quinta-feira, 27 de abril de 2006

MARCHA PARA O OESTE

Por Elson Martins (*)

Nos anos 30 do século passado, estava em voga no Brasil a “Marcha para o Oeste” - definida como verdadeiro sentido da brasilidade. A primeira marcha foi organizada pelo presidente da Fundação Brasil Central, João Alberto, no final da Revolução de 30.

O mitológico general Rondon, amigo dos índios, e o ex-presidente norte-americano Ted Roosevelt já haviam ligado seus nomes à região, este último com uma expedição que resultara em livro. Faltava o ditador Getúlio Vargas completar a mesma glória.

Era tempo do Estado Novo e Getúlio mandou imprimir cartazes sobre a marcha e espalhá-los pelo país. Depois, seguiu naquele rumo em grande comitiva. Foi recebido por milhares de índios xavante e outros, que lhe ofereceram uma grande festa.

Um dos índios dançarinos, pintado de urucum e ornado de penas coloridas, impressionou demais a Getúlio. No final da recepção, o presidente mandou chama-lo à sua presença para presenteá-lo de algum modo.

- O que você quer do chefe branco? – perguntou ao índio dançarino.

- Eu "telo" um cartório - respondeu o índio.

A segurança do presidente foi chamada para explicar a resposta estapafúrdia e logo descobriu que o índio carnavalesco era, na verdade, um esperto membro da polícia do Rio de Janeiro, infiltrado na tribo por questões de segurança: Edson Sacramento, policial nascido em Xapuri, no Acre.

Claro que ele foi imediatamente depenado e “desterrado” para sua terra natal.

P.S.: A história me foi narrada pelo escritor xapuriense Océlio Medeiros.

(*) Elson Martins é jornalista acreano

Nenhum comentário: