quarta-feira, 9 de outubro de 2013

No Acre, Marco Antônio lança "Delírios a propósito de uma fantasia erótica"


Você tem alguma fantasia que julga inconfessável? Desde já você está convidado por Marco Antonio Salgado Mendes, autor de "Delírios a propósito de uma fantasia erótica", a saborear algumas delícias e a compartilhar certos temores decorrentes de uma relação entre três amantes. O lançamento em Rio Branco acontece nesta quinta-feira (10), às 18 horas, no Casarão.

O tema do livro é justamente a relação entre dois homens e uma mulher, uma tríade formada por Eu, Minha Companheira e Nosso Namorado. Nele, narra-se a história de como um casal heterossexual, guiado por fantasias eróticas, parte em busca de mais um homem. A princípio, o objetivo é o de acolhê-lo em sua cama, mas eis que surge alguém que vai se entregar de corpo e alma, resultando em um envolvimento ardente e intenso.

Delírios de uma fantasia extravasa o erotismo inerente às relações a três e expõe conflitos, temores e traumas que perturbam Eu, na qualidade de narrador e protagonista. Ciúmes, medo, vergonha, culpa, frustração, angústia, preconceito, pudor e moralismo religioso emergem numa narrativa em que também há espaço para digressões relacionando violência, sexualidade e hipocrisia.

"Delírios a propósito de uma fantasia erótica" põe seu foco na bissexualidade (traço de personalidade bastante intimidado) e dá um close na relação homossexual masculina. Esta “elegia” também exalta supostas virtudes do “casal de três”, evidenciando uma forma não usual de organização familiar.

Trata-se de uma ficção permeada por um ensaio (entendido como exame, análise e apreciação) elaborado em primeira pessoa, com reflexões induzidas pelas vivências do narrador-protagonista. Mais que um romance, é uma composição em prosa que aborda o “caso de amor” de que é tecida a trama.

A narrativa propõe uma “musicalidade textual”, graças ao diálogo promovido entre música e texto. Na tentativa de se conferir sonoridade à leitura, aos capítulos associam-se andamentos musicais e estrofes de canções, que indicam sutilmente a atmosfera ou o ânimo sugeridos durante a leitura.

Para completar, o livro norteia-se por recortes de várias obras, em especial da "Divina Comédia", que dá o tom às seções em que os diversos capítulos foram agrupados.

A utopia nesta obra é descobrir uma pretensa cumplicidade entre você e “Eu”.

O autor

"Nasci numa fazenda no interior de Minas Gerais, em 1950, e aos 9 anos mudei-me para São Paulo. Apesar de economista por formação, destaco minha experiência profissional como jornalista no Acre, entre 1981 e 1986. A princípio, atuei em um “nanico” local - Varadouro, importante para a luta socioambiental da época, na região – e depois em jornais diários. Fui Secretário do Meio Ambiente do Estado entre 1988 e 1991.

Acompanhei Chico Mendes em sua luta pela preservação da floresta amazônica. Foi um momento em que ocorreram significativos avanços – no Acre e em todo o Brasil – com relação à atenção e importância conferidas aos problemas ambientais, tanto pelo governo como pela sociedade civil.

Durante 15 anos, atuei numa instituição multilateral como especialista responsável por acompanhar a negociação e execução dos projetos ambientais por ela financiados no Brasil.

Desde que me aposentei, em 2007, dedico meu tempo ao projeto de toda a vida: tornar-me um aprendiz de escritor, tendo por objeto os temas que sempre me mobilizaram, especialmente a sexualidade masculina.

2 comentários:

Luiz da Motta disse...

Grande Marco Antônio,
Bom ter notícias dele.
Vai ter lançamento em Brasília?
Se tiver, convida os velhos amigos.
abs,

Luiz Motta

Marco Antônio Salgado Mendes disse...

Em Brasília o lançamento será dia 7 de novembro, no Carpe Diem (104 Sul) a partir das 18 horas. Tomara os acreanos candangos possam ir!