quarta-feira, 3 de maio de 2006

GLÓRIA PEREZ NO ACRE

A novelista Glória Perez, que está escrevendo a próxima minissérie da Rede Globo sobre a história do Acre, cujo título provisório é "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes", chegou em Rio Branco nas primeiras horas da madrugada de hoje. Na terra onde nasceu, está cheia de entusiasmo para realizar o que ela considera que será a sua melhor obra.

- Estou na terra. Cade você? - foi a curta mensagem que Glória Perez me enviou, às 2 horas da madrugada, tão logo chegou ao hotel Imperador Galvez.

Ela está acompanhada de uma equipe com mais de 10 profissionais da Rede Globo de diferentes áreas. Eles vieram com a missão de cuidar do planejamento de diferentes aspectos das gravações, previstas para começar em setembro. A minissérie estréia em janeiro de 2007.

Durante o café da manhã, a novelista comeu tapioca, banana frita e tomou suco de cupuaçu. Depois saiu tranquila para entrevistar alguns conterrâneos cujas informações julga importantes para lhe ajudar a compor a minissérie.

Havia um batalhão de jornalistas acreanos telefonando para a assessoria dela tentando localizá-la para entrevistas. Ela preferiu marcar para amanhã, às 14 horas, uma coletiva no hotel.

No Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, é muito oportuno que esse modesto blog apresente com exclusividade ao seus visitantes uma entrevista em vídeo com Glória Perez, revele o nome da atriz acreana que ela convidou para fazer parte do elenco da minissérie, além de mostrar a novelista dançando côco com um personagem que fará parte da história.

- Cheguei de noite, tardíssimo. Daqui a pouco vou dar de cara com a cidade, com as ruas onde eu cresci, os lugares que frequentei, com a escola onde estudei. Quero ir lá, dar um abraço na Gameleira [árvore centenária, marco da fundação de Rio Branco]. O meu pai [o jurista Miguel Ferrante] sempre dizia: "Se passar na Gameleira, abrace a Gameleira por mim". Então eu vou dar o meu abraço na Gameleira, o que eu faço sempre. Muito emocionante mesmo é estar aqui para contar a nossa história, a história da nossa gente. É a página mais bonita da história do Brasil, mas ninguém conhece e não se ensina nas escolas. Sem bairrismo, o nosso hino é o mais bonito. Mais bonito que o Hino Nacional. O Acre sempre existiu mais para o mundo do que para o Brasil - afirma Glória Perez na entrevista.

Em relação às perguntas da entrevista coletiva organizada pelo blog, Glória Perez decidiu respondê-las quando retornar ao Rio com o argumento de que terá mais clareza sobre a realidade de sua terra.

Acompanhei-a hoje por mais de seis horas e isso resultou em vários vídeos e fotos. Tenham um pouco de paciência que vou começar a postar o belíssimo material. Assistam primeiramente a entrevista.





A atriz acreana Clarisse Baptista foi convidada por Glória Perez para integrar o elenco da minissérie. Ela começou no teatro amador em Rio Branco. Estudou e trabalhou no Rio e atualmente dirige a Usina de Arte João Donato.

No vídeo a seguir, o Aldenor, organizador da marujada no Acre, ensina Glória Perez a dançar côco.

- O seu Aldenor participará diretamente na série. Não haverá ator interpretando o que ele faz com maestria e que é uma forte manifestação da cultura acreana - afirmou a novelista.

Assista o pequeno trecho. Mais tarde publicarei a entrevista que Glória Perez fez com Aldenor.

P.S.:
Para visualizar o player de vídeos neste blog é necessário o plug-in Macromedia Flash Player. Clique aqui para instalá-lo.

18 comentários:

Anônimo disse...

Sem comentários, Altino...

Anônimo disse...

Hummmmmmm.....eu sabia que você iria se tornar global. rsrsrsrs

Altino, desculpe a brincadeira.
Estou torcendo para que essa minissérie seja um retrato do seu amado estado. Afinal de contas, o Acre e você merecem o melhor.

Beijos e parabéns (ai, de novo!)

Anônimo disse...

Altino, estou preocupado com uma coisa. Alguém já falou para a equipe da Globo que em Setembro o Acre é só fumaça?

Anônimo disse...

Olha acho que eu sou meio manteiga derretida mesmo, mas me emocionei com as palavras de Glória Perez, nossa isso me deu um nó na garganta, lindas palavras este resgate de lembranças é isso que me inspira no povo acreano, é um bairrismo mas é do bem, um povo que tem orgulho de viver aqui, eu tenho orgulho de morar aqui e não vou mais embora não, já sou acreana, lembro uma vez que o Altino tinha perguntado se eu já tinha bebido da água do Rio Acre, por isso não queria ir embora, respondi que eu já tinha me afogado no Rio Acre e não vou mais embora não ... Desejo a Glória Perez muito sucesso nesta nova "empreitada" de trabalho, sempre gostei muito dela e sempre torci muito por ela ... Sem mais palavras pois estou ainda tomada pela emoção!

