sábado, 17 de março de 2007

NA LUTA


Jornalista Altino Machado, agrônomo Gumercindo Garcia, antropóloga Mary Allegretti e Sabá, grande companheiro de Chico Mendes, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, em dezembro de 1988.

Mary Allegretti ainda usava no punho direito uma fita preta em sinal de luto. Discutia-se providências relacionadas às investigações para prender o assassino e o mandante do crime e sobre a criação da Fundação Chico Mendes.

Vai fazer 19 anos. Éramos tão jovens. É bom poder olhar para o passado e saber que nos mantemos coerentes.

Perguntei para Elenira Mendes se ela é defensora da prospeção de petróleo e gás no Acre.

- Eu sei qual o impacto ambiental que isso irá trazer para o nosso Estado. Tenho certeza que ele [Chico Mendes] não ia gostar de tudo isso - respondeu a filha do líder sindical e ecologista, que preside o Instituto Chico Mendes.

7 comentários:

Anônimo disse...

Concordo humildemente com a Elenira....e "o resto é silêncio"...

Anônimo disse...

Nossa primeiro que e muito bom ver estas fotos tão antiga mais tão presente em nossa vida. Chega a da a ripio quando a gente ler alguma coisa sobre Chico.
E Elenira estamos com vc ja sofremos demais com a devastação.

Anônimo disse...

Caro Altino,

Ainda sobre a perspectiva de exploração de petróleo no Acre e sobre o que disse Elenira Mendes. Todas as pessoas de bom senso e que pensam em manter vivo o nosso platena, que não pensam só nelas mesmas, têm esse posicionamento honesto, contrário a tudo que fere a terra. "Ferir a terra é ferir os filhos da terra".
Para variar, a coluna Bom Dia,(cujo título não combina com o que ali é escrito), do jornal A Tribuna, tenta parecer inteligente ao criticar a nota do CIMI sobre a prospecção de petróleo e termina por dizer estupidez, como sempre. Na verdade, a compra e distribuição do petróleo mundial está concentrada nas mãos de quatro grandes empresas: Chevron, Shell, BP e ExxonMobil. As empresas nacionais, como a brasileira Petrobrás, apenas fazem a parte de retirada do petróleo do solo. Quem controla o mercado são estas quatro corporações que já citei.
Portanto, o lucro com a prospecção de petróleo está mesmo concentrado nas mãos de alguns magnatas que contam com o apoio de pessoas estúpidas que se encarregam de divulgar idéias equivocadas e convencer a população de que o único meio de melhorar de vida é através da exploração dos recursos naturais. Li uma barbaridade atribuida a um deputado acreano que disse:
"Vamos promover o desenvolvimento do Estado (do Acre) sem derrubar uma única árvore. A exploração do petróleo será de forma maneja e sustentada".
Alguém poderia avisar ao nobre Deputado que petróleo é finito e que não se presta ao manejo sustentado? será que alguém pensa que o petróleo dá em árvores?

Desejo um bom dia, (de verdade) e bom trabalho.

Lindomar Padilha

Anônimo disse...

A Mary, é guerreira de verdade e foi banida do grupo dos ecologistas petistas, aliás, a causa ecológica deve muito a ela, o gênio que apresentou Chico Mendes para o mundo globalizado, se chama Mary Alegrete.

Anônimo disse...

Lindomar, acompanho também a sua defesa intransigente pela preservação da floresta, contra essa tentativa de explorar petróleo e gás nessa área sagrada. Cá no meu canto, dou minha parcela de contribuição, menos por conhecimento científico do que por pura intuição, ciente dos prejuízos que isso pode causar à própria Biosfera. Pelas declarações descabidas que você citou aí, a gente tem uma idéia exata do baixo padrão de conhecimento técnico-científico dessas pessoas ou entidades que dizem representar ou defender o povo e nas mãos das quais se concentram as decisões que afetam a todos nós. Na realidade e infelizmente, alto padrão mental e moral também não é a principal característica de muitos políticos e jornalistas brasileiros, para quem, às vezes, um empresário ignorante e sem consciência ambiental com alguns milhões de R$ no bolso é bem mais inteligente que um sábio sem nenhum. Sei que a luta será grande. Como cidadão também tento fazer meu trabalho de formiguinha, embora isoladamente. Como uma tucandeira. Uma ferroada aquí, outra alí. Abração.

Anônimo disse...

Caro Altino e caríssimo Walmir,

De fato há muito de desinformação proposital no que se refere aos danos que a atividade petrolífera causa ao meio ambiente e, principalmente, às populações que dependem diretamente dos recursos naturais para manterem suas formas de economia e relações culturais e sociais.
Os 75 milhões anunciados como investimentos não representam nada no horizonte das grandes empresas que dominam esse mercado. Para que tenhamos uma idéia, a Petrobras acaba de anunciar um negócio de US$ 4 bilhões onde adquire o grupo Ipiranga por meio de um consorcio com o grupo Braskem e Ultra. O Ultra é o maior distribuidor de gás liquefeito de petróleo (GLP). Com essa aquisição a Petrobras passa a deter cerca de 50% do mercado interno o que prova que a Petrobras não responde pelo controle de mercado interno como querem fazer crer muitos.
É importante meu caro Walmir que pessoas como você tomem parte nesse debate pois, o que afeta o pleneta terra nos afeta também. Nós, os seres humanos, não temos o direito de destruir o meio em que vivemos em nome de um progresso para poucos.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Anônimo disse...

Caro Altino

Muito legal essa foto. Éramos jovens e corajosos e coerentes. Apesar do custo, bastante alto, é legal olhar a foto e se identificar com ela, depois de quase vinte anos. Significa que continuamos os mesmos, mais sábios e mais experientes.

Parabéns pela sua determinação em manter acesso o debate sobre petróleo em terras indígenas e áreas protegidas. Não me parece que nem o governo do Acre e nem a sociedade acreana vão permitir que uma decisão seja tomada sem medir muito bem as consequências. Esse não é um debate novo, ao contrário, para nosso benefício, existem muitas experiências nos países vizinhos da bacia amazônica que podem nos inspirar.

abraço, Mary Allegretti