Do lado peruano, os defensores do projeto argumentam que a estrada vai umpulsionar o desenvolvimento de 10 departamentos peruanos, nos quais vivem 5,6 milhões de pessoas, e mudanças positivas na geopolítica do Peru na América do Sul mediante a interconexão com a potencia regional, que é o Brasil.
Argumentos a favor:
O projeto gerará desenvolovimento e Madre de Dios ampliará sua fronteira agrícola em 170 mil hectares;
É uma estrada asfaltada que suporta o clima da selva;
Em vias de integração sempre existe resultados positivos no futuro, em que pese se subestimar o tráfico presente;
Não há tempo para fazer um novo projeto de viabilidade;
O Estado não assume nenhum risco desnecessário e o contrato especifica todas as garantias.
Argumentos contra:
São exagerados os benefícios. Madre de Dios não poderá ampliar sua fronteira agrícola em mais de 50 mil hectares, com baixa produtividade;
Diante do escasso tráfego projetado, existem soluções 60% mais baratas;
Os compromisso que se assumem limitarão a capacidade de endividamento dos governos peruanos futuros e faltam garantias.
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