domingo, 15 de janeiro de 2006

MAURO E VÂNIA

Mauro é agrônomo e secretário de Agricultura do Acre. Vânia é bióloga. Ambos são professores da Universidade Federal do Acre.

Os bisavós portugueses de Mauro chegaram ao Acre em 1904.

Começaram como vendedores de areia, que era puxada em cima de couro de boi, depois passaram a matar bois no campo e mais adiante se tornaram magarefes.

Um desses antigos portugueses ainda está vivo e lúcido e, claro, contrariado com o fato de o Detran não ter renovado a licença da carteira dele de motorista aos 91 anos de idade.

- Meus bisavós e avós compraram uma boa quantidade de terra aqui no Acre. Mas meu pai sempre trabalhou com a visão de que nós, os filhos, tínhamos mesmo era que estudar. Ele dizia assim: "não adianta, depois que eu morrer, deixar sete vacas para cada filho. Vocês precisam ter diploma e então quem quiser suas 7 ou 700 vacas, que trate de comprá-las"

Dá até para comparar Mauro Ribeiro a um trator. Ele começou a trabalhar aos onze anos de idade como tratorista do pai e já foi até padeiro. Trabalha de domingo a domingo. É um exemplo de fibra e sensatez.

Nenhum comentário: