quinta-feira, 11 de maio de 2006

DICA DA GLÓRIA PEREZ

No livro "Território Federal do Acre (1946 -1948)" consta a seguinte legenda para a foto ao lado: "Instantâneo de um bezerro zebu, ao saltar do avião, depois de uma viagem de Minas Gerais ao Acre". O livro na verdade é um relatório fotográfico de obras terminadas no Acre durante a gestão do mineiro José Guiomard dos Santos quando governador-delegado da União no então Território.

A obra digitalizada pode ser copiada na Biblioteca Virtual do Amazonas, que possui, além de 26 livros históricos, vasto acervo de plantas, mapas e fotos.

Na seção "Destaques do Acervo" existe a obra "Viagens de Salomão", reproduzida a partir de original pertencente a Biblioteca Arthur Reis. É a teoria sobre história antiga, onde o autor, dom Henrique Onffroy Thoron, apresenta argumentos que revelam viagens do rei judeu ao rio Amazonas.

A dica é da acreana Glória Perez. Em sua incansável pesquisa para escrever a minissérie "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes", a novelista visitou a biblioteca e copiou parte do acervo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Delícia de dica. E de leitura. "O ouro dorme no oceano dos sábios."

Anônimo disse...

Altino, fiz o download do livro. Achei interessantíssima essa história ou lenda, sei lá, ainda não li. Mas, lerei no final de semana.
Agora essa biblioteca é uma coisa maravilhosa! Vocês, amazônidas, estão de parabéns e sõ privilegiados por contar com ela.
Aqui em Goiás, somos papérrimos em matéria de fontes históricas, livros ou documentos.
Imagine que vendo aquelas fotos de Rio Branco que você postou do acervo do IBGE, fui procurar alguma coisa de Goiãnia. Não há absolutamente nada. Fiquei muito frustrada.
Juntando isso, as suas fotos desse céu e o caiçuma, creio que vou me mudar para o Acre.

Beijos

André disse...

Tentei obter o download do livro através do link, mas parece que não está mais disponível, se alguem possuir o arquivo e puder me enviar eu agradeço, gostaria de saber mais sobre o assunto, se puderem me enviar informações ficaria grato.
abs
André
e-mail: andrealbertofilho@hotmail.com