quinta-feira, 2 de junho de 2011

A FESTA DA HORA SE APROXIMA

Evandro Ferreira, do blog Ambiente Acreano

O inferno astral vivido por Tião, Jorge Viana e grande parte de políticos e militantes da Frente Popular do Acre em razão do retorno do nosso fuso horário - que eles abominam - vai se encerrar em breve, quando o projeto de lei aprovado no Congresso for enviado para sanção da presidente Dilma Roussef.

Mas eles que não pensem que o final dessa história vai se resumir a isso - a presidente assinar e a lei entrar em vigor 30 dias após a sua publicação, como previsto no projeto do senador Pedro Taques (PDT-MT).

A hora da "vingança final", a "cereja do bolo" para os que foram obrigados a engolir a mudança da hora sem consulta popular tem que ser degustada nesses 30 dias para a entrada em vigor da mudança. É preciso isso para fechar o episódio com "chave de ouro".

Explico: todos lembram que quando a lei que mudou nosso horário foi sancionada pelo presidente Lula, no dia 25 de abril de 2008, foi dado um prazo de 60 dias para que a mesma entrasse em vigor. A razão alegada pelo autor do projeto de mudança era de que a população precisava ser esclarecida sobre as mudanças.

Mais por que 60 e não 30 dias? Foi politicagem? Tentativa de ganhar dividendos políticos durante o processo de esclarecimento público?

Quem viu como a tal campanha de esclarecimento foi conduzida – com material produzido pela agência de publicidade CIA de Selva – chegou facilmente à conclusão de que houve uma tentativa de manipulação psicológica da opinião pública.

Conforme se pode ver nas notas publicadas na época nos blogs que se posicionaram contra a mudança, a tal campanha tentou, entre outros absurdos, alegar que a mudança do fuso horário era um ideal dos revolucionários acreanos. Tudo bancado com recursos públicos usando como desculpa a tal necessidade de esclarecer a população.

E a Frente Popular – via governo do Estado – promoveu, com recursos públicos, a infame "Festa da Hora" no calçadão do Mercado Velho. Lembram? Show com música e discursos dos então "vitoriosos" de uma das batalhas da guerra que se transformou a questão do fuso horário no Acre. Eles venceram aquela batalha, mas perderam a guerra.

Pois bem. Agora, sem rodeios ou desculpas, é chegada a hora dos que se sentiram prejudicados ou injustiçados, de exigir, via seus representantes políticos, que o mesmo governo da Frente Popular do Acre, que por um capricho do destino é dirigido pelo líder dos que defenderam a mudança não democrática da nossa hora, banque uma campanha de esclarecimento à população sobre a mudança da hora que virá. Tem que ser olho por olho: nós, que sempre fomos contra a mudança, temos que ter direito a uma festa da hora também. E no mesmo local.

Queremos que os spots publicitários para a TV tenham qualidade similar aos produzidos em 2008. Queremos também dezenas de outdoors espalhados pela cidade. De preferência informando à população que o Acre decidiu, no referendo do ano passado, pela "hora mais certa".

Vamos nos mobilizar para essa grande festa. Vamos formar um comitê para planejar a campanha de esclarecimento – sem dar vez e voz aos membros da Frente Popular. Para o governo da Frente Popular vamos mandar apenas a conta. Eles tem a obrigação moral e legal de pagar por isso.

Venham todos. O povão, os políticos que lutaram pelo retorno do nosso fuso horário. Vamos todos desfrutar dessa campanha. Não vamos deixar de provar da "cereja do bolo" que irá coroar uma campanha vitoriosa onde a vontade democrática do povo acreano se impôs.

30 comentários:

Enzo Mercurio disse...

Aproveitando a festa da hora , ja que o povão vai estar presente , por que nao pedir tambem , mais empresa , mais empregos , mais saude .
O estado so vai tirar o povão da pobreza quando tiver emprego para todos ou pelo menos uma renda maior para todos.
Isso so se resolve com empresas vindo para o Acre.
Peçam para os Europeus que sao preocupados com a floresta ajudar.

Hedislandes Gadelha disse...

Muito bom!estamos juntos. Parabéns que esclarecimento...

Fátima Almeida disse...