Anônimo disse...

Muito importante, tu, seu Altino, dando furo assim e recebendo mensagem da Glória Perez na madrugada.

Eu só queria era uma bananinha assada e um suquim de cupuaçu...;)

Anônimo disse...

Aê Altino parabéns pela entrevista com a glória, gostei muito, inclusive já mostrei pra amigos. E como o colega aí falou.... Eu também estou preocupado pois no perído em que eles vierem aqui filmar, a cidade vai tar com muita fumaça!!

Anônimo disse...

É muita alegria, emoção e orgulho assistir aqui a Glória Perez, retornando as origens. Semana passada foi com o João Donato... Você está de parabéns Altino!
Um abraço.
Duda

Anônimo disse...

Altino,

Como é bom ver um sonho se realizar. Muita gente não sabe, mais eu sou testemunha,que no início do primeiro mandato do nosso governo vc andava pelos corredores e esquinas falando da importãncia de homenagearmos acrenos como João Donato, envolver outros como Glória Peres, Armando Nogueira... convidá-los a visitar o Acre,enfim... o que esta acontecendo agora. Que bom ! O pessoal de certa forma te ouviu. Parabéns a todos, mas a vc o meu destaque.
Fábio Vaz

Anônimo disse...

Parabéns Altino! Muito bom saber que vão contar a história do Acre na TV.

Anônimo disse...

Adorei saber como está sendo o dia-a-dia de Glória Perez no Acre! Sou um tremendo admirador dela e a considero uma grande amiga...

Altino parabéns pelas informações e tomei a liberdade de colocar em minha comunidade, espero que goste...

Um abraço a todos desta terra linda.

Fernando - São Paulo

Anônimo disse...

Altino, é sempre muito bom ler qualquer coisa sobre o "meu Acre" e será ainda mais belíssimo porque será contado pelas mãos de uma grande figura acreana.
Até que fim essa linda história será contada para o resto do mundo.

Anônimo disse...

Thaís, qual teu e-mail? Escreve para altinoma@uol.com.br

Anônimo disse...

Bem, preciso comunicar-me com a Glória, tenho um material que precisa chegar em sua mãos.agradeço.

Anônimo disse...

Caro, agora complicou. Não tenho sequer seu e-mail. Escreva-me então. Grato.

Anônimo disse...

Altino, fico emocionada em saber que artitas da rede globo está neste grande elenco, fico também agradecida a Glória mostrar a verdadeira história do Acre, para que o povo, que não conhece o acre ficar sabendo mais um pouco de sua história. Pois, eles acham que no nosso estado só há índios, hahaha!!!!! somos índios sim mais com orgulho de ter um estado como o nosso, que será mostrado a todos! Sabe minha maior vontade é participar desta minissérie, só que fique sabendo da seleção de figurantes um dia depois, mais fico emocionada só de saber que pessoas da nossa terra vai participar, e espero que o brasil todo goste da minissérie que será um sucesso!
Tenha um bom dia altino, e se por acaso vc ver os artistas diz a eles que tem uma garota no acre que admira muito eles, beijos. JAQUELINE SOUSA

Anônimo disse...

ola adoro seu trabalho , espero que este me surpreenda mais ainda do que os outros, apesar de não conhecer teu trabalho a muito tempo por so ter 14 anos , saiba que eu te apoio , bjs andressa

Anônimo disse...

oi eh 1 prazer esta escevendo este e-mail para vc Gloria Peres eu ja tentei mandar 1 carta para vc mas nunca consegui, vou falar 1 pouco da minha historia deste os meus 9 mando cartas e e-mail para artistas programas sempre pedindo uma oportunidade de 1 dia alquem especial como vc realizar o nosso sonho quer dizer meu e do meu irmao somos gemeos,nos somhamos de um dia sermos atores mando cartas e e-mail pq e o unico caminho que encontramos,pois somos pobre. hoje temos 15 anos mas nunca desisti espero que vc Gloria Peres nos der uma oportunidade.obrigado pela atençao espero que este e-mail seja lido por Gloria Peres

Anônimo disse...

preciso muito conversar com a gloria.não entendo o motivo pelo qual isto se torna impossivel. È muito importante pra mim e quem sabe pra ela também.do seu trabalho eu so tenho um comentario a fazer.acho tudo que ela faz maravlhoso.