quarta-feira, 13 de junho de 2007

NO BAR DO MAGUILA


Elson Martins

A foto acima não tem boa definição, mas está recheada de detalhes históricos bem ao gosto do saudoso repórter Zé Alencar. O cenário é o Bar do Maguila, em Macapá, no Amapá, que até o programa Fantástico, da TV Globo, quis conhecer porque o dono proibia beijos e abraços no recinto.

Maguila (falecido em 2005) era um maranhense muito parecido com o pugilista cujo nome inspirou seu apelido. Chamou atenção até do ex-governador João Alberto Capiberibe e sua mulher, a atual deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP), que ousaram testá-lo com um beijo no dia dos namorados.

-Sua Excelência vai me desculpar...! - abordou Maguila suando frio, mas determinado.

Zé Alencar é o que aparece à direita, de óculos escuros. À sua esquerda, está outro dinossauro da imprensa brasileira, o jornalista Osmar Trindade, um dos fundadores do Coojornal, alternativo de Porto Alegre que cutucou com vara curta a ditadura militar de 1964.

Trindade foi preso pelo DOPS com mais dois companheiros de redação, depois exilou-se na África por um período de 15 anos. Em 1996, atendendo ao pedido de um amigo comum, o fotógrafo Daniel de Andrade, que também se exilou na Europa nos anos 70, nós o chamamos para ajudar a editar a Folha do Amapá.

Com dificuldades financeiras, a partir de 2003, a Folha parou de circular com sua versão impressa permanecendo apenas na versão on-line. Trindade se transferiu para Brasília e participa em 2007, do projeto de um livro que contará a história do Coojornal.

Zé Alencar era um grande cara. Um puta cara. E ficava bravo quando o garçon dizia pra gente que o prato era individual e, em seguida, trazia comida que sobrava de montão.

- Caralho! Tem gente passando fome neste país e você traz essa droga toda pra sobrar e jogar no lixo!

Leia "Meu amigo Zé Grandão", escrito por Luís Nassif.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Elson Martins.
Seus textos são fatasticos.