quinta-feira, 29 de novembro de 2007

O VENDEDOR DA FLORESTA


O Acre está entre os estados da região Norte que mais contribuíram para o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional de 2004 para 2005. O Estado que mais cresceu no período foi o Amazonas, cuja economia saltou 10,2% no período. Acre, Maranhão e Tocantins vêm em seguida, com expansão de 7,3% cada.

O secretário de Floresta, Carlos Ovídio Duarte, mais conhecido como Resende, por causa do nome da cidade onde nasceu no Estado do Rio de Janeiro, contribuiu para que o segmento de floresta saltasse de 6% para 19% na cota de participação do Acre no PIB nacional.

Resende, que é engenheiro florestal, está no Acre há 15 anos, quando veio trabalhar na Fundação de Tecnologia do Estado. No PNUD, em Brasília, foi consultor no desenvolvimento de projetos na área de produtos florestais junto ao Ibama. Foi ele quem elaborou o projeto do empréstimo de U$ 106 milhões que o governo do Acre contraiu junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A secretaria que dirige possuía apenas um carro e um telefone quando assumiu e ele gosta de dizer que uma colocação de seringueiro valia em média R$ 8 mil e que hoje, em decorrência da prática do manejo florestal, chega a valer 10 vezes mais. Segundo Resende, isso inibe a reconcentração fundiária.

A Secretaria de Floresta trabalha com práticas de fomento nas áreas públicas, privadas e comunitárias. Neste ano assumiu também a política de produtos não madeireiros. Assista ao vídeo da entrevista abaixo.


6 comentários:

Anônimo disse...

...inibe a concentração fundiária, é? Tá certo. 'Faz de conta que eu acredito'.

Anônimo disse...

Altino,
a pouco comecei a postar notícias na minha cidade Pelotas em um blog que tem o mesmo nome do programa que apresento em uma rádio. Gostaria muito de saber a opinião sobre o meu blog de uma pessoa que já se familiarizou com as postagens. O endereço é www.tupancirevista.blogspot.com Obrigada

Anônimo disse...

Uma perguntinha: esse sujeito é do bem, ou do mal?

Anônimo disse...

Imaginem o seguinte: na Avenida Paulista e adjacências, estão os metros quadrados mais caros do país e, talvez, caros em relação ao mundo inteiro. Segundo a lógica proposta pelo secretário acabou-se especulação fundiária na região (e mesmo em São paulo), não verdade? Tá bom. "Faz de conta que tá certo".

Anônimo disse...

O único ponto de partida possível para uma esquerda realista nos dias de hoje é um registro lúcido de sua derrota histórica.

Perry Anderson

Anônimo disse...

Eu tenho a mais absoluta certeza que o anônimo de 1:00 PM não entendeu absolutamente nada do que o Perry Anderson pretendeu dizer com a frase acima. Por isso mesmo, deslocou-a do seu contexto para publicá-la aqui.