quinta-feira, 14 de junho de 2007

SEM NOÇÃO



Francisco Braga

As pessoas do resto do Brasil ainda são tão desinformadas a respeito do Acre e da Amazônia, que me dá nos nervos. Chego a ficar mal humorado com a ignorância de gente que deveria saber até mais do que eu sobre o assunto: alguns de meus professores, jornalistas e artistas de TV que estiveram pelas bandas da Terra de Galvez gravando a minissérie Amazônia. Leia algumas pérolas:

Professor de geografia e história:
- O ex-presidente José Sarney foi eleito senador pelo Acre, apesar de ser do Amapá e viver no Maranhão.

- Isso que tá passando na minissérie Amazônia é tudo mentira. O Acre foi trocado por um cavalo, mas o presidente Evo Morales devolveu o animal para Getúlio Vargas porque não sabia cavalgar.

Ator de TV:
- Cara, vocês tinham que provar a ayauasca. É um tipo de sopa feita à base de caiçuma, com camarão e uma folha lá, que eu não lembro o nome. Chama chacrinha, eu acho. Em toda esquina tem uma senhora vendendo. O Acre todo pára pra tomar numas cuias feitas pelos índios caiapós.

Jornalista:
- Quer dizer que tem índio na política, no Acre? Como é que pode? Tem tanto índio assim lá no Acre, que dá pra eleger uma pessoa? Pô, num sabia não, aí ó! Como é que eles conseguem fazer campanha falando em guarani?

Aí eu me irritei:
- Pois é. E eu vim morar aqui, fugindo das flechas perdidas e aproveitei para estudar, mas acho que não fiz um bom negócio.

O autor é cearense, morou no Acre e mantém o blog Cartunista Braga.

2 comentários:

Anônimo disse...

É, meu caro, o país se formou todo na costa atlântica. O oeste é desconhecido mesmo...
O sonho da marcha para o oeste, iniciado pelas bandeiras e monções e, digamos, concluído por Getúlio Varga em memorável vôo do centro-oeste para o Rio (só via mato), se tornou realidade. Mas a ignorância ainda campeia... E vai continuar por muito tempo (pelo menos uma geração), se não houver um trabalho forte no nosso fraco sistema educacional.

Anônimo disse...

Ainda bem que o Braga nao disse que era do Acre, pois iriam perguntar por que há tantos atentados no "Iracre" rs!