segunda-feira, 14 de maio de 2007

PÉSSIMO EXEMPLO PERUANO




Caro Altino,

veja a notícia que acaba de ser distribuída ao mundo pela AFP, a partir de Lima, no Peru.

Quem sabe os acreanos, sejam eles indígenas ou não indígenas, poderão fazer o mesmo com a Petrobrás daqui a alguns anos. Será que o senador Tião Viana estará vivo para ajudar na indenização?


Um abraço,

Silvana de Faria Ditcham

A Silvana é acreana, atriz e diretora de cinema. Mora em Londres. Eis a notícia:

Índios peruanos entram na Justiça
contra a Ocidental Petroleum


Índios da comunidade achuar apresentaram uma queixa judicial nos Estados Unidos contra a Ocidental Petroleum (Oxy). No texto, acusam a petroleira de ter contaminado durante 30 anos o solo e os rios do nordeste do Peru, informaram nesta segunda-feira líderes indígenas.

O processo foi apresentado em 10 de maio pela associação Earthrights Internacional que representa os achuares. Os índios viajaram até Los Angeles para oficializar a queixa, disse nessa segunda-feira Pisango Chonta, presidente da Asociação Interétnica da Selva Peruana (Aidesep).

A americana Oxy foi denunciada à Corte do estado da Califórnia por nove delitos: morte, perdas e danos, negligência, agressão, alteração da propriedade privada, usurpação, fraude e má representação, alteração da ordem pública e violação do código de negócios. Todos são delitos previstos na legislação americana.

Andrés Sandi, presidente da Federação de Comunidades Nativas do Rio Corrientes, afirmou que assim que a Oxy se retirou da região em 1999, foi substituída pela argentina Pluspetrol, também acusada pelos indígenas de causar severos danos à comunidade indígena.

Os achuares vivem desde tempos imemoriais na nascente do rio Corrientes, zona de floresta fronteiriça com o Equador.

Avaliações realizadas com meninos indígenas revelam altas concentrações de chumbo e cádmio no sangue "porque a Oxy deixou mais de nove bilhões de resíduos tóxicos no território". Além disso, os achuares sofrem com males hepáticos, diarréias, problemas nos olhos, desnutrição e, inclusive, alguns casos de câncer.

O valor da indenização exigida elos indígenas ainda não é conhecido, mas sabe-se que serão "muitos milhões de dólares". Enquanto isso, eles pedem que a Oxy atenda a comunidade com assistência médica. Pisango garantiu que os achuares não pretedem usar a violência para fazer prevalecer os seus direitos.

2 comentários:

Rafael M.Z. disse...

Pelo que entendi da matéria sobre os índios peruanos, acho que o título deveria ser: "Péssimo Exemplo Norte Americano". Parabéns pelo blog.
Grato
Rafael

ALTINO MACHADO disse...

Caro Rafael, o péssimo exemplo é também do governo e dos povos peruanos (índios ou não), que permitiram uma exploração tão danosa em seu território. Veja bem: após 30 anos de exploração e danos de toda natureza, os indígenas reagem pedindo uma indenização. Portanto, esse é um péssimo exemplo, tanto faz se norte-americano ou peruano. Volte sempre.