quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

REPERCUSSÃO

Senador Tião Viana (PT) telefona para dizer que considera "muito positiva" a iniciativa do blog de abrir espaço para o debate sobre a emenda parlamentar de autoria dele, que garante R$ 75 milhões no Orçamento Geral da União para que a Agencia Nacional do Petróleo faça prospecção de petróleo e gás em nosso território.

- O debate é necessário e espero que mais pessoas se manifestem - disse o senador, com quem terei um encontro mais tarde, na esperança de que possa conceder entrevista a este modesto blog.

Aproveito para destacar os comentários da professora e historiadora Fátima Almeida e do indigenista Lindomar Padilha, da coordenação do Conselho Indigenista Missionário em Cruzeiro do Sul. Os comentários se referem ao artigo de autoria do ambientalista e secretário da SOS Amazônia, Miguel Scarcello:

Fátima Almeida: "Admiro Miguel pela coragem, pela coerência. Esse texto escrito por ele é um documento muito importante para nossa história e deveria ser transformado em manifesto. Muitos de nós assinou o documento redigido por Juca de Oliveira, precisamos agora apoiar Miguel. Muitos de nós aqui em Rio Branco, com capacidade para formar opinião, temem debater com os políticos que decidem a ocupação dos cargos e mais parecem o jacaré daquela estorinha amazônica: quando a onça esturra ele se arreia todo na praia, deixa ela vir comer o rabo dele e ir embora".

Lindomar Padilha: "Para além de possíveis divergências com o Miguel e SOS Amazônia, concordo fundamentalmente com o artigo. Como não bastassem os devaneios de uma ligação rodoviária com o 'Pacífico' aqui no Juruá, querem insistir com o petróleo e gás, justamente quando a humanidade começa a entender que esse é o pior caminho. Os Estados Unidos, maior poluidor universal, vem em busca de energia mais limpa. Nós não podemos aceitar que o Brasil e, especialmente o Acre da 'florestania', mergulhe na idéia do desenvolvimento a qualquer custo. Já basta a privatização de florestas públicas que, se Deus quizer, ainda vamos derrubar. A campanha da fraternidade da CNBB nos convida a uma reflexão sobre a realidade da Amazônia. O momento é de somarmos forças em um mutirão pela amazônia e seus habitantes. Resolvi acrescentar mais um comentário que serve mais como uma observação ou cobrança. É que os moradores não-índios do Parque Nacional ainda não receberam nenhum tipo de indenização. A demarcação da terra dos Nawa ainda não se consolidou e a revisão da terra dos Nukini também está parada. Não há dinheiro para realizar essas obrigações do Estado brasileiro. Não há dinheiro para fazer funcionar o parque e desenvolver ações permanentes de fiscalização. Mas há dinheiro para a prospecção de petróleo e gás. E, assim, vamos dormindo em paz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a imagem que aparece no Blog é de fato de um Uirapuru Verdadeiro, pois estou fazendo um trabalho sério sobre esse pássaro, e já vi muitas outras imagens diferentes desta, nas quais aparecem colorações diferentes e até "manchas" ou "pintas" na plumagem.

ALTINO MACHADO disse...

Meu caro, neste post não existe foto de uirapuru. Fale com Dalgas Frish, que é o dono da imagem e foi quem gravou o canto do uirapuru.