segunda-feira, 12 de novembro de 2012

NO ACRE, O PIOR CONGRESSO DA FENAJ

Na tarde de sábado (10), em Rio Branco, durante o encerramento do 35° Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado pela Fenaj e o governo estadual, acadêmicos de jornalismo da Universidade Federal do Acre fizeram a leitura de uma carta em que criticam duramente o evento.

O 35° Congresso Nacional dos Jornalistas pode não ter sido bom, mas as festas foram ótimas, com boa comida, boa bebida e música. Aliás, festas para os poucos e bons profissionais engajados e alinhados com o projeto governista.

A carta dos acadêmicos é o melhor documento sobre um evento que custou oficialmente mais de R$ 500 mil ao contribuinte acreano.

Leia:
Carta dos Acadêmicos de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Acre 

Esta carta tem objetivo de mostrar os pontos que os acadêmicos acreanos acharam de real relevância para exemplificar o que foi o 35° Congresso Nacional dos Jornalistas. Deixamos claro que este documento não visa ofender, desmoralizar e nem desprestigiar os colegas que se empenharam na organização, realização e sucesso deste evento, mas é de extrema importância citar alguns pontos que causaram desconforto na categoria estudantil local:

1 – A pouca divulgação do evento no meio universitário, tendo em vista que atualmente apenas uma universidade acreana oferece o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, sendo esta a UFAC (Universidade Federal do Acre);

2 – A não realização de um Congresso Estadual, para definir a delegação acreana, eventualmente o delegado estudantil, já que a classe universitária tem direito a representação mediante alguns processos de sindicalização;

3 – Sobre o valor das inscrições, não foi dentro das realidades universitárias e nem houve um diálogo para acordar um preço acessível a todos. Os estudantes aqui presentes foram informados no dia anterior da abertura que 30 vagas estavam disponíveis para os acadêmicos de comunicação da UFAC, inviabilizando o comparecimento de outros colegas;

4 – A falta de contato e desinteresse do sindicato em dialogar com os estudantes universitários, sobre assuntos pertinentes a categoria universitária, que foram debatidos neste congresso.

Ao dialogar com colegas de outros estados, tivemos a informação que este congresso, ao contrario dos anteriores, foi o de menor representação local de profissionais que sediam o evento. Observamos então, que nesses três dias de evento, os estudantes representaram o estado do Acre. Isso mostra o nosso interesse por este evento tão importante, porém, tal interesse não mereceu a devida atenção.

Este documento tem a finalidade de alertar os sindicatos para valorização estudantil, já que nós hoje somos os jornalistas de amanhã e precisamos ser inseridos nas discussões presentes, muito além das teorias, queremos ação e o direito à nossa participação. Esperamos que esta carta venha trazer uma reflexão para os próximos congressos, como forma de somar e nunca subtrair, pois a nossa intenção é fortalecer a categoria e o Sindicato dos Jornalistas do Acre. Estaremos sempre dispostos ao diálogo.

No mais, agradecemos o espaço disponibilizado e rico conhecimento que nos foi passado neste congresso, dando ênfase ao intercâmbio realizado com colegas de outras unidades federais, hoje amigos que tem o nosso respeito e admiração.

Nosso muito obrigado aos que fizeram e fazem parte da história do jornalismo nacional e local, a luta de vocês é o que nos motiva a continuar. E para os profissionais aqui presentes, nunca esqueçam o trecho da musica de Luiz Gonzaga que diz: “A beleza de ser um eterno aprendiz”.

Obrigado!

Um comentário:

joao disse...

Se isso foi o melhor do encontro, imagino o encontro, putz!