
A foto faz parte do álbum cedido pelo ex-governador Altino Machado. É um mapa de 1960, quando o então Território Federal do Acre abrigava apenas 160 mil almas. Rio Branco, a capital, era habitada por 47 mil pessoas.
O mapa, que foi fotografado na parede do Departamento de Geografia e Estatística, apresentava as nossas principais riquezas: petróleo, café, couro, peles, madeira, jarina, castanha, borracha, gesso e cana-de-açucar.
Naquele singelo "zoneamento ecológico-econômico" ainda não tínhamos sido pisoteados pelas patas dos bois. Clique na imagem para visualizá-la ampliada.
3 comentários:
Altino, voce sabe me dizer aonde foi parar o petroleo e ouro desse mapa?
Altino, descuide a ignorância, mas desconhece muito da história de nosso maravilhoso Acre. Estou aqui há apenas dois anos e ainda não estou inteirado de todos os detalhes. Em duas postagens, você descreve a si mesmo como ex-governador Altino Machado, quando cita duas fotos de seu arquivo. Li com surpresa esse seu currículo, pois não é descrito na sua descrição pessoal do blog que já fostes governador. Não duvidaria de tal proeza, já que és um homem de muitas qualidades; contudo, peço que confirme tal cargo e, caso afirmativo, publique um pouco dessa sua experiência.
Desde já, agradeço a atenção.
Luz e paz!
Thcaapi.
Caro,
você precisa ler mais o blog. Veja o post http://altino.blogspot.com/2008/04/acreano-do-sculo.html, de abril.
Grato.
Postar um comentário