por em prática a idéia dele, é vapt vupt e o assunto 'tá resolvido'. Agora, cá entre nós: o que o jornalista fará lá? No caso eles deverão escolher quase um correspondente de guerra. Será que eles querem se servir da situação para tirar o Altino de circulação por algum tempo? Eles te convidaram, Altino?