quarta-feira, 18 de maio de 2011

"MEU SONHO É A DITADURA DA FELICIDADE"


Trechos da entrevista do senador Jorge Viana ao jornal Opinião

O "susto" da última eleição deu uma sacudida no PT para mostrar que algumas mudanças precisam ser feitas?

Não só por parte da eleição em si. Eu acredito que o resultado da eleição é parte do jogo democrático. Nós tínhamos os três senadores e lamentavelmente na eleição de 2002 quando elegemos o senador de um partido da base da Frente Popular e um ano depois ele nos abandonou foi uma coisa muito ruim para nós. Acho que a população também observou isso: a própria saída da senadora Marina Silva do PT foi uma situação também diferenciada. Eu não diria que essa última eleição nos deu um susto, mas que as urnas nos mandaram alguns recados. Devemos ter a humildade de ouvir e tentar entender esses recados: a senadora Marina Silva, por exemplo, foi pessimamente votada no Acre e a Marina sempre era a campeã de votos no Acre.

E com relação à eleição para governador, qual a lição que ficou?

O governador Tião Viana não teve a votação esperada e eu não tive a votação que podia ter. Agora nós saímos ganhando nas eleições, mas recebemos uma série de recados. Temos que absorver isso. O governador Binho Marques fez um grande trabalho e eu também, modesta à parte, dei a minha contribuição. O governador Tião Viana já está absorvendo esses recados das urnas: ele está trabalhando, está visitando mais lugares, está conversando mais com as pessoas. Temos que repactuar alguns compromissos com a sociedade e temos que ficar mais atentos, porque o próprio tempo desgasta. Não vamos culpar o tempo e nem tampouco vamos culpar o eleitor.

O que deve ser feito, então, a partir de agora?

O que temos de compreender é que o eleitor mandou alguns recados e nós temos que absorver esses recados. De alguma maneira temos que recompor a união entre os partidos. O exemplo disso é a presidenta Dilma Roussef ter sido muito mal votada no Acre é muito mais grave do que eu que tive a quantidade de votos. Todos sabem que o ex-presidente Lula ajudou tanto o Acre, mas eu compreendo. Precisamos corrigir isso agora para que, na próxima eleição, quem não votou na gente, possa votar se a gente for candidato.

Como deve ser o comportamento do PT e dos partidos da Frente com o "recado" das urnas?

Precisamos entender as urnas como sendo uma manifestação das pessoas. Elas estão se manifestando, o eleitor está querendo passar alguma mensagem e essa mensagem deve ser compreendida. Vamos ter que compreender e não ter raiva do eleitor. Temos que ficar agradecido ao eleitor que deu as vitórias ao governador Tião Viana e à presidenta Dilma Rousseff. Fomos eleitos, mas o eleitor aproveitou e mandou alguns bilhetinhos, nos mandou alguns recados. Se tivermos a humildade de consertar essas falhas, talvez sejamos merecedores não só pelo que já fizemos, mas pelo que podemos fazer com o apoio no futuro.

O senhor saiu de um processo em que a acusação era a utilização do poder econômico na campanha. Como é que o senhor avalia este tipo de ação?

Pois é. É até bom que você me pergunte isso. Até agora eu não entendi porque que houve uma ação tão dirigida contra o Tião Viana, contra mim, contra a Frente Popular. Foi uma ação dirigida à Justiça, que é dirigida por homens, onde há grande chance de errar. Lamentavelmente setores da Justiça do Acre cometeram um erro gravíssimo: primeiro tentaram arranhar, atingir aquilo que nós temos de mais precioso, que é a nossa honra, que é a nossa credibilidade. O processo não deu em nada porque não houve a menor prova, um único documento provando nada contra nós.

Porque, então, houve a acusação?

