sábado, 9 de setembro de 2006

BINHO VENCE NO 1º TURNO

Aníbal Diniz

Caro Altino:

Tenho a alegria de expressar minha mais completa convicção de que o companheiro Binho Marques (PT) será eleito governador do Acre já no primeiro turno, dia 1º de outubro. Justifico meu sentimento otimista com base nos números produzidos até aqui.


Primeiro, há cerca de 50 dias, quando Binho tinha apenas cinco pontos à frente de Márcio Bittar (PPS) na capital, no Estado todo Márcio estava com 9 pontos à frente de Binho.

Depois, menos de 20 dias atrás, quando Binho abriu 14 pontos de vantagem sobre Márcio em Rio Branco (pesquisa IBOPE - 21 a 24 de agosto), apareceu com 7 pontos a frente de Bittar em todo o Estado. Binho estava com 42% e Márcio Bittar com 35%.

A pesquisa do jornal A Gazeta, publicada na edição do dia 7 de setembro - plenamente confiável porque os números do instituto Datacontrol bateram integralmente com os do Ibope, veiculados dia 27 de agosto pela Globo/ TV Acre - mostra que Binho Marques já atingiu uma vantagem de 21 pontos sobre Márcio Bittar na capital.

Como nos levantamentos anteriores, Rio Branco, com seus quase 47% dos eleitores do Estado, funciona como parâmetro. Se Binho subiu de 14 pontos de vantagem (44% a 31%) em Rio Branco para 21 pontos de vantagem (50.3% a 29%) da pesquisa Ibope para a pesquisa A Gazeta/Datacontrol, menos de 15 dias depois, significa que, em todo o Estado, a vantagem de Binho sobre Bitttar deve estar entre 11% e 15%.

O crescimento na capital funciona como avalanche. Primeiro a vantagem aparece aqui. Dias depois ela se propaga por todo o Estado, à exceção de Cruzeiro do Sul, onde Márcio Bittar continua forte.

Se o próximo levantamento Ibope, que está registrado no TRE e a coleta de dados deve acontecer até o dia 12 de setembro, mostrar o Binho com vantagem de 11% a 15% sobre o Bittar, significa que ele já abriu pelo menos cinco pontos de vantagem sobre a soma de todos os outros candidatos.

A tradução disso tudo é: Binho Marques será eleito governador do Acre no primeiro turno!

Isso não é maravilhoso?

Um grande abraço.

O historiador e jornalista Aníbal Diniz, ex-secretário de Comunicação do Governo do Acre, é candidato a suplente do senador Tião Viana (PT)

Nenhum comentário: