quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

PETRÓLEO DO ACRE

Aqui está minha tentativa de resumir nossa versão acreana da campanha "O petróleo é nosso". Vão de novo tentar no Parque Nacional da Serra do Divisor? Quem ainda lembra da proposta do ex-governador Orleir Cameli, de extrair do parque a brita para pavimentar a BR-364? E não podemos esquecer do alerta feito nesta semana pelo antropólogo Marcelo Piedrafita no post Peru ameaça floresta. Segue o que já foi publicado na imprensa regional (um dos jornais chama o petróleo de "ouro líquido"), de novembro de 2001 a fevereiro de 2007:

Página 20, hoje:

ANP vai prospectar petróleo e gás no Acre ainda este ano

Prospecção é uma conquista de quatro anos de luta do senador Tião Viana

O Acre poderá ter no futuro uma nova grande fonte geradora de recursos para investir na melhoria da qualidade de vida de sua população. A nova fonte atende pelos nomes de petróleo e gás, que serão prospectados ainda este ano pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), por antiga gestão política empreendida pelo senador Tião Viana, vice-presidente do Senado Federal.


Gazeta Mercantil Norte, Belém 20 nov 2001

Acre pesquisa gás natural na região do Divisor
Edmilson Ferreira

O Acre deve formalizar, ainda neste mês, convênio com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) para pesquisa de gás natural na região do Parque Nacional da Serra do Divisor, a 700 quilômetros de Rio Branco. A informação é do secretário de Infra-Estrutura, Edilson Cadaxo, doutor em geologia ambiental que considera o Divisor uma região rica em gás, mas sem pesquisa com esse indicativo. ´É feeling´, diz Cadaxo.


A Tribuna, 6 dez 2001

Petróleo pode ser a redenção econômica do Acre

Desde que a borracha deixou de ser o ouro negro da Amazônia, no final da década de 40, o Acre ainda não conseguiu tocar pra frente um setor produtivo que impulsione seu desenvolvimento. Mas está tudo pronto para que ainda neste mês de dezembro seja assinado o convênio entre o Governo do Estado e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) para que as pesquisas em busca do ouro líquido comecem a ser feitas no ano que vem. Se for descoberto algum petróleo sua reserva será leiloada para exploração.


Gazeta Mercantil Norte, 10 dez 2001

Pesquisa de gás no AC será em segredo
Edmilson Ferreira

As pesquisas para localização de uma possível bacia de gás natural no Acre se darão em segredo. O governo espera assinar o convênio de bioprospecção ainda este mês com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), que deverá indicar uma empresa especializada para realizar novas pesquisas na região em que esteve perfurando poços para encontrar petróleo em 1958.


A Tribuna, 13/1/2002 (Coluna Bom Dia)

O pretenso candidato do PSDB ao governo, Waldomiro Soster, vai criar uma missão para ir ao Parque do Divisor em busca de gás natural. Vale lembrar que a Petrobrás, já nos anos 70, fez a mesma coisa. E nada conseguiu. Soster está de posse de informações de um ex-técnico que trabalhou na prospecção de gás no Divisor na década de 70. Conforme consta, 60% dos poços escavados deram gás e 30%, petróleo. Será? Assim sendo, o deputado montou a "caravana Soster", que irá ao local fotografar, medir, filmar e etc e tal.


A Gazeta, 20/1/2002

Soster: “Acre tem petróleo e gás”
Ezí Melo

O deputado Waldomiro Soster (PSDB) afirma ter informações comprovadas de que o Acre tem petróleo e gás natural. Segundo o deputado, há cerca de 20 anos técnicos da Petrobrás realizaram 16 prospecções na região de Mâncio Lima até a Serra do Moa e em 70% foi encontrado gás natural e em 30% petróleo. Soster diz que a riqueza natural não foi explorada por falta de interesse dos governantes. Ele organiza uma expedição à região em busca das perfurações.


O Rio Branco, Rio Branco, 27/1/2002

Deputado quer explorar gás natural na Serra do Divisor sem autorização do Ibama
Flávia Domingues

A possibilidade de haver lençóis de petróleo e gás natural ainda intactos nos subterrâneos do Parque Nacional da Serra do Divisor está empolgando o deputado e empresário Valdomiro Soster (PSDB). Para constatar a veracidade dos estudos, feitos pela Petrobrás na década de 70, Soster pretende organizar uma caravana com técnicos e especialistas na área para visitar o parque nacional para que façam uma revisão nos 160 pontos onde relatórios feitos pela empresa petrolífera brasileira teria detectado os produtos. Para Soster, a constatação dos pontos de gás e petróleo no parque seria a redenção do Estado do Acre, que hoje está na eminência de ficar na dependência energética de Porto Velho-RO através do linhão que fornecerá a eletricidade necessária para abastecer a capital.

O Estado, Rio Branco, 27/1/2002

Soster e o petróleo

O deputado estadual Waldomiro Soster (PSDB) está animado, ou melhor, está obcecado pela possibilidade de encontrar gás e petróleo no Acre. A expectativa do deputado não é ruim. Achar petróleo e gás natural em território acreano transformaria o pobre Estado do Acre em um rico, muito rico.
O deputado Soster vai atrás. Pelo menos ele quer ir atrás das informações que um ex-engenheiro da Petrobrás teria sobre as jazidas do minério no Acre.

A Gazeta, 27/2/2002

Soster afirma ter provas da existência de petróleo no Acre
EZI MELO

Como havia anunciado durante o recesso, o deputado Waldomiro Soster retornou ontem à Assembléia afirmando que reuniu as provas necessárias de que no Acre tem petróleo. Ele disse que enviou uma equipe de quatro pessoas ao Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD), a conhecida Serra do Moa, que localizaram e registraram em vídeo e fotos os 160 poços escavados pela Petrobrás de 1979 a 1982.De acordo com o parlamentar, em 30% desses poços existe petróleo e nos demais 70% foi encontrado gás natural.


Gazeta Mercantil Norte, 1 mar 2002

Acre volta a procurar petróleo
Edmilson Ferreira

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) começa a procurar petróleo no Acre. Convênio assinado no final da semana passada entre o governo do Estado, a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a ANP deflagra as escavações que serão feitas na fronteira com a Bolívia, onde vários especialistas acreditam na existência de um veio de petróleo. Os primeiros estudos podem resultar em prospecção de petróleo, utilizando sondas que vão atingir o subsolo do período paleozóico (180 milhões de anos, segundo a paleontologia), numa profundidade de 700 a 800 metros.

4 comentários:

Anônimo disse...

Espero que não achem gás nem petróleo nenhum no Acre. Pois se acharem, acabou mesmo.

Anônimo disse...

Se o governo já faz malabarismos para provar que é mesmo "da (e para) floresta", imagine se acharem petróleo e gás (valha-nos!), os marketeiros do governo terão que ser bem criativos, e caras de pau!

Anônimo disse...

Altino a ANP só irá prospectar por insistência do senador (não custa nada gastar uma granazinha e agradar uma liderança do PT)e também para gerar alguns contratinhos com os "Cameli" que estão meio ociosos, sem obras em CZS.
Petróleo sabe-se que existe, mas não em quantidade que justifique sua exploração comercial. O parque vale mais que ele.

Anônimo disse...

Não se sabe se o pior é o biodiesel
ou o petróleo para acabar de uma vez por toda com a Amazônia . O biodiesel vai desmatar para plantar soja e outras espécies. Bom, a nova era do gêlo já vem aí para nos congelar de vez a estúpidez.