terça-feira, 3 de abril de 2007

VERDADE INCONVENIENTE

Um amigo encontrou na noite de Manaus, ontem, a comitiva do senador Tião Viana (PT), que retornava de Urucu. Estavam todos falando de "excelência ambiental" na exploração de petróleo e gás no município de Coari (AM).

A partir de amanhã, até a próxima semana, com certeza a assessoria do senador deverá usar e abusar da imprensa acreana para bombardear a opinião pública com uma série de artigos e reportagens sobre o assunto.

Bem, o amigo conversou rapidamente com o senador Tião Viana, que, segundo afirmou, está "cheio de gás". Ouviu dele a garantia de que não haverá estudos de prospecção em terras indígenas.


O ambientalista Miguel Scarcello, que este blog havia anunciado como ausente da comitiva, "desistiu de desistir" da viagem e também teria deixado Urucu bastante entusiasmado com a "excelência ambiental" da exploração de petróleo e gás.

Em Urucu estiveram diversos deputados estaduais e federais, o vice-governador César Messias, o presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães (PC do B), a militante petista Júlia Feitosa, além de um bando de jornalistas.

Segundo meu amigo, os jornalistas estavam mais animados do que periquito em barreiro com os royalties que a exploração petróleo e gás pode gerar.


A comitiva que visitou Urucu já voltou. Além dos "chapa-brancas", participaram Manoel Lima, presidente estadual da CUT, e Maria Sebastiana Oliveira de Miranda, da Federação dos Trabalhadores do Acre.

Vai ser muito interessante ouvir a opinião isenta de quem viajou e ficou hospedado no Hotel Tropical com tudo pago pelo erário. Com certeza, a partir de amanhã, começaremos a saber as opiniões dos viajantes e como estão pensando os desdobramentos rumo ao seminário do próximo dia 12.

Estou lendo "Uma verdade inconveniente", o livro de Al Gore, que conta tudo o que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global. Recomendo o filme e o livro ao senador Tião Viana e sua comitiva. O problema é que eles não querem enxergar o quanto estão na contramão da sensatez e da história.

23 comentários:

Anônimo disse...

Só quero ver quem serão convidados neste seminário quero ver ser a sociendade vai poder esta presente,
por que ser for so com autoridades e empressa ja to vendo a maioria vai ser uma maravilha vai da certo tira petroleo sem a opinião popula.

"Quero ver o povo participar da sua opinião senador Tião".
Ne que rimo.

Anônimo disse...

Interpreto o documentário do Al Gore mais como uma peça de de campanha presidencial do que algo que denote compromisso político mesmo - não questionando os dados que ele mostrou na produção. Ate porque eu não tenho cognição para isso.

O Tião deve ver o documentario sim, afinal ele deve ir aprender fazer campanha com quem mostrou que de fato sabe fazer isso

Mas enfim. Bush recebe um chamado de Deus e, em "Uma Verdade Incoveniente" Gore recebe um chamado da Ciência

Anônimo disse...

Os ambientalistas, alguns, e os indigenistas estão chamando a atenção. Não é só o senador e seus... que vivem na Amazônia e da Amazônia. O problema é nosso também. Vou me juntar à turma do bota fora a prospecção.

Anônimo disse...

Vamos nessa então vamos nos junta acho que temm que começa participado do seminariodia 12.
Altino diz ai o local hora etc.

Anônimo disse...

Seria otimo a comitiva/politicos acreanos visitarem os estrados que a Petrobras ja fez e continua fazendo na Amazonia do Equador, inclusive em areas indigenas. Logo eles parariam de falar em forma "sustentavel" de exploracao de petroleo e gas...

Anônimo disse...

Quando o governador vai finalmente se manifestar sobre isto. Afinal, ele governa ou nao este estado? Ta na hora de dizer se concordo ou nao com o senador e seus seguidos domesticados.

Anônimo disse...

