
Antonio Alves
A queima de combustíveis derivados do petróleo é a principal causa do aquecimento global. Quanto mais queimarmos petróleo, mais catástrofes ambientais acontecerão no planeta.
Devíamos buscar outro modelo de geração de energia e experimentar outros modos de vida, diferentes da sociedade industrial de consumo.
Petróleo não é riqueza, é sujeira. Infelizmente, acho que vamos perder.
Os amantes do progresso vão nos trazer os "benefícios" da poluição em nome do emprego, da renda, do valor agregado, da cidadania e de todas as palavras bonitas com as quais o capitalismo conquista e destrói.
Tem problema não, a gasolina da moto vai ser mais barata (bem pouquinho, mas vai), e com os royalties o Estado vai montar uma faculdade de engenharia química para que dois ou três jovens acreanos não fiquem com inveja dos "de fora".
Eu desisto.
◙ O jornalista Antonio Alves é assessor especial do governador Binho Marques (PT) e foi quem desenvolveu o conceito de florestania. O comentário dele foi deixado no post Na crosta da terra. Toinho costuma escrever no blog O Espírito da Coisa. Crédito da foto: Val Mendes.
17 comentários:
Queridos Altino e Toinho,
Agora senti firmeza...
Aqui na Europa já é assunto a energia alternativa- a diminuição do consumo dos derivados e do petróleo, etc.. TODOS os dias lemos e vemos em todos os lugares a realidade- do aquecimento global, da ameaça se não mudarmos nosso padrão de vida, se não fizermos esforços ou tomarmos iniciativas. Continuo a insistir que já escreví antes nos comentários do blog do Altino desde essa noticia do Senador Tião Viana. Ele e o Sr. E. Suplicy se guiam no exemplo (FIASCO) do Alasca, depassado. Segundo minhas pesquisas a última notícia da exploração de petróleo lá- o gás estava escapando em uma região. Nenhum dos aparelhos sofisticadissimos foram capazes de identificar o escapamentgo, nenhum engenheiro percebeu. Um Nativo- sentiu o cheiro que o vento levou até a porta da casa dele (!) e se interessou ver de perto, graças à ele encontraram o cano danificado (!) Renda? Royaltes? Mas a que preço? Mas a coisa que me pertuba mais nessa conversa (PROJETO) é a contradição do Sr. Tião Viana - vamos dizer assim de passagem, nada coerente com o conceito que o Governador Jorge Viana pregou da tal "Florestania" e preservação do meio ambiente, base da campanha politica deles (O Viana & Viana). Será que ninguém vê isso? Um abraço pra vcs.
Silvana
Altino,
Saiu ai o filme documentário sobre o trabalho do AL GORE (An Inconvenient Truth)? Seria "Uma verdade Inconveniente"... É um filme CHOCANTE! Muito simples a maneira com a qual ele explica o envolvimento econômico e os interesses politicos, a 'máquina" administrativa em contraponto exatamente com a situação da terra, do nosso planeta atual e no futuro. ELe faz análises baseadas em estudos científicos e é ALARMANTE!!! Ninguém- com sensibilidade e consciencia -sai indiferente depois de ver esse filme, no que diz respeito as quetões ambientais. Um barço, SIlvana
Amigos Altino e Toinho
Tem jeito não... a crista da onda agora em moda, é o tal "PETRÓLEO NA AMAZÔNIA"... querem porque querem furar os buracos, extrair o tal gás, poluir a amazônia e principalmente o Acre tudo em nome de um progresso desembestado. Por favor, senhores, nós não queremos esse tipo de progresso, queremo sim continuar levando nossa vida pacata, simples e sem destruição do meio ambiente... mas se de toda forma obtiverem sucesso nos tais buracos e se deles saírem o tal líqüido preto, fico triste...
meus pêsames.
Altino
No momento estou afastado do Acre para fazer meu doutorado mas em breve retorno. Li hoje alguns comentários sobre a questão do petróleo no teu blog e, desconsiderando alguns comentários que nada agregam ao debate, tenho (sempre) a esperança que o saldo será positivo. O comentário do Toinho é ótimo (como sempre) e um convite a reflexão do que podemos abrir mão para um futuro melhor para nossos filhos, netos, bisnetos, etc. O problema não é novo e a razão com quem vai estar? Agropecuária e floresta? Preservação e conservação? Madeireiros e não-madeireiros? Altino desejo que tudo termine bem para nosso planeta, para o Brasil e para o Acre. Estou longe mas tenha certeza que com o meu trabalho aqui estou tentando contribuir para um futuro melhor para nos aí no Acre. Abraço para todos.
Que necessidade teve o rabino Henry Sobel de roubar quatro gravatas e ser preso nos EUA?
Por que essa ansiedade do tião Viana e procurar petróleo em solo acreano?
Por que Binho Marques, Marina Silva e Sibá Machado ficam caladinhos?
Por que não são capazes ou não têm coragem de questionarem o senador?
Quem está doido?
Ah desiste não Toinho, vc foi e continuará sendo a "pulga na orelha" ou "a voz da consciência". Não sei qual o melhor nome mas o principal é que seus comentários fizeram e fazem muita gente "pensar" e pode ter certeza que isto fez a diferença nos ultimos anos...
Até breve
Altino, o Sibá já aderiu e conclama a população a engrossar a fila. Ele é suplente da Marina? A Marina já falou alguma coisa a respeito, ou emudeceu?
Toinho, desiste não!
Leila
Altino,
Acho que eu não sei ler direito, Menino eu dei uma re-olhada no teu blog e claro- essa conversa do petróleo e gas dá nos nervos, no entanto eu não entendi a messagem do Toinho como (desistência)... sacumé? embora esteja escrita com todas as letras "Eu desito"...
Eu entendi mais que ele não está apoiando essas politicagem do Senador Viana que é exatamente contrária ao conceito que segundo vc ele criou (Florestania) e que foi escada pra politica dos (Viana & Viana) aqui a gente iria ler na placa (Viana & Viana Brothers)! Bem só posso dizer que o Toinho tem toda minha simpatia e não desista não maninho, abraços pra ele e vc, SIlvana (agora vou tentar dormir)...Buenas.
Desistiu cedo em mano!? são os royalties? Ou não queres mais brigar com os companheiros? É difícil conciliar as obrigações do seu cargo com sua alma de poeta.
Os que estão caladinhos é porque como diz o velho ditado popular: "Quem cala consente!"
Aliás, o Toinho já foi longe demais,ou desiste ou pega o chapéu.
e no fim quem lucrará com o petróleo ou o gás são os grandões mesmos. O Acre só virará mais um buraco negro na Amazônia.
Desistir??? Serà que eu entendi bem, capivara! Desistir?!Mas vc não é o assessor especial do governador do Acre? Não é, ou foi, assessor da ministra do Meio-Ambiente, Marina da Silva? Vc não é amigo da Margrit e do Galeão dos sonhos, acredites neles! - que tb quer dizer: Pesadelos, lute contra eles! ? Vc não é orador oficial do Alto Santo? Que é isso, meu caro, vc tem todas as ferramentas e os apoios políticos, éticos, morais, religiosos e pessoais para seguir em frente! E usando de tudo o que tem direito, inclusive as suas suadas frases de efeito. Passe bem e vá à luta! do capivara amigo de sempre nn
É isso aí. Senta na calçada e chora!
Toinho,você é brasileiro e não desiste nunca!
Tá bom, nn, em nome de tudo o que você invocou, desisto de desistir. Raimundo Eliseu, vai ver se eu tô lá na calçada.
Postar um comentário