quinta-feira, 18 de agosto de 2005

CHUVA ÁCIDA OU DELÚBIO?

Contrariando o prognóstico lúgubre do jornal Página 20, que anunciou chuva ácida no Acre quando supostamente terminar a estiagem daqui a 10 dias, caiu uns pinguinhos hoje no centro da cidade, por volta das 17h20.

A chuva, que demorou uns 10 minutos, foi a típica chuva de molhar besta. Não é possível que não tenha alcançado a redação do jornal, onde existem goteiras assustadoras. Mas parece que não era chuva ácida. Pelo menos não vi pessoas ou carros sendo corroídos.


"Especialistas", cujos nomes não foram citados pelo jornal, teriam alertado que "ferro, alumínio, agrotóxico, esgoto e fumaça" são "alguns dos elementos que serão despejados em todo o Estado com as primeiras chuvas pós-estiagens previstas para ocorrer daqui a dez dias".

Disseram até que essa tal chuva é capaz de destruir vegetações, atacar estruturas metálicas, monumentos e edificações, além de causar diversos danos à "saúde do ser humano".


Isso seria chuva ácida ou um Delúbio Soares?

Bem, as condições do tempo registradas pelo Inmet no período das últimas 12 horas em Rio Branco indicam temperatura de 27,2°C e umidade relativa de 74%.

Vento na direção oeste com velocidade de 1 metro por segundo, isto é, quase parado, o que causa a sensação de que estamos numa bolha de calor do inferno.


Em que pese o terrorismo do Página 20, não existe em nenhum site de meteorologia qualquer boletim contendo alertas ou avisos para o Acre.

A previsão do Inmet para sexta-feira: o tempo em Rio Branco estará parcialmente nublado a nublado, com temperatura máxima de 36°C e mínima de 21°C. No sábado, o tempo estará nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva.


Depois da chuva ácida anunciada pelo jornal, muita gente já deve ter desistido de pedir pra Deus ou São Pedro mandar chuva. Dizem que Deus sabe o que faz e até escreve certo por linhas tortas. Putz! Não acredito que as linhas tortas do jornal sejam de Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

O p20 está tentando concorrer com o Vaz?