sexta-feira, 22 de junho de 2012

"NÃO POSSO RESOLVER TUDO"

Ministra do Meio Ambiente quebrou silêncio e discutiu com manifestantes



Um pequeno grupo de manifestantes conseguiu quebrar o silêncio da Ministra de Meio Ambiente Isabela Teixeira sobre questões como Código Florestal e a hidrelétrica de Belo Monte nesta quinta-feira (21), durante o Side Event do governo federal sobre políticas de redução do desmatamento do Brasil, realizado no penúltimo dia da Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável.

O grupo protestava inicialmente contra o Código Florestal e a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Protestava de forma silenciosa, apenas empunhando cartazes e distribuindo adesivos da campanha, que foram entregues à ministra e integrantes da mesa.

O evento prosseguia normalmente, até que o grupo resolveu ficar de pé, na frente da mesa onde estavam a ministra do Meio Ambiente, representante do governo alemão, do Banco Mundial e outros, que preferiram ignorar o que acontecia.

Não demorou muito, um dos manifestantes, começou discursar em inglês, devido a maior parte do público ser de outros países. Com frases enfáticas, o rapaz repetia que “o Brasil não é democrático e o código é um retrocesso”.

A ministra, que mediava a mesa, pediu inúmeras vezes para falar, mas o rapaz não parava. A segurança foi acionada, chegou a puxá-lo, mas a Isabela Teixeira pediu que o soltassem. Foi nesse momento que o silêncio foi quebrado. Visivelmente alterada, a ministra criticou duramente os manifestantes. O grupo se sentiu fortalecido com a atenção dada pela ministra e perguntou sobre o Código Florestal e a construção da hidroelétrica de Belo Monte. No meio da discussão, a ministra pediu insistentemente para falar.

- Nós estamos tentando ter um diálogos com você há muito tempo… Este país não é democrático, é mentiroso – respondeu uma manifestante.

A ministra Isabela Teixeira não aceitou o que foi dito e respondeu:

- Se o país é mentiroso, talvez não tivesse a menor taxa de desmatamento dos últimos tempos. A sua não é a única verdade. Isso aqui é um espaço democrático e em espaço democrático você precisa ouvir as pessoas e ser ouvido. E eu estou ouvindo os seus protestos.

Leia mais no Blog da Amazônia.

4 comentários:

Anônimo disse...

será que o Altino publica ou tem rabo preso???
http://revistaepoca.globo.com/tempo/noticia/2012/06/desviaram-mais-de-r-1-milhao.html

ALTINO MACHADO disse...

Deixa de ser bobo, Juannus. Rabo preso tem você, que usa pseudônimo.

Altemar disse...

É sr. blogueiro...
um tema tão interessante...

Unknown disse...

Baderneiros