segunda-feira, 12 de março de 2007

ALTO SANTO

"Amazônia" vai mostrar a religião genuinamente brasileira, fundada no Acre pelo mestre Raimundo Irineu Serra


Pode-se dizer que o sábado foi um dia histórico no Acre, precisamente no Alto Santo, a localidade onde o negro maranhense Raimundo Irineu Serra (1892 - 1971) fundou o Centro de Iluminação Cristã Luz Universal, da doutrina do daime. A dignitária do Ciclu - Alto Santo, Peregrina Gomes Serra, viúva do mestre Irineu, recebeu a novelista Glória Perez, o diretor Marcos Schchetman, além de dezenas de atores e técnicos envolvidos nas gravações da minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes".

A história de Irineu Serra, que fundou no Acre a única religião genuinamente brasileira, faz parte da epopéia acreana, que tem como outros heróis José de Carvalho, Luís Galvez, Plácido de Castro e Chico Mendes. Bento, personagem que lutou ao lado de Plácido de Castro e será interpretado por Lima Duarte, estará velhinho quando voltar ao Alto Santo para reencontrar a madrinha Peregrina, lembrar do casamento dela com Irineu, cantar e bailar.

Existem, dentro e fora do país, centenas de centros que tentam imitar o Alto Santo, mas nenhum deles está subordinado ao centro original. Durante muitos anos os seguidores de Irineu Serra estiveram empenhados em cultivar os princípios deixados pelo fundador e têm evitado qualquer tipo de propaganda que possa significar o crescimento descontrolado de fiéis.

Foi a primeira vez que dona Peregrina Serra reuniu a irmandade num ritual oficial, especificamente para uma gravação de emissora de TV. Há quase um ano Glória Perez pesquisava e conversava com frequência com a dignitária do centro, a quem deu garantia de que a minissérie vai mostrar a originalidade do legado da obra de Irineu Serra, interpretado pelo ator Milton Gonçalves.

O ex-governador Jorge Viana acompanhou as quase três horas de gravação no Alto Santo. Ele conversou com dona Peregrina e confessou que somente agora compreende o fato dela ser tão refratária à divulgação.

- Eu esperava apenas a hora certa - respondeu Peregrina.



Rosilda Muniz, Jovita Gomes, Peregrina Serra e Glória Perez


Jornalista Antonio Alves e Lima Duarte durante o baile


Diretor Marcos Schchetman e a atriz acreana Wanessa Regina


Ex-governador Jorge Viana e Schchetman


Altina Serra, Glória Perez e o antropólogo americando Matthew Meyer


Peregrina Serra, Glória Perez e Giovanna Manfredi


Atrizes Brendha Haddad e Wanessa Regina


Perpétua Leite, Glória Perez e Jane Carioca; em primeiro plano, no salão do Ciclu - Alto Santo, as cadeiras de Peregrina e Irineu e as bandeiras do Acre, do Brasil e do Maranhão


Maquiadora escurece a barba de Lima Duarte, que interpreta Bento na terceira fase de Amazônia

Mensagem de Brendha Haddad:

"Olá Altino,

Foi maravilhoso no Alto Santo. Confesso que fiquei muito emocionada com tudo o que vi. Você hein, irreconhecível! Em suas palavras: foi um dia histórico. Estou embarcando logo mais para o Rio, para dar continuidade às gravações, mas o pouco tempo que estive no Acre mostrou o carinho que as pessoas estão tendo com a minissérie e com o meu trabalho. Foi um presente para o nosso Acre, um presente para mim também. Grande abraço, adorei as fotos e parabéns pela sua participação".

Mais informações no blog da autora Glória Perez e da jornalista Cora Rónai.

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá Altino,

Foi maravilhoso no Alto Santo, confesso que fiquei muito emocionada com tudo o que vi. Você hein, irreconhecível! Em suas palavras: foi um dia histórico.

Estou embarcando logo mais para o Rio para dar continuidade às gravações, mas o pouco tempo que estive no Acre mostrou o carinho que as pessoas estão tendo com a minissérie e com o meu trabalho.

Foi um presente para o nosso Acre, um presente para mim também.

Grande abraço, adorei as fotos e parabéns pela sua participação.

Brendha Haddad

Anônimo disse...

Oi Altino,
ao mesmo tempo em que fico emociada em ver a Dona Peregrina e os membros do Ciclu retratados de forma digna e fiél pela primeira vez num programa de televisão, também lamento o modo como vc se refere aos outros Centros que tentam seguir os ensinamentos deixados pelo Mestre Irineu.
Não acredito que os centros espalhados pelo Brasil, que não são tantos assim, tentem "imitar" o Ciclu, falando por mim e pelo Centro no qual sou fardada, digo que apenas tentamos seguir os ensinamentos como o Mestre deixou mesmo não tendo ligação com o Centro hoje dirigido pela Dona Peregrina.
Nós todos sabemos dos grandes problemas trazidos pelo crescimento desenfreado de adeptos da Doutrina, mas vc e eu também sabemos que não são os Centros relacionados ao Alto Santo os responsáveis por isso, muito pelo contrário.
De qualquer forma, sinto que pela primeira vez em toda a história do Daime, com toda a enorme e errônea divulgação da Doutrina nos mais diversos meios de divulgação, esta é a primeira vez que haverá um retrato sério da nossa religião.
Estou muito feliz de ver a todos na mini-série de modo respeitoso, como que deve ser.

Um grande abraço em vc.

Saudações nortistas

Dani Franco

Anônimo disse...

Bonito evento, boa reportagem, a não ser pela escorregadela de preconceito, ou arrogância, sobre os outros centros que tentam "imitar" o Alto Santo. A doutrina do Mestre não se imita, se sente no coração; o nosso Mestre é para todos, como Jesus, que avisou que onde se reunissem em seu nome, lá ele estaria. Assim é o Mestre Irineu, uma pureza divina, acima das nossas vaidades todas, que assim seja!

Anônimo disse...

Olá Altino !

Saudoso Mestre Irineu Serra, fundador de uma religião autenticamente brasileira nascida bem aí no Acre.
Md. Peregrina que continua guardando a doutrina do Mestre, sem querer "doutrinar o mundo inteiro...", o que eu acho corretíssimo.
Fora outros nomes heróicos: Chico Mendes, Plácido de Catsro, Galvez.....

O que não entendo é a Globo...
Vendemos a alma ?

Alguém já assisitiu esse documentário feito em 1993?
" Muito além do Cidadão Kane"

http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ

http://www.youtube.com/watch?v=m0m1rmi-Ooc

http://www.youtube.com/watch?v=mERhb-SDnMo

http://www.youtube.com/watch?v=pAfAkTFs7wI

Com certeza não é da Globo....
è sobre a Globo...

Um forte abraço

ALTINO MACHADO disse...

Ernesto, não se trata de vender a alma, mas da história do Acre. Por que a Globo e não você se interessou em revelar essa história ao Brasil e ao mundo?. Abraço

Anônimo disse...

Que bonito! estou muito contente por vocês. Muito contente pelo meu amigo, Antonio Alves. Paz e bem a todos do Alto Santo que um dia, espero, conhecerei. NN emocionado de longe

Luiz Algarra disse...

Creio que esta é uma excelente oportunidade para o Brasil se informar sobre as origens, princípios e seriedade da doutrina replantada por nosso Mestre Raimundo Irineu Serra.
Também pode ser um momento de reflexão para que os dirigentes de trabalhos similares ou derivados da matriz histórica do Daime, possam reavaliar os reais motivos que os levam a insistir em distorções grosseiras do trabalho original do Mestre.
Afinal estamos todos aqui nesse mundo para aprender, não é mesmo?
Parabéns pela iniciativa do blog e pela clareza de opiniões aqui apresentadas.
Que Deus nos abençôe.

Unknown disse...

Há apenas uma informação incorreta na matéria. O Daime não é a única religião exclusivamente brasileira; há também a União Do Vegetal, criada pelo Mestre José Gabriel da Costa, também nos seringais da Amazônia e que também faz uso do chá Hoasca.

Felicidades!

Anônimo disse...

Salve Altino!
Muito bonito ver a nossa Doutrina retratada num espaço midiático tão potente. Neste momento todos aqueles que seguem os ensinamentos deixados pelo nosso Mestre se sentem tocados em ver tão bela história. Não há espaço para pensarmos em imitações, quem está com o Mestre está, seja no Alto Santo - onde eu mesma fui recebida pela doçura da Mad. Peregrina e pelo Mestre colhida - seja nos centros espalhados pelo mundo.
Cada um de nós é zelador deste brilho e deste amor!
abraço fraterno,
Daniella Villalta

Anônimo disse...

Caro editor, pq meu comentário de ontem nao foi colocado no ar? Não ofendi ninguem, talvez apenas tenha ido contra a sua linha de pensamento. Isso é motivo para censura?

Unknown disse...

caros amigos, venho aki como fardado reforçar a opinião de que devemos dar valor a esta doutrina genuinamente brasileira, como o mestre dizia, que a doutrina estava pronta, nao se deveria mudar ou alterar nem um til... sou fardado e filiado ao céu de todos os santos em teresia piaui, cheguei a pouco da nossa comunidade, e por lá o que me marou muto foi a conversa de um irmao que falando sobre o mestre nos dizia que ele alertava para que seguissemos a doutrina sem querermos nos sentir dono dela...que toda vez que se comungasse a bebida, que chamassemos por ele que com certeza ele ali estaria presente...
Dentro do salão é intensa a presença do mestre, mesmo desencarnado percebemos muitos pontos do seu trabalho espiritual de forma mediúnica...podemos afirmar com convicção:"quem toma daime com fé nao adoeçe"!