terça-feira, 23 de agosto de 2005

NO LAGO TITICACA

Cientistas afirmam ter descoberto cidade inca

Um grupo de cientistas tchecos descobriu recentemente, na Bolívia, a sudeste do lago Titicaca, as ruínas de uma cidade inca situada a uma altitude maior do que as conhecidas até agora. A informação é do chefe da expedição, Ivo Bartecek.

"Composta por vários sítios, esta cidade se estende sobre uma superfície que supera os 10 quilômetros quadrados, a uma altitude de 3 mil a 4 mil e quatrocentos metros", afirmou o professor Bartecek, decano da faculdade de Filosofia da Universidade de Olomuc (leste da República Tcheca) e um respeitado especialista em estudos ibero-americanos em seu país.

"Em maior altitude não há mais que geleiras", acrescentou o especialista, destacando que esta cidade tinha "uma importância estratégica e religiosa extraordinária".

Entre as ruínas da cidade estão vestígios de construções consagradas à prática do culto ao sol, mas a finalidade de outras partes do complexo deverá ser determinada pelos arqueólogos, acrescentou.

"Alguns segmentos do recinto eram naturalmente conhecidos pelos indígenas, mas a novidade é que estes segmentos formam um complexo de mais de 10 quilômetros quadrados, razão pela qual a descoberta amplia nossos conhecimentos sobre a cultura incaica e pré-incaica", continuou o chefe da expedição, batizada de "Titicaca 2005".

"Para nossa viagem, escolhemos os meses de inverno, quando a vegetação é menos abundante, o que nos permitiu 'ler' melhor esta paisagem", explicou Bartecek.

Segundo o professor, "a cidade está dominada por um conjunto urbanístico com uma centena de alicerces de edifícios de plano circular ou quadrado, denominado 'Chilata Collo' pela população local. Está situado sobre um declive abrupto exposto ao sol matinal, acima do lago Chilata, venerado pelos agricultores".

Organizada pela cátedra de História da Universidade de Olomuc e composta por dois cientistas e dois documentalistas, a expedição passou cerca de três semanas na região, sob os picos de Ancohuma e Illampu.

Os quatro pesquisadores tchecos contaram com a ajuda dos moradores do local. Eles "se tornaram verdadeiros colegas e amigos", afirmou Bartecek.

"Nossa missão prioritária era provar a hipótese da existência, nessa região, de um sítio das culturas incaica e pré-incaica situado na maior altitude possível sobre o maciço andino. É ali, nos arredores do lago Titicaca, que se encontra o berço das civilizações sul-americanas, anteriormente dominadas pelas civilizações de Tihuanaco e Chiripa", acrescentou.

A descoberta do complexo resulta em uma "noção absolutamente nova", resumiu Bartecek, que já participou de nove expedições seguindo os rastros das culturas incaicas e pré-incaicas.

A expedição da Universidade de Olomuc fez no local as pesquisas histórico-topográficas necessárias, com ampla documentação por foto e vídeo, e que atualmente está sendo submetida a uma análise detalhada.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: