segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

BINHO MARQUES


Arnóbio Marques de Almeida e Arnóbio Marques de Almeida Júnior: o pai é abraçado pelo filho governador na diplomação.




Discurso do governador eleito Binho Marques durante a solenidade de diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre, nesta noite, no Teatro Plácido de Castro:

"Tanto quanto a legalidade, este momento sela a legitimidade do processo democrático de escolha dos governantes e representantes do nosso Estado.

A tranqüilidade com que se completam os procedimentos relativos às eleições de 2006 atesta a maturidade da sociedade acreana e a isenção do seu Tribunal Regional Eleitoral, traduzindo, por extensão, a competência e a qualidade do nosso Poder Judiciário.

Presto, aqui, meu reconhecimento à magistratura, ao Ministério Público, aos serventuários e a todos que fazem nossa Justiça, especialmente a Justiça Eleitoral.

Pela atuação digna do correto conceito do termo política, é justo destacar ainda os partidos políticos, aos quais homenageio lembrando a Frente Popular do Acre como um exemplo de aliança partidária construída com respeito ao interesse público.

Quero expressar meus parabéns a todos os senhores e senhoras aqui diplomados, fazendo uma menção especial ao vice-governador eleito César Messias, pela lealdade em campanha, pelo compromisso de trabalho e pelo desprendimento pessoal em favor da causa acreana, qualidades que bem traduzem a sua condição de acreano do Juruá.

Parabéns aos deputados estaduais eleitos. Aos novatos, que chegam renovando a representação e o sentimento popular, e aos reeleitos, que aqui voltam com o mérito do reconhecimento da população.

Parabéns aos oito deputados federais eleitos, portadores da confiança do nosso povo para uma relação positiva e produtiva do Acre com o Brasil.

É meu desejo manter unida a nossa bancada federal, tendo os interesses do Estado como fator de conciliação.

E parabéns ao senador Tião Viana, de quem posso destacar todos os esforços e qualidades, mas nada seria tão eloqüente quanto lembrar que o povo acreano lhe reconduz ao Congresso Nacional como o senador proporcionalmente mais votado do Brasil.

Pessoalmente, recebo agradecido o diploma de Governador eleito do Estado do Acre. Ele tanto me honra, quanto me estimula a continuar servindo à causa da minha vida.

Só lamento que o destino tenha me privado de compartilhar esse momento com as três mulheres da minha vida: Simony, minha esposa, minha filha Maria Clara e minha mãe, Clélia – justo elas que a tanto renunciaram para me colocar aqui.

Mas Deus me conforta enormemente pela presença de meu pai, meus irmãos e do meu filho Gabriel.

Faço parte de uma geração que descobriu na floresta e no povo humilde da Amazônia um sentido para a atividade profissional e política, um sentido mesmo para a vida.

Meu desejo sincero é dar conta da minha responsabilidade e ainda preparar a próxima geração, especialmente através da educação, para que renovem os sonhos, as lutas e a vida do nosso Acre.

Este é um momento de celebração. Mas, aqui reunidos, podemos nos olhar e perceber que somos nós, sim, senão o todo, pelo menos uma forte representação da parcela da sociedade que pode agir, motivar e movimentar este estado na direção do desenvolvimento sustentável.

E devemos fazer com os mais pobres, os mais sofridos, aquela parcela menos favorecida da sociedade a quem devemos a conjugação do verbo incluir.

É preciso ter em mente que, além das responsabilidades de cada um, temos responsabilidades coletivas, compartilhadas, das quais só poderemos dar conta trabalhando unidos.

Não temos e nunca teremos condições ideais de trabalho, mas as conquistas dos últimos oito anos mostram que é possível sonhar e fazer.

Somos um estado pequeno, com poucos recursos e as dificuldades naturais de uma região vasta e variada como é a Amazônia. Mas ninguém pode negar que já atravessamos momentos mais difíceis e que hoje, todas as instituições tem ao menos as condições básicas para funcionamento.

