sexta-feira, 30 de junho de 2006

CONVIDADOS DO PATRIARCA

Há mais ou menos dois meses, um relatório da Jupiter Research apontou que blogueiros e especialistas que escrevem na web exercem influência "desproporcional" na internet - formam grupo pequeno entre os usuários, mas estao determinando os assuntos das conversas e criando tendências de negócios no mercado europeu.

Mais da metade dos usuários é passiva e nao contribui para a web. 23%, por outro lado, reagem quando estimulados. A parcela restante é ativa - atraves de foruns, sites ou blogs. De acordo com o relatório, a influência mais forte dos blogs é sobre a midia tradicional.

Lembrei da pesquisa ao receber hoje o convite de um dos cardeais da Igreja Ortodoxa, o metropolitano John de Pergamon, para acompanhar, entre os dias 13 e 20 de julho, no rio Amazonas, o simpósio sobre religião, ciência e meio ambiente intitulado "Amazonas, Fonte de Vida".

O evento reunirá dezenas de cientistas, teólogos, líderes religiosos e ambientalistas, altos funcionários de organismos internacionais, representantes do governo brasileiro, sertanistas, chefes indígenas e jornalistas dos mais influentes órgãos da imprensa ocidental.

Sua Santidade Ecumênica Bartolomeu I, o patriarca de Constantinopla e líder espiritual de 250 milhões de cristãos ortodoxos gregos espalhados pelo mundo, estará presente. Ele é o incentivador do evento, organizado sob o co-patrocínio do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

- Menos de uma semana depois de a Copa do Mundo terminar, com ou sem o hexa, a atenção internacional sobre o Brasil migrará do futebol para a Amazônia - escreveu na semana passada o jornalista Paulo Sotero, do Estadão, referindo-se a um evento único neste quarto de século em que a preservação da floresta tornou-se preocupação planetária.

Durante seis dias, embarcados no navio Iberostar e numa flotilha auxiliar, ou voando em aviões charter, os visitantes percorrerão zonas de desmatamento, áreas de conflito e reservas ecológicas, conversarão com representantes de comunidades locais e verão o encontro das águas e as belezas da paisagem tropical.

Palestras e debates estão programadas para cinco reuniões plenárias durante os longos deslocamentos pelo rio. O simpósio da Amazônia será o sexto de uma série e o primeiro fora da Europa, depois dos realizados nos Mares Egeu (1995), Negro (1997), Adriático (2002), Báltico (2003) e no Rio Danúbio (1999).

O ponto alto do evento será uma cerimônia ecumênica de bênção das águas do Amazonas, no dia 16. Esperado para o encerramento do simpósio, em Manaus, no dia 20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não confirmou presença.

Vou viajar para Manaus na boa companhia de outros quatro convidados acreanos, da etnia yawanawa: o líder Joaquim Tashka, Laura Soriano e as pajés Raimunda Putani e Kátia Hushahu.

Quem disse que blog é mídia apenas de adolescentes ou desocupados?

4 comentários:

Anônimo disse...

Altino, meus parabéns.
Um blog do nível deste seu demonstra claramente que blog pode ser coisa séria, informativa, educativa.

Beijos e um ótimo final de semana.

Anônimo disse...

Exatamente isso que eu e o professor Wagner discutimos em um artigo enviado para o Intercom 2006 -(http://www.intercom.org.br) O maior congresso na área de comunicação científica - no artigo usamos o seu blog como referência e tivemos o aceite para o congresso, estaremos levando conosco o nome do Acre, para Brasília ... Obrigada Altino, por me ajudar sempre respondendo o que precisei, obrigada por não perder a paciência muitas vezes com minhas "torrações de saco", agora Brasília que nos aguarde!!!

Anônimo disse...

Sou leitora do seu blog faa muito tempo e praticamente eu faço mais de um acesso diário, acompanho e gosto do que você escreve, e, quando fomos ao Acre fiz questão em visitar você para dizer que Anísio e eu reconheciamos o seu talento e competência e acima de tudo em agradecimento pela causa que abraçou com a gente quando fez a primeira matéria sobre a nossa filha. Admiro tudo o que escreve e sou fã das fotografias que você sempre coloca com maestria. Ser convidado para um evento desse porte e natureza, amigo, é mais do que merecido, é uma honra para você em nome dos que realmente amam a nossa terra. Gostei, você merece e continue o seu trabalho no blog que daqui de longe continuarei a ler e divulgar aos amigos. Um abraço.

Anônimo disse...

Altino, boa viagem, inspirada pela Desiderata: você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aí... Agora, vê dá para incluir uns rogativos para o rio S.Francisco, que o Lula lá premedita assassinar sob o álibi de transposição.