segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

GERALDINHO ESTÁ DOIDINHO

É muita falta do que fazer neste país. O blog foi debatido hoje na tribuna do Senado. Neste post, lá embaixo, tem uma nota minha, após reproduzir um trecho do discurso do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB), que pode ser acessado na íntegra aqui. Concedo aparte à doideira do Geraldinho, que está mais para Geraldão, aquele personagem do cartunista Glauco, da Folha de S. Paulo:

"Houve censura, na imprensa do meu Estado, o próprio Governador eleito, Binho Marques, agora, uma pessoa... Ele é o atual Vice-Governador e foi eleito futuro Governador do Estado, Senador José Jorge. Para minha surpresa, um dia desses, abri o blog de um jornalista que é pago pelo Governo do Estado para ficar em casa trabalhando – não estou discutindo aqui o trabalho do rapaz –, e vi que ele, o jornalista Altino Machado, publicou manifestação de contrariedade do Governador eleito, Binho Marques – até prova em contrário, para mim, S. Exª é um democrata –, afirmando, Senador, pasme, que uma das coisas que mais o incomodavam no Estado e nos meios de comunicação era a reprodução automática, nos jornais do Estado, inclusive na mesma ordem, das matérias que a Assessoria de Comunicação Social produzia, ou seja, do release.

O Governador eleito falou que a coisa que mais o incomodava era ver, toda manhã, abrindo os jornais, a reprodução das mesmas matérias, na mesma ordem que saíam da Assessoria de Comunicação Social. Para ilustrar o que o Governador estava falando, Altino Machado copiou, por exemplo, a janela “Política”, que tinha, naquele dia, cinco ou seis itens. Altino Machado reproduziu o que havia sido divulgado em todos os jornais do Estado: a mesma chamada, as mesmas matérias, o mesmo conteúdo, sem mudar uma vírgula.

Portanto, o fato de ter sido censurado não foi privilégio meu, se isso significa algum privilégio. Acabou de ser censurado o próprio Governador eleito do nosso Estado, uma coisa inacreditável! Não tivera a malícia de imprimir aquilo no momento, Senador José Agripino. Dois dias depois, pensei: vou imprimir isso, porque pode ser útil no futuro para demonstrar alguma coisa.

Corri, de novo, ao blog, e lá estava a mesma chamada, “Governador se decepciona” etc e tal. No entanto, o conteúdo havia sido absolutamente alterado. Em vez da manifestação sincera do Governador eleito, havia outro conteúdo, que dizia amenidades acerca dos meios de comunicação do nosso Estado. Está aí configurada e comprovada a censura que o recém-eleito Governador sofreu em nosso Estado. Senador, pode parecer contradição ou até doideira, mas vou-lhe dizer uma coisa: nunca torci tanto para que essa matéria fosse divulgada!"

O senador Geraldinho Mesquita mente ao afirmar que o governador eleito Binho Marques e eu fomos censurados. No mês passado, publiquei duas notas sobre a relação da imprensa acreana com o governo estadual. A primeira delas, na sexta-feira 24, com o título "Imprensa acreana", aponta o fato de três jornais publicarem manchetes semelhantes. Permanece no arquivo do blog e basta o leitor clicar aqui para acessá-la. Na segunda nota, na quarta-feira 29, com o título "Binho e a comunicação", destaquei que os dirigentes e parlamentares eleitos dos partidos que integram a Frente Popular do Acre até então nada mencionavam sobre diretrizes da política de comunicação. Clique aqui para acessá-la, pois também permanece no arquivo do mês de novembro. Podem ver que é tudo "contradição ou até doideira" do "Senador Nota Fria", que só vai parar de decepcionar seus eleitores quando voltar para casa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Altino Home Office. Esse Senador nao tem o que fazer?

Anônimo disse...

Não mesmo. Não duvide.

Anônimo disse...

Que coisa, hein, Altino!
Que eles não servem para nada, a não ser cuidar dos próprios interesses com o nosso dinheiro, eu já sabia, mas essa ultrapassou os limites da falta do que fazer.
Você está certo. Esse pessoal precisa voltar para casa.

beijos