terça-feira, 5 de abril de 2005

SEMI-ANALFABETOS


Quando critico os "jornalistas" acreanos como sendo semi-analfabetos, a maioria fica de cara torcida. A convocação acima foi publicada na edição de hoje do jornal Página 20.

É "assassinada" pelo cinegrafista Raimundo Afonso Gomes, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre.


A mediocridade impera nas redações.
É fácil entender porque é preferível manter longe delas os jornalistas que pensam e sabem escrever.

Clique sobre a foto para vê-la ampliada.

P.S.: Raimundo Afonso telefonou, às 20h25, para justificar que foi a secretária dele quem redigiu a nota. Disse ter assinado a nota sem enxergar o erro.

- Concordo contigo, que não podemos cometer esse tipo de erro, mas o sindicato não tem dinheiro para contratar uma secretária mais competente. A nota será publicada novamente com a revisão - prometeu.

Que bom! Acho que vou tomar emprestado do saudoso Hélio Melo o nome do conjunto musical "Sempre Serve" para esse blog.

P.S. do P.S.: A nota do sindicato foi publicada novamente hoje (06/04) com erro. Corrigiram apenas a "discursão" grafada pelo blog. A outra "discursão" ficou como estava. Desisto!

6 comentários:

Aleta disse...

Putz, ninguém tá livre de erros porém o sindicato mandar algo assim foi cruel, no paraná o sindicato não aprova estágio para jornalistas, em certo ponto também não concordo com o estágio, exceto, se for bem regulamentado e para cada dois estagiários ter um profissional jornalista no lugar... Apenas uma provocação para se pensar!!!

Anônimo disse...

Não foi um engano, falha ou algo que possa amenizar.
A convocação é para duas discursões. E em sendo assim não há desculpas.

Anônimo disse...

Pura marcaSSão tua Altino. É qur tá faUtando reviZor na praSSa.
Analfa não, só iletrados...
Que no es lo mismo pero es igual...

Anônimo disse...

Pura marcaSSão tua Altino. É qur tá faUtando reviZor na praSSa.
Analfa não, só iletrados...que no és lo mismo, pero és igual...

Anônimo disse...

Do post “Parece mentira”, de 02/04: Altino, elementos “reduntantes”, com "t", não existem na Língua Pátria. O que existe, por enquanto, é a palavra "redundantes”, com d.

Do post “Troca-troca no Congresso”, de 6/04: “porque” está grafado errado. Como a palavra aqui tem o significado de "razão" (não aprendeu isso no "ginásio"?), o certo é “por que”. E sem acento.

O post “Retratação” tem um erro logo no título: “Retratacao". Cadê o cedilha? Cadê o til?

Por último, a pior: do post “Matem os ratos”, de 23/03, a expressão: “Alguns pareciam uma paca”. Meu amigo, com todo o respeito, como é possível a algumas ratazanas juntar-se num só corpo, formando uma única paca?

Enfim, Altino... vc também erra "paca-ralho". E isso prova duas coisas. Primeiro: que o fato de errar ou tropeçar na língua portuguesa não indica que alguém é semi-analfabeto (aliás, nem sei de onde você tirou isso. Só pode ser brincadeira, e de mau gosto). Segundo: que o erro, de per si, é uma característica indispensável ao aprendizado pessoal. Não se trata de um demônio ou de prova de burrice. Trata-se apenas de um estímulo a ser vencido nesta longa e coletiva viagem que nos tornará seres menos medíocres... principalmente diante do respeito ao próximo, da nossa passageira humanidade e de conceitos distorcidos sobre o "certo" e o "errado"... Todos erramos. Que bom! Por isso, todos aprendemos. Namaste!

ALTINO MACHADO disse...

Valeu, Josafá. Volte sempre e continue apontando as minhas falhas. Realmente nào sou perfeito. Achei ótima todas as suas observações e vou considerá-las com carinho. Abraço.