segunda-feira, 3 de outubro de 2005

MARINA SILVA NO FOGO



Ministra anuncia plano para recuperar
áreas de proteção legal atingidas pelo fogo

Sobrevoa áreas de florestas incendiadas e reafirma
compromisso com exploração sustentável da Amazônia

Após sobrevoar hoje a Reserva Extrativista Chico Mendes, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva anunciou que, em parceria com o governador Jorge Viana, vai elaborar um plano de recuperação das áreas de proteção legal que foram atingidas pelas queimadas no Acre.

- Está sendo doloroso para mim ver o Acre pegando fogo - afirmou a ministra.


A preocupação do plano é impedir que se confirmem as suspeitas de que fazendeiros e pequenos agricultores tenham se aproveitado da longa estiagem na região para ampliar suas pastagens ou roçados com a queima das áreas de proteção legal.

Ao manifestar apoio ao plano, o governador Jorge Viana disse que a fiscalização estadual e federal agirão com rigor e recorrerão às tecnologias disponíveis, sobretudo imagens de satélite, para incentivar a regeneração de florestas nas áreas de preservação legal.

Marina Silva defendeu a necessidade de que se estabeleça um “trabalho estruturante”, que desenvolva agropecuária sustentável, sem recorrer ao fogo como forma de renovação de pastagem ou de formação de roçados.

- Junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, nós já estamos trabalhando com um programa de agricultura sustentável, destinado ao atendimento das áreas que já foram devastadas ao mesmo tempo que lutamos pela aprovação do projeto de gestão de floresta pública para as áreas florestais - assinalou a ministra.

Revista Veja
A informação da revista Veja desta semana, segundo a qual um terço da Reserva Extrativista Chico Mendes teria sido torrada pelo fogo, causou perplexidade à ministra Marina Silva e ao governador Jorge Viana.

A revista não citou quem fez o cálculo nem como chegou a essa estimativa de destruição.
Como a reserva mede 1 milhão de hectares, um terço corresponde a mais de 300 mil hectares.

- Eu gostaria de aprender com a reportagem de Veja a fazer um cálculo desses, tão rapidamente - ironizou o pesquisador Foster Brown, da Universidade Federal do Acre.

A estimativa de quanto queimou em todo o Acre, particularmente na Reserva Extrativista Chico Mendes, ainda está sendo calculada pelos governos federal e estadual, com auxílio de pesquisadores de várias instituições.

O diretor nacional de política de meio ambiente do Ibama, Flávio Montiel, disse que se for para fazer estimativa na base do “chutômetro”, como fez a revista, poderia arriscar o palpite de que foi mais ou menos 10% de florestas e pastagens em todo o Acre.

- Mas isso não tem base, assim como não tem base o cálculo da Veja. É preciso esperar - recomendou Montiel.

O ex-sindicalista e ex-prefeito de Xapuri, Júlio Barbosa, afirmou que mais de 200 estradas de seringa destruídas pelo fogo, sendo que 18 seringais na região foram atingidos. Apenas dois desses seringais não na área da Reserva Extrativista Chico Mendes.

A ministra Marina Silva e o governador Jorge Viana ouviram relatos de lideranças sindicais e colonos da região, que sofreram danos variados com as queimadas.

- Nós temos que evitar o surgimento da indústria das queimadas no Acre - alertou a ministra.

Marina Silva considerou grave o intenso processo de conversão de floresta em pastagem dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes.

- Sabemos que existem pessoas que já ultrapassaram o limite legal de 10% - observou, expondo o desafio para que os envolvidos na questão encarem o problema em busca de solução para deter esse processo.


Lideranças do movimento social entregaram à ministra um documento no qual destacam que o descaso do governo federal tem agravado a situação dos órgãos ambientais, sobretudo do Ibama.

- Esse sucateamento tem se revertido, neste ano, em queimadas e desmatamento, inicialmente do Cerrado e agora da Amazônia - afirma o documento.

Durante reunião com instituições que integram o Comitê do Fogo, Marina Silva anunciou, ainda, a decisão de manter no Estado todo o aparato de combate às queimadas.

A ministra retornou para Brasília, à noite, porque terá que defender na terça-feira projeto de concessão de florestas públicas, que está sendo debatido no Senado Federal.

Clique aqui para ver as fotos da visita da ministra do Meio Ambiente Marina Silva à Reserva Extrativista Chico Mendes, acompanhada do governador Jorge Viana. Crédito das fotos: Sérgio Valle e Altino Machado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Antes de qualquer comentário irônico relativamente a notícia da veja não seria mais produtivo responder informando os dados corretos? Pelo que sei instituições públicas - tanto do governo estadual, como do governo federal e Universidade - que têm acesso a sofisticados sistemas de monitoramento que permitiria isso.

Anônimo disse...

Todo apoio à recuperação das áreas de proteção legal...Marisa