E parece que voltamos a era dos empates, o nosso ambientalista Chico Mendes deve esta com os osos mechendo de raiva, morreu pra proteger nossa amazonia e la vem um negocio desse pra comerça, alias pra contunuar destruindo a Amazonia so que agora e de forma mais rapida.
E Amazonia vamos da as mãos de novo povo futuro o que sera.

Anônimo disse...

Amazônia...A Deus
Uma triste e bela composição musical de Keilah Diniz,Maués Melo e Edmilson figueiredo,
que diz:

Oh! Inferno de paraisos axóticos e infinitas magias de amor suas veias barrentas explodem nas caldeiras dos paus
suas veias derramam vanenos seus filhos clamam aos céus
levantem, nações poderosas dos filhos do sol
o vinho sagrado é o sustento da paz
Amazônia, eu te entrego a Deus
a Deus, a Deus
revejo tuas verdes matas
quanto brilho, quanto lixo
adeus, adeus, adeus
Toma conta dela, por favor...

Outra triste canção.
da autora Keilah Diniz

Doce Herói!
Chorou,chorou
nas matas de Xapuri
fogo queimou
ardeu em meu coração...

...Pelos Acres desses tempos
voa longe a esperança
mas na memória da gente
viva Chico na lembrança...
...

Anônimo disse...

O governador tá frito ou tá fritando a gente com o gás do Senador também.

Anônimo disse...

Essa ONG SOS AMAZÔNIA é prá inglês ver.Vejam só,o Miguel além de eleitor do homem é seu chegado, pegou uns puxões de orelha e se aquietou.

Anônimo disse...

Embora envergonhado, este é o reconhecimento por parte desse pessoal que a "FLORESTANIA", a "SUSTENTABILIDADE FLORESTAL" e todo aquele papo é conversa pra boi dormir. Depois de 8 anos de "Floresta", temos realmente uma Rio Branco mais bonita, mas a miséria, a falta de base econômica, de empregos, de crescimento e progresso são um fato. A economia florestal só consegue sustentar pequenos núcleos familiares. Sou a favor da exploração de qualquer coisa que tire o Acre da miséria.

Anônimo disse...

Vamos também ficar de olho nesses royalties... uma parte dele pode ir para um buraco negro chamado corrupção! Em um futuro muito distante isso pode acontecer! É bom começar a pensar diretrizes para o ouro negro!

Anônimo disse...

Espero sinceramente que os representantes de classe que foram a Urucu tenham a consciência cívica e ambiental
necessárias para não se transformarem em "massa de manobra" a serviço desse malfadado projeto de prospecção, pois certamente serão instados a opinar favoravelmente através da mídia. Não esqueçam porém os políticos que, "opinião publicada não é a mesma coisa que opinião pública", como bem disse um dia Winston Churchill.

Anônimo disse...

Quem disse que o Presdiente da Cut, Manoel lima, é isento? O rapaz se revelou um dos maiores puxa-sacos do poder. Duvidodeodó se o traidor da classe trabalhadora vai ser contra esse projeto. Observem o moço no seminário.

Anônimo disse...

Ben se várias pessoas são "anônimas" pra ser contra, vou ser "anônimo" apoiando... Se a população do Acre pode sozinha decidir se pode ou não ter exploração de petróleo o que vcs acham da população de outros estados decidir se podem vender pra nos entre outras coisas: gêneros alimentícios, produtos de limpeza, material de escritório, papeis para diversos usos, remédios, veículos automotores, pregos, ferros, cimento e pedras? Não acho que devemos produzir nada disso e sim que devemos produzir algo e ter como comprar o que o Acre não produz. Somo um pais e algo que beneficia a população não é só direito nosso de discutir. O que temos que discutir é como queremos (caso exista algo né...), não podendo ter os mesmo impactos que em outros lugares.

Anônimo disse...

Eles nunca tomaram Daime. Nunca terão o conforto de ter Irineu Serra como Mestre, nunca ouviram o hino que diz "o tempo não engana ninguém nem tem dó dessa matéria". Não são filhos da Rainha da Floresta. Não podem saber que a Pacha Mama é um espírito e que podem ser cobrados quando fizerem a passagem.Eu não quero estar no lugar de nenhum deles.

