quarta-feira, 9 de outubro de 2013
No Acre, Marco Antônio lança "Delírios a propósito de uma fantasia erótica"
Você tem alguma fantasia que julga inconfessável? Desde já você está convidado por Marco Antonio Salgado Mendes, autor de "Delírios a propósito de uma fantasia erótica", a saborear algumas delícias e a compartilhar certos temores decorrentes de uma relação entre três amantes. O lançamento em Rio Branco acontece nesta quinta-feira (10), às 18 horas, no Casarão.
O tema do livro é justamente a relação entre dois homens e uma mulher, uma tríade formada por Eu, Minha Companheira e Nosso Namorado. Nele, narra-se a história de como um casal heterossexual, guiado por fantasias eróticas, parte em busca de mais um homem. A princípio, o objetivo é o de acolhê-lo em sua cama, mas eis que surge alguém que vai se entregar de corpo e alma, resultando em um envolvimento ardente e intenso.
Delírios de uma fantasia extravasa o erotismo inerente às relações a três e expõe conflitos, temores e traumas que perturbam Eu, na qualidade de narrador e protagonista. Ciúmes, medo, vergonha, culpa, frustração, angústia, preconceito, pudor e moralismo religioso emergem numa narrativa em que também há espaço para digressões relacionando violência, sexualidade e hipocrisia.
"Delírios a propósito de uma fantasia erótica" põe seu foco na bissexualidade (traço de personalidade bastante intimidado) e dá um close na relação homossexual masculina. Esta “elegia” também exalta supostas virtudes do “casal de três”, evidenciando uma forma não usual de organização familiar.
Trata-se de uma ficção permeada por um ensaio (entendido como exame, análise e apreciação) elaborado em primeira pessoa, com reflexões induzidas pelas vivências do narrador-protagonista. Mais que um romance, é uma composição em prosa que aborda o “caso de amor” de que é tecida a trama.
A narrativa propõe uma “musicalidade textual”, graças ao diálogo promovido entre música e texto. Na tentativa de se conferir sonoridade à leitura, aos capítulos associam-se andamentos musicais e estrofes de canções, que indicam sutilmente a atmosfera ou o ânimo sugeridos durante a leitura.
Para completar, o livro norteia-se por recortes de várias obras, em especial da "Divina Comédia", que dá o tom às seções em que os diversos capítulos foram agrupados.
A utopia nesta obra é descobrir uma pretensa cumplicidade entre você e “Eu”.
O autor
"Nasci numa fazenda no interior de Minas Gerais, em 1950, e aos 9 anos mudei-me para São Paulo. Apesar de economista por formação, destaco minha experiência profissional como jornalista no Acre, entre 1981 e 1986. A princípio, atuei em um “nanico” local - Varadouro, importante para a luta socioambiental da época, na região – e depois em jornais diários. Fui Secretário do Meio Ambiente do Estado entre 1988 e 1991.
Acompanhei Chico Mendes em sua luta pela preservação da floresta amazônica. Foi um momento em que ocorreram significativos avanços – no Acre e em todo o Brasil – com relação à atenção e importância conferidas aos problemas ambientais, tanto pelo governo como pela sociedade civil.
Durante 15 anos, atuei numa instituição multilateral como especialista responsável por acompanhar a negociação e execução dos projetos ambientais por ela financiados no Brasil.
Desde que me aposentei, em 2007, dedico meu tempo ao projeto de toda a vida: tornar-me um aprendiz de escritor, tendo por objeto os temas que sempre me mobilizaram, especialmente a sexualidade masculina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Grande Marco Antônio,
Bom ter notícias dele.
Vai ter lançamento em Brasília?
Se tiver, convida os velhos amigos.
abs,
Luiz Motta
Em Brasília o lançamento será dia 7 de novembro, no Carpe Diem (104 Sul) a partir das 18 horas. Tomara os acreanos candangos possam ir!
Postar um comentário