sexta-feira, 8 de setembro de 2006

QUEIMADAS NO BRASIL

Histograma do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais revela que os satélites detectaram 7609 focos de queimadas no Brasil, de ontem, Dia da Independência, para hoje, assim distribuídos:

Mato Grosso (3002), Rondônia (1902), Pará (664), São Paulo (361), Maranhão (281), Amazonas (204), Mato Grosso do Sul (180), Piauí (173), Goiás (170), Acre (154), Tocantins (146), Minas Greais (125), Paraná ((124), Bahia (71), Santa Catarina (11), Amapá (10), Alagoas (5), Rio Grande do Sul (4), Paraíba (3), Rio Grande do Norte (2) e Ceará (1).

As imagens de satélite revelam, ainda, que o Acre está cercado pelas queimadas no Peru, na Bolívia e nos estados do Amazonas e Rondônia, onde a situação é mais crítica. O período mais intenso de queimadas na região ocorre durante a primeira quinzena de setembro.

A previsao de tempo para Rio Branco, no Acre, indica possíveis chuvas nos dias 10 e 14 de setembro, com pouco vento. Nos últimos dois dias, foram registrados 356 focos de calor apenas no Estado.


- No Acre, os focos de calor se concentram em Tarauacá e Feijó. Consequentemente, Pando, na Bolívia, tem mais focos de calor do que o leste do Acre nos períodos de 6 a 8 de setembro. Madre de Dios, também na Bolívia, continua relativamente baixo em termos de focos, mas eles estão aparecendo ao longo da Estrada do Pacífico - afirma o pesquisador Foster Brown. Ele desenvolve estudos nas áreas de dinâmica do uso da terra e florestas, gerenciamento e educação relacionadas a recursos naturais e mudanças globais.

As distribuições de focos de calor podem ser vistas nas imagens que vêm do CPTEC. Basta clicar aqui. Brown assinala que a modelagem de aerossóis mostram altas concentrações em partes do Acre e de Pando, na Bolívia, acima do valor de 150 ug/m3, máximo permissível.

Entrevistei Foster Brown nesse blog há dois mese, no post "Bomba-relógio vegetal", quando disse
que o futuro terá vários aspectos diferentes do que foi no passado e precisamos aprender rapidamente para ter uma vida digna e sustentável. Eis a entrevista abaixo:



O pesquisador Alejandro Duarte dispõe de dados complementares em AcreBioClima. Outro site que vale a pena conferir é o do Movimento MAP, onde há o Fórum GTP Queimadas. Qualquer pessoa pode se cadastrar e acompanhar o trabalho de renomados pesquisadores da região MAP - Madre de Dios, Acre e Pando.

Clique aqui para assistir ao vídeo da entrevista que o pesquisador Foster Brow fez com o seringueiro João de Melo sobre mudanças climáticas e a seca deste ano.

2 comentários:

Anônimo disse...

GOSTARIA QUE TIVESSE FOTOS

Anônimo disse...

queria que tivesse fotos tambem...