sábado, 13 de outubro de 2012

TREPADEIRA


Há dois ou três anos, a mãe do fotógrafo Diego Gurgel me deu a muda dessa planta, segundo ela, de origem oriental. Além de flores amarelas, produz sementes em tom salmão, que se dispersam como asa de borboleta ou hélice de helicóptero. É uma trepadeira. Alguém sabe o nome dela?

3 comentários:

Ricardo Perdiz disse...

Prezado Altino,

Olhando a foto, posso afirmar que esse cipó é da família do jagube, isto é, uma Malpighiaceae. Todas as plantas dessa família (as mais conhecidas são a acerola, murici e marmelo) possuem uma forma floral bem similar, em comparação rude, parece uma pessoa, com duas pétalas representando as pernas, outras duas os braços e a pétala modificada (geralmente com coloração ligeiramente diferente) representa a cabeça. Repare também nos frutos, chamam-se sâmaras, são frutos alados. Isso acontece sempre noa cipós dessa família. Fotos mais detalhadas dos frutos, flores e ramos poderão auxiliar na identificação da espécie.
Abraços cordiais,

Ricardo de Oliveira Perdiz

Ricardo Perdiz disse...

Ricardo Perdiz disse...

Prezado Altino,

Caso você tenha desejo de aprender mais sobre Malpighiaceae, visite este site, http://herbarium.lsa.umich.edu/malpigh/index.html.
É voltado mais para os taxonomistas como eu. Porém você tem acesso a um glossário que poderá tirar muitas duvidas suas quanto aos termos técnicos.

Abraços cordiais,

Ricardo Perdiz