É necessário reconhecer o empenho pessoal do governador Jorge Viana e de cada componente de sua equipe para que as condições de trabalho de todos melhorassem significativamente.

Os desafios que temos pela frente são diferentes, porém não são menos intensos que aqueles enfrentados no passado.

É preciso entender o papel do Brasil diante do mundo globalizado para perceber que nos desafios ambientais, sociais e políticos que envolvem o planeta, convivem os riscos e as oportunidades de futuro do Acre.

Agora cabe ao Acre escolher entre ser levado pela história do mundo ou fazer história com o mundo. Para fazer história precisamos assumir nossa vocação revolucionária e não ter medo do que é novo. E o novo não se manifesta na invenção ou no modismo, mas na atitude para fazer aquilo que se sabe necessário, mas nunca se faz.

O novo é a educação de qualidade para todos, é o acesso ao trabalho, é a valorização das diferenças culturais, é a inovação na produção, é a solidariedade entre as pessoas – propósitos que o governador Jorge Viana ousou iniciar e estruturar para nos permitissem ir muito além.

Nós oferecemos conhecimentos para o mundo. A partir da floresta e da sabedoria das populações tradicionais, Chico Mendes e Marina Silva expressaram valores e formularam conceitos que estão sendo aproveitados nas sociedades mais adiantadas.

Mas o mundo ainda desconhece muito do que temos para oferecer. Assim como nós precisamos buscar conhecimento e tecnologia para desenvolver todo o nosso potencial econômico, social e, sobretudo, humano. O desenvolvimento sustentável é um conceito que, antes de tudo, inclui e valoriza as pessoas.

Por tudo isso, concluímos que o nosso desafio é abrir as fronteiras do conhecimento para buscar a felicidade nos limites do nosso Estado. Para tanto, o Poder Executivo Estadual é imprescindível, mas não o bastante. Infelizmente, ainda é comum se pensar que o governo pode tudo.

O voluntarismo da ação pública também alimenta expectativas que não se pode atender, e puxa para a conta dos governos uma responsabilidade que é de todos. Tenho, portanto, o dever de alertar e convocar a todos para uma comunhão de responsabilidades.

O Poder Executivo não pode abrir mão da iniciativa, da autonomia, nem da liberdade das instituições do Estado e das organizações da sociedade.

Meu Governo será solidário e não fugirá de seus compromissos, o que inclui a responsabilidade de lembrar essa verdade da qual não podemos fugir: os grandes problemas do nosso tempo só podem ser enfrentados por todos e é necessário que cada um, antes de pensar em receber ajuda, pense no que pode fazer para ajudar.

Senhoras e senhores diplomados;

Peço a Deus que nos ilumine e nos permita corresponder à honra e aos deveres que o povo nos conferiu e a Justiça nos atesta com os diplomas que recebemos agora.

Obrigado a Justiça Eleitoral.

Obrigado ao povo acreano.

Obrigados a todos vocês, aqui presentes.

E obrigado aos amigos e companheiros, muitos dos quais parceiros de longa jornada.

Dom Hélder Câmara afirmava que “precisamos mudar todos os dias para continuar sendo nós mesmos”.

E este é o nosso compromisso: continuar fazendo mudanças para não abrir mão do Acre bom e solidário que começamos a viver com o Governo da Floresta".

3 comentários:

Anônimo disse...

Bonito discurso. Claro, sereno e propositivo. Boa sorte e bom governo Binho Marques a todos os acreanos!nn

Anônimo disse...

Linda a foto! Parabéns, Binho Marques! Tenha um bom governo neste estado maravilhoso. Proteja esse povo e esta natureza maravilhosa!
eliane

Anônimo disse...

Um Diploma que a família do Senhor Arnóbio Marques de Almeida não esperava de seu Júnior.Certamente ficará em destaque junto a tantos outros que seu garoto conquistou.Parabéns aos Senhores Arnóbios e D.Cléia Fecury.Silene Farias