terça-feira, 5 de junho de 2007

GOVERNADORES EM BELÉM

O governador do Acre, Binho Marques, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, e a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, participarão de mesa redonda na Reunião Anual em Belém, a ser realizada de 8 a 13 de julho.

Vão debater Ciência, Tecnologia e a Amazônia, disse o presidente da SBPC, Ennio Candotti. Sobre a agenda, ele disse ter tratado em entrevista com o governador amazonense, em Manaus.

O encontro em Belém foi suscitado como resposta a carta da SBPC enviada aos governadores em março. "O objetivo geral é que a Região encontre um espaço na agenda de C&T nacional nos projetos dos próximos anos", informa Candotti.

Segundo Candotti, na última quarta-feira o ministro da C&T, Sérgio Rezende, esteve na sede da SBPC em SP e apresentou o Projeto Plurianual para C&T que vem sendo elaborado no Ministério, com objetivo de discuti-lo. No texto há um capítulo sobre C&T na Amazônia, observou.

"O projeto ainda está em aberto, não está fechado", afirmou Candotti. O ministro visitou a SBPC com o secretário executivo Luís Elias, o novo presidente da Finep, Luís Fernandes e o professor José Roberto Drugowich de Felício, diretor de Programas Horizontais e Instrumentais do CNPq.

O presidente da SBPC assinala que o mesmo projeto foi discutido na Academia Brasileira de Ciência no dia seguinte.

"Isto de fato é uma preocupação crescente. A esperança é que tenhamos neste ano para os próximos tempos um salto nos investimentos e na preocupação, nas diretrizes, na elaboração de políticas específicas para a região. Sobretudo a formação de recursos humanos e a sua fixação nesta região", informou Candotti. (Flamínio Araripe)

Nenhum comentário: