sábado, 24 de setembro de 2005

"EMPATE" NO ACRE


O Movimento dos Pequenos Agricultores do Acre assina o manifesto "Governo devasta a floresta: vamos empatar" no qual convoca a população a impedir a retirada de madeira do projeto de manejo sustentado da Floresta Estadual do Antimary. O "empate" está marcado para ocorrer a partir das 8 horas de segunda-feira, na BR-364, no município Bujari, a 32 quilômetro de Rio Branco.

Na última entrevista de Chico Mendes, publicada no Jornal do Brasil no Natal de 1988, quatro dias após o seu assassinato, o líder sindical e ecologista explicou o que é "empate" ao jornalista Edilson Martins:

- É uma forma de luta que nós encontramos para impedir o desmatamento. É forma pacífica de resistência. No início, não soubemos agir. Começavam os desmatamentos e nós, ingenuamente, íamos à Justiça, ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), e aos jornais denunciar. Não adiantava nada. No empate, a comunidade se organiza, sob a liderança do sindicato, e, em mutirão, se dirige à área que será desmatada pelos pecuaristas. A gente se coloca diante dos peões e jagunços, com nossa famílias, mulheres, crianças e velhos, e pedimos para eles não desmatarem e se retirarem do local. Eles, como trabalhadores, a gente explica, estão também com o futuro ameaçado. E esse discurso, emocionado sempre gera resultados. Até porque quem desmata é o peão simples, indefeso e inconsciente.

A Floresta Estadual do Antimary abrange uma área de 66.168 hectares, no centro-leste do Estado do Acre, no município de Bujari, com o nordeste da área fazendo fronteira com o Estado do Amazonas. O Plano de Manejo de Uso Múltiplo da Floresta Estadual do Antimary é financiado pela International Tropical Timber Organization (ITTO), com contrapartida do Governo do Brasil, sendo executora a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC).

O projeto representa um passo importante para o desenvolvimento de técnicas para utilização dos recursos florestais sob um regime de rendimento sustentado e integrado envolvendo as populações tradicionais no processo.

O botânico Evandro Ferreira, do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre, considera que o Antimary e demais projetos em curso no Acre poderão contribuir para o futuro da exploração florestal sustentada da região.

Segundo alerta de Ferreira, uma radicalização dos "empateiros", que resulte na paralização dessas experiências agora, antes de sua finalização, trará mais prejuízos do que benefícios para aqueles que querem formar uma opinião embasada em fatos e dados científicos sobre a validade do modelo atual de exploração sustentada.


- Portanto, "empateiros", critiquem e protestem, mas deixem democraticamente a experiência do Antimary finalizar, pois sem os resultados dela, ninguem vai poder ter argumentos sólidos para contestar ou celebrar o sucesso ou fracasso do modelo de exploração. Nem o pessoal de lá, nem vocês - adverte o pesquisador.


Em nome da "diversidade de opiniões", Evandro Ferreira foi o primeiro a tornar pública, no blog Ambiente Acreano, a organização do "empate". Ele até criou o blog temporário Biodiversidade Acreana para publicar a íntegra do manifesto do MPA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caríssimo,

Grato pela nota.Caso possível, publique o "banner", enviei dois arquivos, um estava com o horário errado.O certo é "08:horas".Está em seu email.

fraterno abraços.Vindin