terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

DOUTOR JOÃO GUERREIRO

João Bosco Guerreiro, médico paulista que trabalhou em meados dos anos 80 nas aldeias indígenas do Acre, deixa felizes os amigos que ficaram aqui ao enviar o resumo da tese “Benefícios da Acupuntura nas Principais Queixas não Obstétricas da Gravidez”.

A tese foi apresentada na Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina para obtenção do título de doutor em ciências. Avaliou o resultado do tratamento por acupuntura em condições reais de atendimento, nas principais queixas não obstétricas da gravidez.

Cem gestantes entre 15 e 39 anos, entre 15 e 30 semanas de gestação, foram divididas aleatoriamente em dois grupos. Cinqüenta delas tratadas convencionalmente por seus obstetras na Santa Casa de São José do Rio Preto (grupo controle) e outras cinqüenta que, além de tratamento semelhante ao grupo controle, receberam acupuntura por oito semanas (grupo caso).

O principal resultado avaliado foi a dor ou o sintoma principal, usando como parâmetro a Escala de Avaliação Numérica (EAV) de 0 a 10. Como resultados secundários foram avaliados o uso de medicação, e dados da qualidade de vida usando-se uma medida ad hoc de 16 itens, que objetivava observar a resposta da acupuntura no desempenho de atividades físicas, fisiológicas e mentais, também usando a EAV.

Os pacientes foram tratados pela Acupuntura Tradicional, utilizando-se pontos pré-selecionados para cada queixa, sendo reservados, porém até um máximo de 4 agulhas para atender características individuais. Para análise estatística foram utilizados os testes t para variáveis paramétricas, e Kruskal-Wallis e Mood para aquelas variáveis não paramétricas.

Mudanças percentuais nos valores de EAV foram analisadas pelo teste de Fisher e o teste de medidas repetidas (ANOVA) foi utilizado quando necessário, para avaliar os efeitos de tempo, grupo e interação tempo-grupo.

Resultados: vinte e uma gestantes não terminaram o estudo e os dados dizem respeito a 39 mulheres no grupo caso e 40 no grupo controle. As queixas não obstétricas mais importantes encontradas foram: dor lombo-pélvica, transtornos emocionais leves ou moderados, cefaléia, refluxo gastro-esofágico, dores músculo-esqueléticas, insônia, náuseas e vômitos, distúrbios digestivos baixos e alergia respiratória.

À exceção de náuseas e vômitos e alergia respiratória, em todas as outras queixas o grupo tratado apresentou melhora estatisticamente significante quando comparado com o grupo controle. O grupo caso utilizou menor quantidade dos medicamentos paracetamol, butilbrometo de escopolamina e antiácidos comparativamente ao grupo controle.

Conclusões do doutor João:

- A acupuntura segundo a nossa amostra e a metodologia usada, demonstrou ser eficaz em minorar a maior parte das queixas não obstétricas encontradas, levou o grupo tratado a uma menor necessidade de medicação sintomática e ajudou a melhorar a qualidade de vida das gestantes tratadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de me comunicar com o Dr. João Bosco Guerreiro. Como posso fazer isso? Meu endereço é fatimalandm@oi.com.br