quarta-feira, 19 de outubro de 2005

LUCIANO MARTINS COSTA


Ainda estou revendo amigos e amigas em São Paulo. Passei horas proseando com o jornalista e escritor Luciano Martins Costa, cuja amizade cultivo desde 1985, quando ele esteve no Acre pela primeira vez, como repórter especial da Folha de S. Paulo, e escreveu a melhor reportagem sobre a doutrina do Santo Daime. Quando editor-executivo do Estadão, indicou meu nome para ser correspondente do jornal no Acre, em outubro de 1988.

É um profissional com larga experiência, um mestre. Formulou o projeto Estadão Multimídia e dirigiu a criação de um dos primeiros jornais on-line do Brasil. Foi o único jornalista brasileiro, entre dez profissionais de vários países, convidado pelo escritor vencedor do Prêmio Nobel Gabriel García Márquez a participar do projeto Jornal Ideal. Ministrou também conferências a convite da Knight Chair da Universidade do Texas. É o criador do método de ensino de redação "Escrita Sistêmica", aplicado em escolas estaduais de ensino médio no Estado de São Paulo.

Luciano Martins Costa, que atualmente escreve no Observatório da Imprensa, é autor de três livros: "As Razões do Lobo", "Escrever com Criatividade" e "O Mal-Estar da Globalização", lançado em agosto.

Em "As razões do lobo", realiza o 1º grande balanço da geração que sobreviveu aos anos de ditadura militar. A geração que teve castrada suas ilusões, mas enfrentou bravamente medos e ameaças, não permitindo que a liberdade de pensamento fosse corrompida.

"Escrever com criatividade" nos conduz a um mundo no qual a necessidade de escrever deixa de ser obrigação e torna-se um prazeroso exercício de criatividade.

O "Mal-Estar na Globalização" apresenta como paradigma a vulnerabilidade do sistema econômico, que se tornou clara após os atentados ocorridos nos EUA em 11 de setembro de 2001. Resultou das análises de perfis de centenas de executivos e empresários, além de dezenas de entrevistas diretas.

Voltarei a encontrar Luciano Martins Costa por causa de um livro autografado que ele faz questão de enviar para Iara, a minha filha de 16 anos, que é afilhada dele. Volto amanhã.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Altino,
Faço parte da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e te vi algumas vezes durante o Congresso de Santos. Infelizmente não tive a oportunidade de bater um papo contigo. Gostaria muito de tê-lo feito, pois tenho uma incrível admiração pela Amazônia e por aqueles que a defendem de injustiças. Trabalho aqui no Rio de Janeiro, no Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) e temos dois projetos que financiamos aí no Acre, de uso sustentável de recursos florestais não-madeireiros. Há três anos tive a oportunidade de conhecer um pouquinho de sua região. Estive em visita de campo por Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo. Foi uma viagem incrível. Dia desses quando tiver a chance de passar por essas bandas novamente entro em contato contigo para tomarmos um café. Um grande abraço e parabéns pelo seu trabalho.

Anônimo disse...

Querida Márcia Soares, mesmo tendo sido bastante interativo, aquela correria do Congresso não permitiu a aproximação total de todos nós. Mas desde já fica agendado o café em Rio Branco. O meu e-mail é altinoma@uol.com.br. Avise quando estiver de partida. Bem, nasci lá em Cruzeiro do Sul, mas não conheço Mal. Thaumaturgo. Bem, até lá você pode usar o blog pra compartilhar com mais pessoas o andamento dos projetos de uso sustentável de recursos florestais não-madeireiros, financiados pela Funbio no Acre. Câmbio!

Anônimo disse...

Fiquei curiosa pra ler a matéria do Luciano sobre o Santo Daime. Porque vocês não a republicam no blog? Ei Altino, lembra do papo sobre Paraty? Fico sabendo que hoje começa por lá o II ParatyCine, com exibição de mais de 50 filmes e debates paralelos cheios de gente interessante. Debate sobre literatura no cinema homenageando Nelson Rodrigues. Debate com Ailton Krenak e Sérgio Bernardes em defesa dos índios caiçaras de Paraty. E por aí vai... Agora, sabe onde li essa notícia? Na coluna social do Caderno2 do Estadão. A gente tem que ler de tudo nesta vida. Bom retorno ao Acre, gostei de saber você por perto. Acho que amanhã vou me teletransportar pra Paraty.