Boa, Evandro.
São muitas as contradições da Frente Popular que deveria mesmo era retirar esse nome popular e assumir, sair do armário e se intitular Frente Madeireira e Pecuarista.Vamos listar apenas 3: 1. o Governo proclama que levantou a autoestima dos acreanos,gravou o hino nacional com outra melodia, o hino que enaltece os brios e a combatividade do povo acreano, mas quando o povo afirma seu poder, isso é tratado como coisa de gente inescrupulosa; 2. os sindicatos dos servidores públicos estão mobilizados para greve por não aceitarem o reajuste em várias parcelas. O articular político da Frente diz na mesa de negociações: "quem não quiser que peça demissão"; 3.um dos partidos que apoiam a Frente é o Partido Verde, feudo do marido da Márcia Regina a atual chefe de Gabinete civil, que não publicou nenhuma nota, artigo, nenhuma manifestação a respeito da questão do Código Florestal que vem mobilizando ambientalistas em todo o país, estando a Marina Silva na linha de frente dessa guerra. Frente Popular mesmo somos nós.
É justo que o Governo refaça o mesmo caminho de 2008 como voce está propondo. Mas com suas práticas tipicamente coronelísticas dificilmente eles entenderiam isso. São refratários. Não conseguem ouvir, dialogar, aceitar opinião divergente, muito menos derrota nas urnas.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Vamos lá, Evandro! Tô nessa! Vamos nos organizar.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

ALTINO MACHADO disse...

Essa vai ser a festa da gente diferenciada para o governo?

Juarez Nogueira disse...

Altino, caro
Quanto tempo!
Não é boa ideia. Os Viana iriam faturar o momento. Anote aí: estão reeleitos. A reeleição já é privilégio de casta. Até 2014, há muito tempo para esquecer. O Ivan Lessa dizia que "a cada quinze anos o Brasil esquece os últimos quinze anos". Acho que é muito otimismo para os meus cascos. Há cada semana o país esquece a última semana. Veja-se, por (mau) exemplo, a política nacional do PT & Cia. Com dinheiro e cargos públicos, a máquina administrativa nas mãos, não há memória nem indignação que valha vintém, indignidade que não tenha seu preço. Você sabe de meu respeito e carinho pelos acreanos, mas o Acre está integradíssimo à regente política nacional. Quanto à "exclusão no tempo", é apenas um lapso temporal de JV a quem o próprio tempo beneficiará para a elisão do fato e a eleição de fato. É ditadura da fatalidade - para a da felicidade de poucos - erigida nos desvãos do esquecimento e no vai-da-valsa.

Matthew disse...

Essa de "os revolucionários acreanos queriam que Tião mudasse o fuso" é de lascar!

Anônimo disse...

realmente eu gostaria de entender os atos desses senhores, parecem tão incoerente: Quando o assunto é da vontade deles é o "povo" que quer, quando não, é "jogada de políticos", ha por favor! vamos abrir o olho moçada!

Carlos Gomes disse...

E ainda tem o Sen. Jorge Viana falando contra a vontade do povo acreano, dizendo ser um retrocesso para o Acre, ele chama de retrocesso o que pensam, decidiram e votaram muitos dos que fizeram com que ele tivesse hoje o mandato de senador da república pelo Acre?! Enfim, façamos a festa e a o brinde tem de ser lento e muito prazeroso!

sergio souto disse...

Fatima, quem gravou o hino do estado Acre(não nacional)fui eu, e não o governo.
O governo não canta nem "parabens pra vc"rsrsrsr
Não mudei a melodia, mudei sim o andamento,deixei-o mais elegante e envolvente,e cá pra nós ficou muito lindo, emocionante! rsrs
Posso dizer sem medo de ser feliz:
É um dos meus maiores sucessos!!
Um abração!

Marcos disse...

Nobre blogueiro... Quanto blablabla... Ainda ontem em uma rodada de cerveja após a vitória do Vascão... discutíamos varios assuntos e dentre eles, esse famigerado horário... eramos umas 10 pessoas entre empresários, comerciários e funcionários publico, e tivemos uma triste contratação, a de que desde que se instituiu uma estátua com vendas nos olhos para simbolizar a justiça, o ser humano desacredita cada vez mais no ser humano... Calma nobre blogueiro vou explicar... o ser humano que é o mesmo de ontem e será o mesmo amanha... pode até trocar de roupa, mas de pele não... e chegamos a triste conclusão(com teor alcoólico alto)que essa novela ja foi vista no Acre, sempre que se aproxima uma eleição... ficar falando que esse, aquele ou aquele outro é bom ou ruim, não passa de latido de cachorro pobre, que o máximo que vai receber são os restos dos seus donos... Senhoras e Senhores, Vamos elevar o nível do debate, senão estaremos nos nivelando por baixo, e é isso que eles querem... O POVO que os pseudo cientistas políticos enchem os pulmões para falar, nada mais é para TODOS OS POLÍTICOS, sejam eles de situação ou de oposição, uma massa fácil de manipular e transformar em escada para subir... Abram os olhos acreanos... Deixem os caprichos para os "pichos"...
Grande abraço... Ah ia me esquecendo... se quiseres participar da próxima rodada... será na quarta... entre em contato...

@eutogorda disse...

Onde eu assino? ahah o/

Anônimo disse...

Seria bom chamar os Los Porongas e soltar balõezinhos como foi feito na referida Festa. E ainda vamos cantar "...o tormento é sempre a solução...". Quero ouvir Porongas no show de retorno da hora. E nada mais justo, pois assim como os amigos tocaram naquela oportunidade, também poderão tocar agora.

Quero Porongas no show de retorno da hora!

Francisco Nazaré disse...

Vamos começar pelo dia 14 com paralisação total, essa miséria que o governador quer dar, não dá nem pra repor as perdas, aínda mais parcelado.

Anônimo disse...

Assistindo ao vídeo da fala do nobre senador Jorge Viana, uma série de questões nos ocorrem:
1) O povo acreano é um rebanho alienado (imagem, aliás, bastante apropriada para um lugar onde a pecuária, além da madeira, é o maior negócio) que segue facilmente os comandos de uma campanha "política manipulatória", conforme opinião do senador a respeito do resultado da consulta. Ou seja, o povo não possui vontade própria, obedece docilmente às determinações exeternas (os políticos da oposição, nocaso);
2) Assim sendo, o resultado de tal decisão, portanto, não expressa a verdade, não sendo digno de ser levado a sério, como muito coerentemente demonstra o parlamentar ao abster-se de votar pela aprovação do relatório;
3) Contudo, surge uma certa confusão na fala de Jorge Viana, quando fala no atendimento da vontade do povo mas, ao mesmo tempo, diz que esa "vontade" expressa nas urnas é produto de manipulação política, ou seja, não é a vontade genuina do povo. Meio confuso... é ou não é?

Diante disso, algumas perguntinhas:
1) Para esclarecer de uma vez por todas a questão, o senador Jorge Vina considera o resultado da consulta vontade do povo ou não?
2) Sendo o povo tão manipulável politicamente, significa dizer que todas as vitórias obtidas pela Frente Popular, liderada pelo PT, ao longo de mais de uma década de governo foram resultado de manipulação política?
3) Se for correto afirmar isso, por que, então, esse povo tão manipulável não respondeu positivamente aos apelos da suntuosa e cara campanha oficial pela manutenção do novo horário do Tião Viana?
4) Estarão os líderes do PT acreano perdendo a capacidade de manipular adequada e eficazmente a "vontade" do povo acreano, como demonstrou a derrota nessa questão da hora?
5) Se essa derrota evidencia a continuidade de uma manipulação (nesse caso perpetrada pela oposição), seria correto concluir que esses mais de 12 anos de governos petistas em nada contribuiram para uma elevação qualitativa da consciência política do povo acreano?
6) Pra finalizar: em todo esse tempo, esse grupo (assim como os "anteriores") só tiraram proveito dessa "fragilidade inocente" do povo acreano, não sendo capaz de transcender tal condição de dirigismo manipulatório na formação de sua própria vontade?
Se tudo isso for a expressão da verdade, não há outro destino senão o abatedouro o que nos espera.

Janu Schwab disse...

Ahahaha!
Muito bom, Isaac Ronaltti.
Acho justo.

Julio Cesar disse...

Legal Isaac, os balõezinhos vieram todos do Badate, enquanto aos los chapa brancas (opa ,los Poronga ) esqueça, aquele conjunto espanta até mosquito da dengue.

Mari@d@acre disse...

vamos fazer uma consulta pra saber se o povo acreano concorda com pensão de ex-governador, ou aprova o "esquecimento" dos ditos princípios que JV prega........PETRALHAS. P.S.: Como acreana, marquem a data que sairei de goiânia para presenciar essa vitória do POVO.

Anônimo disse...

REPITO: QUERO PORONGAS NO SHOW DE RETORNO DA HORA!

A JUVENTUDE ACRIANA PEDE!

Renaldo disse...

Fátima Almeida, você lembra de um dos fundadores do MDA?, o principal ideólogo, chamava-se César Messias, "oposição" raivosa a FPA, onde ele estas? então mos chamar a FPA de FDA!?

DaviAcre disse...

E para quem não sabe, a banda Los Porongas fez uma música sobre o referendo que fez voltar o fuso antigo, ouçam a música "O lago": http://www.youtube.com/watch?v=mxERSBjYIsU

eliomar m. disse...

Quando for marcada essa grande mobilização, me mandem um e-mail. Pois vou participar com toda vontade de mudar tudo, e não só a hora deste ESTADO. E se os petistas estiverem insatisfeitos com à mudança da hora, basta se juntarem aos VIANAS, e irem morar lá na BOLIVIA.

Socorro Craveiro disse...

Evandro, demorou mas chegou.
Estaremos lá cantando:
"Amanhã vai ser outro dia (começa baixinho e vai crescendo,3x)
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
(...) Apesar de você amanhã há de ser outro dia (coro)
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
(...) Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza de "desinventar"
(...) Apesar de você (coro)
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
Antes do que você pensa
Apesar de você (coro)
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você (coro)
Você vai se dar mal, etc e tal, la, laiá, la laiá, la laiá..."

“Apesar de você” (Chico Buarque)

Ps-procurem a letra completa e nos encontraremos lá (lalaiá).
Valeu povo acreano.

Je vois tout disse...

Gente vamos organizar a festa da volta da democracia no Acre e do seu fuso horário.

Anônimo disse...

Queria muito estar ai na volta do horario antigo.
Eu iria dancar com os pes descalsos na rua, de olhos fechados e cantando: " Hoje voce e quem manda, falou, ta falado, nao tem discussao, nao. A minha gente hoje anda falando de lado e olhando pro chao viu, e voce que inventou este tema, que inventou de inventar toda a escuridao, voce que inventou o pecado, esqueceu-se de inventar o perdao. Apesar de voce..." Quando tocar essa musica, meu coracao estara em unissono com todas as pessoas que se contrariaram com a ditadura que o Acre vive hoje.

Beijo,

Joema.

maria de jesus disse...

ADREI A VOLTA DO HORARIO NÃO PQ O HORARIO ME ENCOMDA MAS PQ O PT PENSA QUE MANDA EM TUDO E EM TODOS
FALOU NO GAZETA ALRTA UM MOTE DE ARROGANCIA FALIU O ESTADO E AINDA QUER TER MORAL,ACHO MELHOR OS DONO DA "VERDADE" IR PRESTAR CONTA COM O ESTADO.
DEPOIS Q A NALU RECEBEU AQUELE CARGO PRA FICAR CALADA NUNCA MAIS FALARAM DE BOCA DE LOBO????É BRICADEIRA USAR O DINHEIRO PUBLICO POR ISSO NÃO PRESTA CONTA HEIN GOVERNADOR.

Francisco Nazaré disse...

A Socorro Craveiro achou a música certa para voltarmos ao antigo horário, podem marcar a festa!!!

Fátima Almeida disse...

Puxa vida, Sergio Souto, eles nunca anunciam que você é o autor da interpretação nova do hino acriano que executam em todos os eventos oficiais..e eu que sou desligada, se sabia disso, tinha esquecido..e voce também nunca mais foi convidado para animar nada...nunca mais soube de nenhum show seu por aqui..
Quanto ao Chico Buarque não gosto mais dele desde quando declarou-se a favor de Fidel, anos atrás quando matou alguns no paredón. Taí, a irmã dele é ministra da Dilma que está confusa, não recebeu a Iraniana Nobel da Paz..Coisa Louca está esse país..Dilma vai disponibilizar 20 bilhões para o bolsa família..Já pensaram nisso? às vésperas de eleições para prefeitos.. Não cantem vitória antes do tempo..cuidado com o Paredon..
Esse FDA do Ronaldo se colocar um "o" depois do F. até que fica pertinente..

sergio souto disse...

Se liga Fátima, estamos na mesma "nau"!!
Muita paz e luz!!

Meu carinho!

ley disse...

kakakakakakakakakakakakakaka toma seus via...nas, vejam e sintam o quanto é bom ser sobrepujado e ter sua vontade ofuscada, ter poder é bom, perde-lo é ruim, mais observa-lo saindo de seu controle bem devagar, e observar que todos a sua volta estão te encarando com sangue nos olhos esperando o ultimo suspiro ser dado para comerem a sua carne, é horripilantemente perturbador, pois bem chegou ao fim a dinastia viana em meu estado, e marquem o dia da festa que estarei junto para comemorar a liberdade, palavra qua agora entendo o significado na sua escencia, e grito a todos "estamos livres" novamente nossas vozes foram ouvidas em todo o país, e mais uma vez provamos que somos um povo forte unido e aguerrido.