sábado, 11 de agosto de 2007

SAUDADE DO JORGE VIANA


O mulambo que tremula no alto de um mastro no Canal da Maternidade, próximo ao restaurante O Paço, um dia já foi a bandeira do Acre.

Trata-se de um exemplo das coisas boas criadas durante os dois mandatos do ex-governador Jorge Viana e que agora se deteriora por falta de zelo e manutenção.

Quem transita à noite pelos parques e vias da cidade pode constatar que agora proliferam buracos e luminárias apagadas.


Jorge Viana, como todo mortal, tem muitos defeitos, sendo talvez o mais grave o de, às vezes, se julgar um deus. Mas também tem virtudes invejáveis como homem público.

Certa vez, permaneceu o tempo todo amuado durante uma longa reunião de governo na Secretaria de Educação. Após a insistência da equipe, aceitou falar e causou surpresa por mudar o foco do que estava sendo discutido. Ele disse:


- Não sou governador. O que sou mesmo é um prefeito. Eu cuido das coisas do Acre com o mesmo carinho que uma galinha cuida dos pintinhos dela. Estão vendo aquela tomada, ali? Continua quebrada, do mesmo jeito que estava quando nos reunimos aqui há alguns meses. Será que não existe alguém capaz de ver que está danificada ou esse alguém viu e preferiu não consertar?

Jorge Viana, por exemplo, ativava o hodômetro do carro dele quando percorria estradas e parques. E telefonava para o secretário de Obras para indicar o ponto certo quando encontrava buraco, luz apagada ou bandeira rasgada.

Comentário da cronista Leila Jalul:

- Num passado não tão distante, era obrigação o respeito aos símbolos nacionais. Uma bandeira hasteada em prédio público, se suja, rasgada ou velha, deveria (imposição) ser imediatamente recolhida e encaminhada para um órgão das Forças Armadas, guardada para ser respeitosamente queimada no Dia da Bandeira, que, por acaso, é 19 de novembro. Não é só no Parque da Maternidade que existe uma bandeira rasgada. Dias atrás, estive na Fundação Elias Mansour, e percebi que a do imponente mastro do Pavilhão Acreano, na Gameleira, também está rota. Sem entrar na discussão de quem fazia melhor ou pior o dever de casa, ou quem era mais doméstico e zeloso, creio que é dever de cidadania denunciar. Aos detentores de cargos públicos, é dever de ofício cumprir as obrigações pertinentes. Em tempo: o Chico Mendes e o Sandininho, na praça dos Povos da Floresta, vez por outra, deveriam tomar um baninho. Carecem!

12 comentários:

Anônimo disse...

A polícia acreana fez a "degravação" das últimas conversas de Francisco Dantas ao celular e constatou que ele teve alguns diálogos bastante àsperos com uma alta autoridade do estado. Isto, por si só, já é um indício forte que pode ajudar a desvendar a autoria do homocídio. No entanto, as autoridades visando proteger essa pessoa já estão trabalhando para abafar o caso. Não estamos com isso afirmando que tal autoridade cometeu o crime, mas sim que há o indício, e se há, é preciso investigar. A lei é para todos.

Anônimo disse...

O Jorge Viana tem a qualidade das boas donas de casa, o zêlo.Aliás, essa é mesmo sua grande marca. Estava eu em Porto Velho, quando uma moça me perguntou de onde eu era,quando falei que era do Acre, ela me respondeu: " A capital de vocês é bem cuidada e bonita". Vamos manter o padrão, minha gente!Será que o Jorginho vai ter que voltar para o cabo da vassoura? Agora, se o Binho,que é um educador nato, investir na educação doméstica e fizer o dever de casa, pode melhorar.O Angelim funcionava bem como executivo do governo Jorge Viana,tá precisando de ser sacudido, senão o que tem de mais ruim na política acreana vai pegar a prefeitura de volta. Jorge prá prefeito em 2008,é o jeito!

Anônimo disse...

Altino, verdadeiramente o Jorge é o Jorge.

Anônimo disse...

Ocorre que, o Jorge Viana exagerou na dose em relação a colocação de bandeiras nas praças e parques, tá aí a prova,não conseguem nem a manutenção das ditas cujas em seus mastros. É muita bandeira!O Binho deveria tirar todas e deixar somente a gigante do calçadão da Gameleira.

ALTINO MACHADO disse...

Realmente, tem bandeira demais.

Anônimo disse...

Bandeiras são símbolos. Só isso. Quando apropriadas tornam-se símbolos personalistas. È o caso. Já estão confundindo a bandeira do Acre com o vianismo. Uma lástima.
Fora isso, uma coisa é certa. Como governador (ele próprio reconhece), o Jorge foi durante oito anos apenas um bom prefeito. E só. Tem mais. De tanta maquiagem que foi utilizada a velha Rio Branco precisa de um grande salão de beleza. Isso custa caro. Alguém já se deu ao trabalho de perguntar quanto se gasta com a manutenção dos cartões postais? É, meu caro. Os molambos são, na verdade, a verdadeira face da administração petista.

Anônimo disse...

Molambos e Bandeiras.

Bandeiras e Molambo, governo e dona de casa, salão de beleza e manutenção, custo e beneficio. Mesmo quando não se tem muitas condições financeiras, se houver empenho e seriedade dá prá manter o padrão de beleza e higiene num lugar tão pequeno como Rio Branco.
Agora, manter o povo bem alimentado, com saúde e educação, é preciso mais que ser uma perfeita dona de casa, tem que ser empreendedor,promover o desenvolvimento sustentável de fato. O grande desafio do Binho,é superar "a dona da casa".

Anônimo disse...

JV realmente é muito bom nisso. Existem pessoas que só funcionam quando são cobrados, insistentemente cobrados...
Os atuais governantes não podem deixar a peteca cair.

Anônimo disse...

Viana fez um governo cosmético.

Anônimo disse...

E para que serve uma bandeira mesmo?

Virginia Lara disse...

Tenho orgulho de ter morado no Acre, e de, inclusive, passar a amar tanto o povo quanto a cidade e o amor e respeito demonstrado pelo símbolos daí. Agora, em outro estado, às vezes pergunto só para testar: alguém sabe como é a bandeira daqui? aqui possui um hino? Carrego em meu carro a bandeira acreana, e mantenho a placa do Acre também. Tenho orgulho de saber o hino do Acre e conto para todos que nos eventos aí, nesta terra maravilhosa, ele é cantado sempre ... não esperem pelo Jorge... façam cada um a sua parte... cobrem do governo atual... Você pode mudar o mundo... basta uma atitude de amor de cada vez...
Beijos, meus queridos acreanos

Anônimo disse...

Durante o governo Jorge Viana eu passei a ter orgulho de ser acreana. A capital Rio Branco deixou de ser aquela cidade horrorosa e passou a ter cara de uma verdadeira capital. Jorge Viana despertou em grande parte dos acreanos un sentimento patriota muito grande e isso é uma coisa maravilhosa. E quem não gosta de morar numa cidade bonita e bem cuidada? O governo JV não foi perfeito, mais mudou completamente a cara do Acre, e pra melhor.