Fizemos uma campanha dentro da lei. Agora tentaram nos pegar de bode expiatório, enquanto que alguns políticos que compraram votos, que abusaram do poder econômico não foram importunados. Essa é uma pergunta que temos que fazer para algumas pessoas que estavam com responsabilidade de fazer com que as eleições transcorressem com tranquilidade e fizesse valer o sentimento de Justiça. Eu, particularmente, tive que entrar na Justiça depois de me sentir injustiçado contra pelo menos seis daqueles que estavam agindo contra a Lei que, do meu ponto de vista, descumpriram a Lei. Por isso eu entrei na Justiça contra eles, não que eu queria ser mais do que ninguém, porque não sou. Entretanto, não é justo que em um período de eleição você consiga atingir a honra de quem tem honra ao invés de fazer a defesa dos interesses públicos.

Existe algum processo ou pedido de autorização no Senado para que o senhor seja processado porque era assessor da empresa que vendeu um helicóptero para o Estado?

Eu fui prefeito por quatro anos e governador em dois mandatos. Não existe um único processo contra mim no Tribunal de Justiça do Estado ou no Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Agora sou senador e volto a afirmar que não tem um único processo contra mim no Supremo Tribunal Federal e no Supremo Tribunal de Justiça. O que existe é uma ação do Ministério Público Federal no Acre fazendo uma investigação da compra de um helicóptero do governo. E é justo que se apure: se tem ilegalidade ou não, que se prove.

Mas o seu nome é citado nesta ação?

Uma pessoa que estava na investigação resolveu fazer uma carta precatória e citou meu nome com uma pergunta: se eu tinha ocupado um cargo ou não em uma empresa. O fato de terem colocado meu nome em uma carta, perguntando isso, de ter ocupado o cargo e nada mais, fez com que o processo fosse para o Senado Federal, o que é talvez, a coisa mais absurda. Eu volto a falar novamente: não tem nenhum pedido para me processar em nenhum Tribunal do Brasil. Eu não estou sendo investigado por nada a partir do Supremo Tribunal Federal e não respondo a nenhum processo. Isso então é uma questão de tempo.

Alguns setores insistem que o senhor está sendo processado...

Eu lamento porque enquanto algumas pessoas dirigem ou tentam dar uma repercussão a este tipo de notícia, alguma coisa que é, no fundo, um grande equívoco só por conta de uma citação porque agora eu sou senador. O pedido foi encaminhado ao Senado, mas já já vai voltar. É uma questão de tempo. Na verdade, pessoas que têm contas a ajustar com a Justiça tentam se esconder atrás das inverdades, das agressões aos outros. Isso ai é uma questão de tempo. Nada como trabalhar com a verdade e por isto estou tranquilo. A minha preocupação é que esse mandato seja útil para o Acre, para o governo do Tião Viana, para o governo da presidenta Dilma Rousseff e, principalmente, para as pessoas que mais precisam.

Qual é o sonho do político Jorge Viana?

O sonho é o Acre ser uma referência para o Brasil e para o mundo. É de ter um modelo econômico sustentável baseado na relação inteligente e harmoniosa do homem com a natureza. Que todo o povo possa viver com um padrão de vida que seja digno e poder criar, assim, condições para que as pessoas sejam felizes. Meu sonho é do Acre ser um cantinho do mundo aonde a gente viva a ditadura da felicidade.

36 comentários:

joao disse...

A ditadura da felicidade DELE.

Matthew Meyer disse...

Senador de Teflon!

Rodrigo disse...

Tá comendo bem o tal do JV

eliomar m. disse...

O senador Jorge Viana. Pelo que ele diz parece que entendeu alguma coisa após as eleições, mais muito pouco. E senador Jv, se as baixas na sua caserna foi sentida quando o senador Geraldinho Mesquita, abandonou vocês éra por que algo estava errado, e errado está: na arrogância do Pt.Pc do B. Que se dizem brigar e buscar uma tal de união entre os partidos da frente popular que não vai mais existir, por culpa de vocês que ganham com os partidos e governam para si. E senador Jv, o senhor pode tér certeza que o eleitor e o povo observaram sim que á frente popular foi sem dúvida muito importânte benéfica para o ACRE. Mais este mesmo eleitor e o povo, observa que também que a frente popular não é mais a mesma e hoje está totalmente corrompida e comprometida com poucos e cheio de assessores sem esrcupulos. Que destroi e mata a humanidade. Essa é à frente popular do ACRE.

eliomar m. disse...

Meu caro senador Jorge Viana, sobre á votação que vocês esperavam e que não veio. É por que os eleitores deste Estado, estão mais observador. E observaram que vocês adoram maquiar as coisas e são parecidicimos com o DEIVID COPPERFIELD. E que vêr por que são iguais:" é só ir ali no tal parque do horto florestal, que ali o povooo vai vêr uma obra maquiada e eleitorera".

Flávio Santos disse...

eliomar, seus comentários são bons; só vale lhe ressaltar que quem administra o Horto florestal é o Estado e não a Prefeitura, muito embora ambos do PT

Clênio Plauto S. Farias disse...

Espero que os recados inigmáticos possam ser preservados para daqui algum tempo, após o acidente que foi a reeleição do PT, no Acre (Brasil), possamos encontrar a caixa preta e descobrir tão inigmáticos recados. Para que no futuro possamos evitar novos acidentes.

aurelio disse...

Ditadura não combina com o vocábulo Felicidade.

rodinei disse...

È o aviso foi dado pela as urnas e agora e a vez do PT, cai junto a arrogancia do governado e do senador.

Hedislandes Gadelha disse...

vou levar uma cartaz com uma frase Amanha na reunião com ministro Aloizio Mercadante,tem ai uma sugestão? ASS o Perseguidor do PT

@MarcelFla disse...

Quando leio em jornais e aqui no blog membros da frente popular falando em absorver o resultado das últimas eleições no Acre, me pergunto se os mesmos estão se ouvindo, apesar do discurso politicamente correto, de que o povo está certo e o governo tem que se ajustar e trabalhar mais, pouco se vê de ações que realmente podem ajudar a população.
Até pouco tempo atrás, quando uma companhia de ônibus teve a licença suspensa, governo, empresários e ministério público do trabalho se movimentaram e anunciaram um termo, em que ninguém ficaria sem emprego sendo todos absorvidos pelas companhias restantes, passado algum tempo, salvo engano, só um terço dos trabalhadores foram aproveitados, parece ser esse o problema, parecem não entender que só anúncios e propaganda não satisfazem a população (e por consequência, o eleitor).
Li hoje na gazeta os comentários do Major Rocha sobre o PT, realmente é de estranhar um partido que foi fundado para lutar pelos trabalhadores, estar hoje em um caminho oposto, a polícia militar que faz um trabalho impecável, tendo homens e mulheres, que se põem na linha de frente diariamente contra marginais cada vez mais violentos e destemidos, além de bem armados, e que por falta de pessoal são obrigados a patrulhar somente em duplas, um risco que é ignorado pelo governo, que acha que essa ostensividade de luzes e viaturas é suficiente para garantir a segurança da população.
Se for ignorado o ser humano por trás do trabalho nada funciona, é muito cômodo ao governo utilizar-se da PM quando e como lhe convém, como na desapropriação do Ilson Ribeiro fora o trabalho diário da tropa, mas quando os policiais cobram um pouco de dignidade e respeito, insatisfeitos por terem seus nomes dia após dia nas escalas de seus respectivos batalhões, sendo-lhes negado um descanso digno e merecido, recebendo ainda um salário ultrapassado, pífio, o que o governo faz? Se vale da premissa de que militar não pode ser regido pela CLT e ameaça os policiais, colocam oficiais intimidando praças e o próprio governador, que fala com pelo menos um batalhão, de onde supostamente teria saído o movimento.
Esquecem-se de que por trás de um soldado militar, de um cobrador, motorista de ônibus, existe mãe, pai, tios, tias, primos, amigos, esposas, filhos e que cada um destes tem os mesmos parentes e amigos, que os apoiam e acompanham sua humilhação, como a no caso dos militares, na chegada de 200 homens da força nacional, bem, salvo engano cada policial da força recebe 8 mil reais fora seu salário no seu estado de origem, e quanto recebe um soldado policial militar acreano?
Poderia citar ainda a mácula da saúde, que apesar de melhor está longe da prometida saúde de primeiro mundo, da dificuldade dos produtores, dos empresários, da gasolina mais cara do Brasil, das sobretaxas dos impostos, dos professores da educação, do transito caótico e atrapalhado, do transporte público e seus ônibus novos (reformados de Santos, Rio de Janeiro e SP), da aposentadoria dos governadores, da eletroacre, enfim, 2012 tá bem ai, e na falta de coisa melhor é o jeito Bocalon e Petecão, afinal a saturação do governo atual é nítida em vários acreanos.

