quinta-feira, 20 de abril de 2006

BOA MÚSICA ACREANA

“Na Garagem”. Esse é o nome do mais recente projeto cultural idealizado pela banda Camundogs e pelo selo fonográfico Catraia Records, em parceria com o Mira Shopping e demais bandas autorais acreanas, além do apoio cultural da RBTrans. O projeto visa abrir espaço para as bandas.

Aliando-se ao Estúdio Comunitário de Ensaio e outras iniciativas da turma do rock independente, quer fotalecer a cena da música autoral de Rio Branco. Quase resolve dois pontos importantes de sua cadeia produtiva: local propício de ensaios e palcos para apresentação.


- Um dos pontos cruciais da cadeia produtiva da música independente são as apresentações das bandas. Se não há palco e ambiente adequado e direcionado para se mostrar o trabalho autoral, não há o fortalecimento e o desenvolvimento desse cenário - assinala Aarão Prado, vocalista da Camundogs e um dos organizadores do projeto.

O nome “Na Garagem” é uma alusão ao estacionamento subsolo do MiraShopping, no centro da cidade. É também uma alusão ao fato de que as bandas independentes são geralmente intituladas de “bandas de garagem”.

O projeto surge num ótimo momento para a música acreana, que tem tem se engajado no movimento nacional do rock independente e se tornado protagonista do mesmo. Nos últimos meses, foram feitos vários elogios às bandas acreanas na mídia nacional especializada em música.

O primeiro evento "Na garagem" acontecerá no domingo 23, entre 17 e 22 horas, e trará como atrações as bandas Camundogs, Los Porongas e Nicles. A intenção dos organizadores é de que as apresentações dos grupos que fazem parte do circuito de rock autoral independente de Rio Branco se sucedam em eventos quinzenais, sempre aos domingos.

Está aprevsista a apresentação de outros artistas e bandas: Pia Vila, Dona Xica, Sufrágio, Dead Flowers, TPM, FarStar, Afazia, Alt F4, Teu Pai, dentre outras.


- A idéia principal é fomentar e incentivar as bandas mais recentes a abraçar a causa da música autoral. Não que tenhamos algo contra se tocar “covers”. Mas para isso já se tem espaço nos bares e casas noturnas da cidade. A música autoral, genuinamente composta aqui, é que precisa de incentivo e de espaço - disse Max Arraes, da Catraia Records.

Com essa iniciativa, o selo Catraia e as bandas locais inauguram mais uma franquia a serviço do rock e da música autoral de Rio Branco, adicionando-se aos já conhecidos projetos “No Balanço da Catraia”, “No Balanço da Concha”, “Ecos da Tribo” e “Festival Varadouro”.

Nota: Essa turma do rock independente acreano é mesmo boa. Além de produzir boa música, redige os press-releases, cujos textos são infinitamente melhores que 99,99% do que publicam os jornais da cidade.

Nenhum comentário: