quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

CONEXÃO ACRE-LOS ANGELES

Altino,

Ao chegarmos em casa, por volta de meia-noite, depois de uma jornada de mais de 12 horas no estúdio Nas Nuvens, no Jardim Botânico, nos deparamos com uma surpresa deliciosa: um par de camisetas enviadas pelo amigo Jorge Viana. Ao acordar, hoje cedo, João Donato logo vestiu a sua camiseta. No estúdio, o Donato grava "Lugar Comum" e outras músicas suas para o novo CD do também pianista brasileiro, Ségio Mendes, radicado nos EUA há mais de 40 anos.

Hoje, eu e a cineasta Tetê Moraes, aproveitamos a passagem do Sérgio Mendes pelo Brasil para gravar depoimento dele para o documentário sobre a obra e a vida de João Donato. As primeiras tomadas foram feitas em abril, no Acre, estás lembrado?

Entre copos de suco de manga, os dois recordaram histórias do pouco tempo que conviveram nos EUA, Itália e Japão, na década de 60. Eles só foram se conhecer na Itália, quando Donato fazia turnê com João Gilberto e Sérgio Mendes passava com o seu conjunto Brasil 66.

Fizeram juntos, depois, uma excursão pelo Japão. Entre idas e vindas no trecho Brasil-Los Angeles, finalmente se encontraram no Brasil depois de quase 35 anos.

A admiração de Sérgio por Donato é tamanha que, há cerca de dois anos, ao gravar o seu mais recente CD, Timeless, incluiu nada menos que três faixas de autoria de Donato: The Frog (com letra de Caetano), Bananeira e Ê Menina (com Gil), todas sampleadas e remixadas pelo Black Eyed Peas, que une o hip hop, o jazz, a bossa nova e o samba.

Em tempo: o Donato lamentou muito ter perdido o capítulo da minissérie "Amazônia" ontem. Terei uma tarefa árdua durante o período em que o Donato estiver na Austrália - de 12 a 26 de janeiro: gravar os capítulos.

Ele pára tudo o que está fazendo "na hora da novela do Acre", como costuma dizer. É verdade: nem telefone ele atende, fica ligado na minissérie da Glória Perez.

Abraço

Ivone Belem



A jornalista gaúcha Ivone Belém é casada com o compositor acreano João Donato.

Nenhum comentário: