sexta-feira, 1 de julho de 2016

Mensagem de uma estagiária da Biblioteca do IBGE

É tão bonito receber uma mensagem como esta, de alguém que não é jornalista, mas esbanja simplicidade, esmero e elegância com as palavras. E é bem feio notar que o governo do Acre e as prefeituras não conseguem alimentar as bases de dados de fotografias sobre a região. Eis a mensagem da estagiária:

“Olá Altino,

Sou estagiária do Centro de Disseminação de Informação do IBGE, mais especificamente do setor de acervo fotográfico. Nossa função é catalogar as fotografias enviadas pelas unidades regionais do Instituto em todo Brasil.

No último mês me foi atribuída a tarefa de revisar as fotos de Rio Branco, tarefa esta que consiste em fazer notas explicativas do que é retratado no suporte fotográfico.

Confesso que não tem sido simples achar informações sobre a cidade, pois mesmo tendo sido essencial na construção da história do país, me parece que há uma negligência por parte dos órgãos municipal e estadual na preservação da memória do Acre; salvo monumentos históricos, como o Palácio Rio Branco, por exemplo, muito pouco há documentado oficialmente  e disponível na web.

No processo de pesquisa seu blog nos foi de grande utilidade. Nele encontramos informações que não estavam em lugar nenhum e com o grau de confiabilidade informacional exigida, o que ajudou (e muito!) no processo de conhecimento da Cidade, o que implica no aprimoramento da catalogação, que por sua vez facilita a busca e recuperação da informação pelo usuário.

Agradeço de coração o trabalho que tem feito de resguardo da memória deste Estado tão rico, seja por seus habitantes ou por suas paisagens.

Para nós bibliotecários, a preservação da memória é sinônimo de perpetuação. Nosso trabalho é garantir que outras gerações possam ter acesso à informação de maneira tão íntegra quanto nos for possível, tal qual ao momento de sua criação.

E são iniciativas como a sua que sustentam, são os pilares, dessa missão.

Saudações,

Raquel Teixeira.”

Um comentário:

Unknown disse...


Que legal Jornalista Altino, ter acesso ao seu Blog, foi uma satisfação grande. Espero que você continue a mostrar a nossa cidade tão bela daqueles a ama. Imagens perfeitas.
Atenciosamente,
Raimundo Bento dos Santos