sábado, 17 de setembro de 2005

DOUTOR EVANDRO FERREIRA

Essa é uma nota com boas e más notícias. Começo pelas boas: meu amigo e conterrâneo Evandro José Linhares Ferreira, doutor em botânica pela City University of New York e New York Botanical Garden (Estados Unidos), desenvolve estudos nas áreas de sistemática e botânica econômica, com ênfase em palmeiras.

Decidiu criar o blog Ambiente Acreano, sobre o Acre, meio ambiente, c&t e Amazônia. No artigo "Adeus copaíba", do jornalista Elson Martins, Evandro Ferreira deixou o seguinte comentário:

- Altino! Copaiba tem que ser alçada à mesma categoria da castanheira. Manejo sustentável é uma coisa que ainda precisa ser provada cientificamente. A sanha dos madeireiros (e dos vendedores - comunidades extrativistas) de tirar tudo que der ainda vai resultar no que convencionamos chamar de "floresta sileciosa".

O blog do Evandro Ferreira foi lançado agora em setembro e passa a fazer parte dos meus preferidos. Ele já traz revelações e questionamentos importantes sobre manejo sustentado de madeira:

-Fato (ainda é segredo de estado): brevemente vão ser publicados dados científicos de um trabalho feito no Acre que determinou a idade das árvores na mata e no pátio das serrarias. Foi usado Carbono 14 para isso (cada análise custa mais de U$ 1,500). Não existe outro método mais preciso. Resultado: a mais "novinha" tinha 200 anos. As mais velhas 800 anos. Samaúma, amarelão, angelim...

- E agora? Como se fará manejo sustentável com ciclo de corte de 25 anos quando a maioria das plantas dos pátios das serrarias têm mais de 200 anos?

-Alguem me responde: qual a diferença entre tirar a madeira da floresta e o garimpo de ouro de Serra Pelada?

Quero saber se vai aparecer algum engenheiro florestal para contestar a pesquisa. E, para visitar o blog do Evandro Ferreira, clique em Ambiente Acreano.

Nenhum comentário: