sexta-feira, 13 de maio de 2005

VAZ FALA DO "ERROS DA HORA"


Erros nossos de cada dia
Extraído da coluna do Roberto Vaz

Todos os grandes e pequenos jornais do mundo primam pelos furos jornalísticos. Eles, ao contrário dos sites on-line, que precisam ser ágeis para informar ao mundo sobre grandes acontecimentos, têm tempo de sobra para corrigir seus conteúdos. Mesmo assim erram. Tanto que, em suas edições seguintes, é comum a expressão "ERRATA", onde é feito um pedido de desculpa. No nosso caso em especial, que produzimos um simples site de conteúdo para deixar as pessoas informadas sobre os acontecimentos do nosso estado e região, tentamos com uma humilde e aguerrida equipe errar pouco. Mas acabamos errando mais do que deveríamos. Muitas vezes pela pressa, outras por desatenção. Mas nunca com a intenção de provocar a ira daqueles que não conseguem conviver com o sucesso das outras pessoas. Mas nossos erros são poucos em comparação à importância da liberdade que temos para dizer o que muitos sábios não podem. De uma coisa tenho certeza: é muito bom errar quando se tem a certeza de que acertamos ao abrir um espaço livre, sem tendência e sem a censura que muitos dela tira proveito.

Nota do blogueiro: Caro Vaz, você menciona "sites on-line", mas saiba que não existe site off-line. Certamente você se referia aos sites de notícias em tempo real, mas faltou a expressão correta, né? Claro que todos erramos, mas jamais alguém viu o "Notícias da Hora", ops!, "Erros da Hora", publicar uma errata ou reconhecer uma deformidade ética. Lembra da reportagem que a Terezinha Moreira copiou do jornal Amazonas em Tempo e publicou assinada com o nome dela? Essa conversa de que trabalha com uma equipe "humilde e aguerrida" soa piegas. O site é um veículo que lida com um produto precioso, a informação, e por isso tem o dever de elaborá-la de modo competente. Isso deve ser feito em respeito aos leitores e aos patrocinadores de sua iniciativa. Inveja do seu sucesso? Sem comentário. Realmente não uso a liberdade para escrever o que você escreve. Modéstia à parte, julgo isso uma atitude sábia. Censura de que muitos dela tira (sic) proveito? A regência correta é "tiram proveito", sacou? Fica para mais adiante os detalhes da história dos donos de veículos de comunicação que chantageiam governadores de plantão. Vamos esperar o "erramos" do site. Sem ele, a vida seria menos divertida tendo você como showman.


Roberto Vaz responde:

Caro Altino,

Acho que cumprimos papel fundamental na área de comunicação. Você faz aquilo que o Acre precisa: o crítico. Acho válido, mas acho que poderia ser de uma forma menos agressiva. Sabe você que não é fácil fazer imprensa no Acre. Esbarramos sempre em problemas que não podemos vencer.

Quando não falávamos em Esquadrão da Morte era porque temíamos por nossas vidas; quando nos ligamos a grupos políticos é porque precisamos manter nossas empresas vivas e quando não avançamos é porque não temos consumo e o comércio não se dispõe a anunciar. Essa discussão sobre o posicionamento e erros da imprensa é tão velha quanto a história da Branca de Neve.

Respeito muito o seu talento, admiro os assuntos que discute no blog e acho que a bola da vez não é o nosso site. Tem órgão que erra muito mais. Gostaria de ter a tua colaboração para errarmos menos e, juntos, poderíamos contribuir muito mais para o engrandecimento do nosso Acre.

Este nosso começo tem sido difícil e ainda estamos ajustando tudo, o que não justifica os erros. Mas posso te assegurar que não é fácil produzir, reescrever (colar, como você mesmo diz), buscar informações novas com apenas 5 pessoas. E sobre o fato da Terezinha, confesso não ter sido orientação minha para assim produzir. Estou querendo melhorar e como você é da área, poderia passar em nossa redação (6 de agosto, por trás do mercado) para um café e algumas sugestões.

Desculpe pelos erros!

Um abraço,

Roberto Vaz

Nota do blogueiro:Reconheço que você não tem a intenção de errar e depende de outras pessoas. A sua manifestação contribui para superar a preocupação que compartilhamos. Vou passar aí pra gente tomar um café, sim.

7 comentários:

Anônimo disse...

o Vaz parece mesmo á com o Arrelia

ALTINO MACHADO disse...

Vaz tem razão. O site do Roberto Braña não fica atras em erros. Está lá desde ontem o seguinte: Incidente na Uninorte, no Acre, repercuti (sic) na imprensa nacional. O problema é que tem "jornalista" que não sabe sequer usar o corretor do Word ou consultar um dicionário.

Anônimo disse...

Na verdade a gente brinca com os erros do noticiasdahora, e sabe mesmo que eles devem fazer o maior esforço pra manter o site no ar e que isso é um trabalho de pioneirismo e de certa forma merece nossa admiração.
Erros de Língua Portuguesa não são, em absoluto, exclusividade do site do Sr Roberto Vaz, que eu nem sei se tem um revisor, e se tivesse talvez perdesse muito do seu charme e dos furos que publica.
O problema grande mesmo da imprensa no Acre é a falta de responsabilidade, que se baseia na mesma justificativa do noticiasdahora, a pressa em colocar a notícia no ar, em fechar o jornal, acaba levando os editores a menosprezar a apuração dos fatos e por vezes as barrigas são muito desastrosas, levando pessoas a prejuízos morais incalculáveis, assim como empresas e instiuições podem vir a sofrer prejuízo por publicações pouco cuidadosas.
Bom, de qualquer forma, acho que o próximo contratado da sua estrutura Roberto, deve ser um revisor, ou pelo menos um ou dois estagiários do curso de Letras, sei lá, alguém que possa dar uma passadinha d´olhos nas matérias antes de clicar em PUBLICAR.
Um abraço.

Anônimo disse...

Altino, o jornalismo acreano escreve muito mal. Erra-se muito. Cometem-se os mesmos erros, os mesmos vícios. O sindicato deveria pensar melhor sobre isso a fim de contribuir, a fim de melhorar os textos. O sindicato deveria, também, se mobilizar para melhorar o ensino de língua portuguesa nas escolas públicas. É preciso criar nas escolas públicas espaços semelhantes aos das Redações para haver produção de texto.

Anônimo disse...

Gostei da idéia de tomarem um cafezinho =D

Anônimo disse...

Gostei do entendimento entre Roberto e Altino. Acho que a imprensa já teve erros mais graves do que os de português. Aliás a imprensa daqui era uma piada de português. Já melhorou muuuuuito. Os erros do site chegam a doer. A opinião do Aldo sobre falta de iniciativas do Sinjac também é pertinente. Agora, ninguém tem a coragem que o Roberto Vaz tem de criar um "site on line" como ele mesmo diz, nem de presidir o sindicato da categoria como tenta o Raimundo Afonso. Me disponho a participar desse café da manhã (e não somente um cafezinho) junto com o Machado e o Vaz.

Anônimo disse...

oi eu q sabe?