Anônimo disse...

Ave, a voz da floresta!
Fátima Almeida tem razão,essa gente não tem o conhecimento dos mestres espirituais."O tempo não engana ninguém" e é veloz.

Anônimo disse...

Querido Altino,
Que bom saber que finelamente chegou ai o ALGORE filme-livro!
Esse filme fez uma GRANDE DIFERENCA na minha vida.
Bjs
Silvana (surfando de internetcafe)

Anônimo disse...

É fácil para uma determinada comitiva que se dizem representante da sociedade, ir participar do banquete da insensatez no Hotel Tropical e depois cair de para-quedas no Centro Petroquimico da Petrobras a custa do nosso dinheiro, o pior é depois aguentar este povo puxar o saco daqueles que se dizem donos da verdade. Verdade esta escondida, nos "planos de manejos", nas fabricas de movéis(que é para Americano comprar) assim como agora a fabrica de piso (quero ver qual o morador de Xapuri vai ter sua casa com o "piso verde"). E tal chamado "des-envolvimento sustentável é para quem? será que é para o povo lá do breu que está morrendo sem atendimento médico e muito menos sem escola de qualidade ou dos moradores do alto rio envira ou do alto Purus...Será que estes representantes da sociedade já foram lá?....

Anônimo disse...

caro anônimo apoiador,

venho de Minas Gerais, inclusive acho que falta pouco para que o Acre fique bem parecido com Minas e se não tomar cuidado, terá até menos verde que Minas. Lá a conscientização da proteção da Natureza já chegou. Matas ciliares estão sendo protegidas. De onde venho temos tucanos até no centro da cidade em um parque perto de uma serra (Poços de Caldas). Todo mundo está se conscientizando bastante da importância e beleza da natureza. Lobos guará estão retornando. Os rios precisam ter água, a mata nos oferece uma temperatura agradável (e isso todo acreano verdadeiro conhece bem, ao contrário do inferno que é o centro de Rio Branco, não é mesmo?).

Por quê cometer os mesmos erros que tantos outros já cometeram e hoje tentam concertar? Não seria mais sábio evitá-los e trabalhar juntamente e em prol da natureza para evitarmos problemas piores depois? O problema está ainda na falta de informação de como viver com a natureza e produzir sem destruí-la.

A destruição não os levará para frente. Quando o Acre virar sertão, o que você fará?

Anônimo disse...

Cortam o mógno, o ipê a carnauba.
O angelim, o louro preto a cerejeira.
Nosso sonho de raiva se perturba.
Vendo tudo ir prás terreas estrangeiras.

E se a gente não ficar atento.
A amazônia pode virar um deserto.
Sem as matas, os rios, os passarinhos.
E o inferno se mudando aqui prá perto.


Trecho da poesia "motosserra" do conterrâneo
Sergio Souto.

Anônimo disse...

Prezado Mineiro, conheço teu estado provavelmente a mais tempo que vc tem de idade e posso lhe garantir com toda segurança que se a consciência ambiental é algo que merece destaque em alguns lugares em MG, ela está longe de ser referência para o Brasil, vide a recente tragédia ambiental em Miraí. Mas Minas e outros estados podem nos oferecer ótimos exemplos do que não queremos para o Acre. A descoberta (caso ocorra) de petróleo no Acre causará pouco desmatamento para sua utilização e se algo deve preocupar são os indices verificados durante os anos de administração do Jorge. As perguntas deveriam ser como a população se beneficiará deste recurso, como serão minizados os impactos e caso isto ocorra eles serão numa ordem de grandeza suficiente para compensar os prejuízos?

Anônimo disse...

caro anônimo,

a tragédia de Miraí foi justamente causada por estas explorações ao meio ambiente. Como já conheces bem Minas, lute para que o Acre nao fique como Minas. Mas cuidado! O Mato Grosso está mais perto de vocês! É o Pará também...