Adriana disse...

O PT não teve só um recado, mas sim um intimato do povo, só não perdeu o governo do estado, prq deu uma CHUVA GRANDE EM CRUZEIRO DO SUL e o PREFEITO DE TARAUACÁ FOI FAVORÁVEL A TIÃO VIANA E COMPANIA. Sabe qual foi o pagamento?
Um chute no pobre trazeiro do prefeito...
Como diz o velho ditado, pouca farinha meu pirão primeiro!

rejane disse...

Esse discurso não combina com a prática,dando uma de humilde, mas não convence excelentissimo senador.

Bruna Regina disse...

Tem uma série de fatores que se somam para o resultado da frente popular nas urnas, temos uma política que não atinge a maioria necessitada, enquanto pessoas tinham privação de suas necessidades básicas (saneamento, alimentação, saúde, pavimentação, moradia e etc) o governo construía parques, que são usados em sua maioria por classe média e alta, invés de atender quem realmente precisa, quem realmente sofre, o governo dos parques se dedicava a benefícios que deveriam vim depois, após gerar maiores postos de trabalho, incentivar a industria a produção e beneficiar a população pobre, somada a essa política errada, temos uma série de escândalos fiscais de desvios de dinheiro público. Quem não votou em você é quem sofre com os índices indicados pelos resultados do IBGE, quem precisa de mudanças urgentes, quem não suporto mais vê seu filho passando fome. Vocês devem atingir essas pessoas, espero que o "novo governo" realmente aprenda com os erros.

sergio souto disse...

A felicidade pra alguns, pode ser a dita "dura"...
Jorge, inventa outra que essa não colou! rsrsrsr
Candirú no fiofó dos outros é
COCA-COLA!!

Unknown disse...

Poxa Marcel, você fez um lindissimo bolo, que pena, depois sentou em cima...

Francisco Nazaré disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
loucoabreo disse...

Prezado Senador

O recado das urnas foi dado e nada aconteceu de melhora.

Vou dar uns exemplos:

a) O secretário da Agricultura está há quase 12 anos e o Acre continua sem produzir cheiro verde.

b) O Dudé e o Nenão continuam sendo os promoter do Estado e tudo acontecem na calada.

E outras tantas coisas que todo mundo sabe.

Anônimo disse...

Tem muito intelectualzinho que conhece todos os problemas da sociedade, tentar resolver poucos querem.

Toda vez que vem um tópico que fala dos Vianas, da Frente Popular o mínimo é 15 comentários. A educadora Amanda Gurgel rasga o verbo com propriedade sobre os problemas que ela enfrenta diariamente sobre a situação da educação em seu estado.

A educação do Acre, é de ótima qualidade? não. Avançou? Sim. É o ideal? não.

Sem contar o caos social q o Brasil inteiro vive, milhões de jovens fora da universidade, déficit habitacional muito grande, a desigualdade social, enfim. e bla.bla.bla que todo intelectualzin sabe.

Esse governo petista, composto pela FP não é transformador, é de dar migalhas, de fazer pequenas reformas.

O Marcel construiu a cidade maravilhosa, e na hora de socializar foi tão egoísta que nem pra familia ele deixou morar!

João Rego disse...

O PT enganou os os partidos pequenos de Tarauacá até hoje nunca apareceram para conversar e dizer por que enganaram disseram lá no hotel ouro que agora ia ser diferente todos partido iam ter sua vez e ia ter uma mudança de 100%, mas foi todos enganados. Os pequenos partido de tk estão abandonados quem ainda conversa com alguns deles ´e o dep Moisés mas sem sucesso, pois o PT ficou com 90% dos cargo do governo em Tk e 10% ficou entre PDT e PC do B. e os cabos eleitorais dos pequenos morreram na praia. E ainda querem eleger o Prefeito do PT em Tarauacá, o que você acha disso? O PT está bem em dá trote.

Acreucho disse...

Ditadura, não quero nem "da felicidade". Se não foi um susto o que foi então? Tinha petista sujando as calças no dia das eleições enquanto se fazia a contagem dos votos. Jorge quase perde para o simplório Petecão. O que estraga os petistas é a arrogância e a megalomania. Nosso Acre poderia ser realmente um paraíso, não fosse a mania de grandeza dos dirigentes da Frente Popular. Os governos no Acre tornaram-se "o mesmo, do mesmo". O cocho em Brasília é bom hein? O Jorge está reluzente.

Altemar disse...

Petecão tudo bem, mas Bocalom .....
Quem é?
Se é quem estou pensando só consigo compará-lo com um cara:
Zamir Teixeira. pesquise, pesquise, entreviste seus pais e seus avós, pesquise mais, entreviste vizinhos, colegas de copo e de cruz. Depois a gente toma uma e discute o resultado da acurada análise

Anônimo disse...

Para usar uma expressão francesa diria que os Vianas estão "Demode", que no português quer dizer: que está fora de moda. No nosso linguajar seringueiro diria que eles estão "Manjados". Não tem jeito. A coisa passou e segura Tiäo e da-lhe Petecao.

Eduardo disse...

Jorge mentiroso! Está sendo processado sim, por fraude em licitação:

http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoDetalhe.asp?incidente=4045434

Assunto DIREITO PENAL | Crimes Previstos na Legislação Extravagante | Crimes da Lei de licitações
Folhas 290
Data de Autuação 14/03/2011

PARTES
Categoria Nome
AUTOR(A/S)(ES) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
PROC.(A/S)(ES) PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA
INVEST.(A/S) J N V M N
ADV.(A/S) RODRIGO DE BITTENCOURT MUDROVITSCH

Atentem para as iniciais...Neste site do STF constam somente as iniciais, mas pelo advogado podemos confirmar quem é o réu, basta consultar este outro endereço:


http://200.186.60.10/sadJudSadpPush/ExibirDadosProcesso.do?nproc=116940&sgcla=RESPE&nprot=21972011&comboTribunal=tse&tipoProcesso=J

ASSUNTO: MANDADO DE SEGURANÇA - CRIME ELEITORAL - SENADOR
LOCALIZAÇÃO: GAB-GD-GABINETE DO MINISTRO GILSON DIPP
FASE ATUAL: 12/05/2011 16:25-Recebido

PROCESSO: RESPE Nº 116940 - Recurso Especial Eleitoral UF: AC
RECORRENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL RECORRIDO: JORGE NEY VIANA MACEDO DAS NEVES
ADVOGADO: ...
ADVOGADO: RODRIGO DE BITTENCOURT MUDROVITSCH

Unknown disse...

Tanta papo furado pra nada,para o ano o povo esquece tudo que passou e continua tudo na mesma.Qual sindicato que aparece nas ruas como "antigamente",tá tudo dominado.

Blog do João Evangelista Moreira disse...

Caro Altino, lendo a reportagem não poderia deixar de dar minha opinião, realmente o recado foi dado, eu até tenho acompanhado os avanços e a boa vontade do atual governador, em buscar a humanização nos setores públicos, mais não adianta só ele, alguns diretores do terceiro escalão parece que não entenderam o recado do governador, pois continuam tratando os servidores de carreira na ponta do bico da bota, esquecendo que os cargos são temporários, e que com certeza isso vai refletir também nas urnas do ano que vem. Muitos servidores já se manifestam contra as atitudes desses "diretores", não de forma explícita por medo de retaliações. Mas que darão a resposta na hora certa.

Marcos disse...

"De que vale ser sábio, em um mundo ignorante???desconhecido" Altino meu camarada, seu excelente blog virou farofa de final de semana, os nobres comentaristas falam, falam e falam, mas atitude mesmo... "hehehe nas urnas eles vão ver..." o povo ja derrubou presidente, o que esta faltando para tirarem o governador, não deixe para amanha o que se pode fazer agora... Um abraço desse AcrEano observador...

Enzo Mercurio disse...

Olha estou vendo o bonde do Petecao sem freios direto para o poder.
Petecao o 2 distrito precisa melhorar foi la que vc começou.

@MarcelFla disse...

"construiu a cidade maravilhosa, e na hora de socializar foi tão egoísta que nem pra familia ele deixou morar!" que erva foi essa meu amigo??

Anônimo disse...

É assim que você tenta desvirtuar o comentário??? pra você óhhh \o/\o/\o/\o/\o/ celebrando a estupidez humana, \o/\o/\o/\o/\o/

Um abraço bem grande ao inferno a hipocrisia, mentira e aos interesses individuais.

@MarcelFla disse...

Alguém me explica o que este desvairado quer dizer?

Anônimo disse...

Altino me desculpe, não quero fazer de seu blog um bate-papo de ofensas, mas... essa aí merece resposta.

Li vários comentários desse moço hipócrita..., e daí vai...

No mais, um abraço Marcel... porque você é o cara mermãooo, intelectualzinho, lutador e defensor dos direitos "coletivos", contribui para uma sociedade mais justa, fraterna e kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Termino por aqui.

:=)

@MarcelFla disse...

Sóh manow! Paz!

Anônimo disse...

Ditadura da Felicidade???? A família Viana de um modo geral tenta fazer com o Acre o que os Magalhães fizeram na Bahia. Senhores, convido-os a fazer uma rápida análise nas entrevistas dos Vianas: nelas vocês perceberão que o discurso é: a justiça e seus representantes erram, a oposição erra, até o outrora "companheiro" Binho errou...Meu Deus, estes senhores se perderam. Não observam como estão sendo nocivos à todo um "equilíbrio local"...Eles não respeitaram a escolha do horário, embora devamos reconhecer todo o processo legislativo que necessita até o retorno do horário, todos nós sabemos o quanto Tião e Jorge trabalharam e ainda trabalham contra isso. Sabemos também que os alardiados "Meninos do PT" são truculentos, arrogantes e só consideram a Carta Constitucional quando a mesmo os convém. A Ditadura da Felicidade que este Senhor fala é a do "eu falo e vocês obedecem" é a do "tudo está perfeito" é a do "Contrata meu irmão, primo, ou mulher que tudo está ok"...esses senhores nem ao menos respeitam o Judiciário local...creio que a população já percebeu que é chegada a hora de uma grande mudança. Aproxima-se a hora de uma oxigenada em nossa política - isso fará bem para o jogo democrático local.

alisson disse...

lastima, nem a "humildade" (mesmo sendo de mentira) esse aí se preocupa mais em tentar demonstrar . realmente , creio que na cabeça dele estamos na sua "ditadura", não é a toa que tantos tem medo de falar(para não sofrer perseguições), é comum em uma ditadura de verdade , as vozes se calarem , taí a explicação. para tantos se calarem, e outros tantos quererem "aparecer puxando o saco". tenho até medo ; de que mais um pouco, e se tranforme em um caminho sem volta. mais um governador "viana" e estarão consolidados , como jose sarney em seu "país particular" (hoje com apoio até do lula e pt).

Unknown disse...

"O processo não deu em nada porque não houve a menor prova, um único documento provando nada contra nós."
Pelo que eu vi, o processo parou porque o pedido do MP foi intempestivo não porque não houvesse provas.