quarta-feira, 8 de junho de 2005

VELHA ÍNTEGRA E INTEIRA

Caro Altino,

em relação ao ocorrido no último domingo, que o Elson relatou no teu blog, queria fazer alguns esclarecimentos.

O nome da moça não é Socorro e sim Rosinha. Acho que quando eu falei com o Elson eu estava tão puta da cara que me enrolei toda. Nem conheço nenhuma Socorro ligada à questão de Educação Ambiental.

Quanto à questão das trocas da camisetas, há uma nova versão rolando: a de que uma de nossas instrutoras autorizou que fosse feita a troca.

Avisarei quando tiver isso esclarecido, mas queria lhe dizer que o mais grave nesta história, no meu entendimento, e conversei com várias pessoas sobre esta questão, .é que tão somente a proposta da troca é anti-ética.

Nós, da VERTENTE, trabalhamos há quase 3 anos lá na periferia, tres vezes por semana, com quase 50 crianças, desenvolvendo uma proposta que já teve o reconhecimento dos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura.

Então deve ser sério aquilo que fazemos. A gente fica lá falando de florestania, propondo o despertar do sentimento de "pertença", da nossa acreanidade, desenvolvendo atividades com o lúdico e o imaginário das crianças, com os nossos mitos de nossa floresta tropical, como a cobra grande, bate-pau, mapinguary...

Mas quando chega na hora de apresentarmos o resultado do nosso trabalho, temos que colocar em nosso peito um monte de ursinho panda. Me poupe!

Quanto à agressão verbal "sai daqui sua velha", confesso que todo o meu espanto ficou por conta do ódio e da vemência com que a frase foi dita, carregada de preconceito, de desvalorização, de desqualificação da fala de alguém que, assim como eu, tem já os seus 54 anos.

É uma caminhada, a minha vida, da qual me orgulho ter chegado até hoje, íntegra e inteira, podendo olhar com tranquilidade, todos os dias, as pessoas de frente, de mente e coração abertos, de admirar os filhos que tenho, que conseguiram herdar de mim os mesmos princípios de honestidade.

Dignidade que meus pais me ensinaram ser Velha num país que tem que recorrer a um Estatuto para que todos os idosos sejam respeitados, minimamente, não é fácil. Mas ser discriminada e agredida por alguém que se posta de educadora ambiental, realmente é de me deixar bastante preocupada

Há também uma nova versão de que eu teria tentado "enforcar" a tal jovem Rosinha. Seria cômico se não fosse trágico, mas gostaria de dizer que há muito tempo aprendi a lidar com este meu lado agressivo.

Foram cinco anos de análise e agora quase três meses de acupuntura. Transferi toda a agressividade do meu braço para minha lingua, .da qual inclusive muitos tem medo. Todos sabem que ninguém, quando quer realmente bater ou "abarcar" como se diz aqui, não ameaça. Bate e pronto.

Mas fica aqui o desafio para que seja apresentada uma, ao menos uma pessoa que possa ser testemunha de tal fato do enforcamento ou da tentativa enquanto do incidente grave, agressivo, do qual fui vítima. Posso apresentar como testemunha todas as crianças do projeto, os coordenadores, os apresentadores do show, que para muitos acabou se transformando em "Desencantos da Floresta".

Um grande abraço. Manda cópia pro Elson

Beijos desta velha que lhe respeita

Célia Pedrina

8 comentários:

Anônimo disse...

Pedrina: Somos considerados Jurássicos e por isso acham que estamos no caminho da extinção. Os que pensam assim, talvez não saibam que depois do Jurássico veio o Cretáceo. O Cretáceo foi o tempo do embate, o qual ainda nos encontrará na luta. Vida longa colega. Aos 55 me sinto com 54. Um abraço, Alceu

Anônimo disse...

Rosinha é aquela militante ou ex-militante do PC do B? Ligada ao Marcos Afonso? Ou é outra? Quanto a Pedrina sempre foi desbocada, mas uma mulher de luta e tenacidade. Merece todo o respeito, mesmo quando desagrada.

Anônimo disse...

Pedrina, adorei seu comentário sobre os Ursos Panda.Nada contra o bichinho, mas vai lá, tá Asia...aqui o negócio é outro,e, o que essa WWF entende de amazónia, um bando de "consultores de gabinete" que nunca irão nos entender, afinal, entender as Amazónidas, como tu Pedrina, não é pra qualquer um, quanto mais pra ursinhos de pelúcia.

Anônimo disse...

Grandes Alceu, Altino, Elson e Pedrina.
Depois do comentário do Alceu, passei a me sentir como um adolescente à espera desse tempo Cretácio que custa a chegar, como esperei tanto para chegar aos 18...
Forte abraço à todos.
PS: Abaixo os panda! Mapinguari já!

Anônimo disse...

Oh, Célia, você é, ainda, uma jovem. Idoso, segundo o Estatuto, é quem já chegou aos 60.

Anônimo disse...

Célia, longe, de bem longe (mas em terras brasileiras) mando meu abraço. "Fique tranquila, as coisas se ajeitam". Lembro que um dia ouvi isso de você (a violenta, estranguladora!?rsrsrs ) para não me atracar ainda mais com a florestania.

beijos

Anônimo disse...

Altino, Célia,
realmente lamentável o que lhe aconteceu. Conheço o trabalho da vertente através da Mariama, da Pâmela e além da seriedade do trabalho, há de se respeitar o ser humano - independente de idade - mas também por isso. Sou do tempo que se aprendia a respeitar "os cabelos brancos" dos mais velhos. Sua idade é a idade do seu coração, Célia, e sua longa caminhada é sinônimo de sabedoria. Infelizmente há pessoas que não conhecem esses valores que não são morais, mas éticos, de cidadania, de respeito. Tens o nosso apoio, com certeza. E parabéns pelo brilhante trabalho da vertente que é feito por gente de pé no chão que está cotidianamente na periferia com o povo que realmente necessita resgatar seu sentido de pertença, de identidade.
A luta continua, companheira!

Anônimo disse...

Fora os pandas.
Arriba os Mapinguari, Mae da Agua e o Batedor.
Aqui nao e terra de panda. Alem do mais, esses consultores de panda sao todos farinha do msm saco. Fica tudo entre familia e amigos. E projeto concreto mesmo nada. E inaceitavel o WWWF aqui no Acre, la fora, a WWF e super aberta e gentil e apoiador da questa ambienta e social e aqui so pura burocracia.
Abaixo eles tambem... Troquem os pandas!!!!!!!!!!!!!!!!