terça-feira, 29 de novembro de 2005

HISTÓRIA DE PERSEGUIÇÃO



Por Elson Martins

O jornal semanário Folha do Amapá, editado em Macapá, está publicando em capítulos a história que o senador João Alberto Capiberibe (PSB) viveu, a partir dos 16 anos de idade, no enfrentamento à ditadura militar de 1964.

Atualmente se defendendo de um processo de cassação, junto com sua mulher, a deputada federal Janete Capiberibe, o senador, que é autor do texto, quer mostrar às novas gerações que o casal é vítima de uma trama política articulada pelo PMDB do Amapá com a ajuda do senador Sarney, para afastá-los da disputa eleitoral de 2006.

O ex-senador Gilvan Borges, derrotado em 2002, entrou com a ação na Justiça Eleitoral acusando o casal de ter comprado dois votos por 26 reais, em duas prestações. A ação, rejeitada pelo TRE do Amapá, foi acolhida no Tribunal Superior Eleitoral e no Supremo Tribunal de Justiça. Já cassado, formalmente, o casal tenta contornar a situação com ajuda do Congresso exercendo o direito de ampla defesa.

João Alberto e Janete tornaram-se militantes da ALN (Aliança Libertadora Nacional), de Carlos Marighella, em 1968. Foram presos em Belém, em 1970, e fugiram do país em 1971 com uma filha de 8 meses. Permaneceram dois anos exilados no Chile de onde tiveram que fugir, novamente, após golpe do general Pinochet contra o socialista Salvador Allende. Estudaram quatro anos no Canadá; depois foram trabalhar em Moçambique, na África;.e retornaram ao Brasil em 1979, com a Anistia. Desde então atuam na política do Amapá filiados ao PSB (Partido Socialista Brasileiro).

Os dois se elegem continuamente desde 1988: Janete foi vereadora, deputada estadual de três mandatos e agora é deputada federal, a mais votada em 2002. João Alberto, foi prefeito de Macapá e governador do Estado durante dois mandatos seguidos (1995 a 2002). Nesse período, executou o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA) que chamou atenção dos ambientalistas nacionais e internacionais, bem como estabeleceu um marco de mudanças na vida amapaense.

Nota: O jornalista acreano Elson Martins é da equipe de colaboradores do blog. A foto acima é do senador Capiberibe quando jovem, exilado no Chile.

Nenhum comentário: