sexta-feira, 28 de outubro de 2005

IGARAPÉ S. FRANCISCO



Altino,


Estou enviando uma foto da limpeza do Igarapé São Francisco. Na contabilidade de hoje, já estamos próximo da retirada de 300 tonelas de lixo, mas ainda estamos na área perto da ponte do bairro Placas.

Tão importante quanto a limpeza tem sido o trabalho com as escolas e postos de saúde do entorno, para o trabalho de educação ambiental. Neste ponto os alunos da escola João Aguiar estão ajudando bastante.

Destaco que o trabalho é realizado com apoio do Banco da Amazônia e recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco - cerca de R$ 180 mil. A próxima etapa inclui o replantio de mata ciliar com espécies nativas nas áreas mais afetadas do igarápé.

Mais que a sujeira, o principal problema é a ocupação desordenada do São Francisco e dos afluentes.

O nosso próximo alvo é o Riozinho do Rola. A prefeitura planeja uma grande ação lá, no próximo ano, com as secretárias de Saúde, Educação, Agricultura e Meio Ambiente atuando conjuntamente para buscar com os moradores soluções e alternativas concretas.

Abraços

Arthur César Pinheiro Leite
Secretário Municipal de Meio Ambiente

Nota do blog: A cidade de Rio Branco teve sua formação histórica baseada na economia extrativita da borracha, tendo como seu principal meio de transporte o Rio Acre. Ele proporcionava alimentação, lazer, era (ainda é) a principal fonte de abastecimento de água da cidade. A expansão urbana desordenada de Rio Branco, onde vários bairros de todas as classes sociais são formados praticamente em cima da margem dos rios e igarapés, tem causado impactos ambientais, poluição da água, assoreamento e erosão. Ultimamente, vários desses bairros têm problemas com as constantes inundações causadas pelos rios e igarapés.

Nenhum comentário: