quarta-feira, 7 de setembro de 2005

PROTESTOS NO ACRE


Centenas de manifestantes deram bastante trabalho à Polícia Militar do Acre durante o desfile de 7 de Setembro, realizado à tarde nas ruas do centro de Rio Branco.

Militantes políticos, professores e estudantes da Universidade Federal do Acre protestaram contra a corrupção e a reforma universitária proposta pelo Governo Federal.

Houve também protestos contra o governo estadual. O governador Jorge Viana quebrou a tradição e não desfilou em carro aberto.

Alguns manifestantes teriam sido presos e libertados após entrarem em confronto com a polícia. O desfile foi um dos mais prestigiados pela população nos últimos anos.


- Eu ainda vi alguma coisa da confusão. Mas quando cheguei em casa, soube que o professor Gerson Albuquerque fora preso. Por sua vez, um amigo policial me contou que a briga foi feia - relatou a estudante de jornalismo Nattercia Damasceno.

O crédito da foto é da estudante Iara Jaccoud Machado, 17, minha filha. Ela conta que os manifestantes usavam um carro utilitário com uma aparelho de som potente, mas tiveram suas vozes abafadas pelas bandas da PM e do Exército.

- Pai, a manifestação estava potência.

3 comentários:

Anônimo disse...

Altino. Achei esse episodio um absurdo, um descalabro. Policia é pra' defender o cidadao e seus direitos e nao pra' reprimir manifestantes em dia de festa popular. To de longe, mas conheço bem essas coisas. Nao sao os manifestantes que entram em confronto com os policiais e sim os policiais que baixam o cacetete na moçada. Que coisa feia! Tem que ser DENUNCIADO! Cade o prefeito que vcs elegeram? Cade o Angelim?Tem que dar satisfaçao para a opiniao publica. Na cidade, por ele comandada, aconteceu um episodio de repressao à livre expressao do cidadao. Se um episodio assim passa em brancas nuvens, mais na frente vem coisa pior. Vcs nao podem permitir que na cidade em que onde vcs tb tem responsabilidades politicas, isso aconteça. Xo, repressao! Um abraço no Lula nn

Anônimo disse...

"Alguns manifestantes teriam sido presos"?!? Teriam? Como assim? Ainda resta alguma dúvida deste fato? Que forma estranha de narrar fatos tristes da história do nosso EStado.

ALTINO MACHADO disse...

Corajosíssimo anônimo: eu disse que "alguns manifestantes teriam sido presos" porque meus filhos, que compareceram ao desfile, disseram-me que não presenciaram tais prisões. Conversei com mais duas pessoas que teriam ouvido de terceiros relatos de prisões. Conversei até com uma pessoa segundo a qual a Polícia Militar teria quebrado o braço de um, a perna de outro e o nariz de um terceiro. Os fatos são tristes, claro, mas estou farto de pessoas covardes. Já comi toucinho com mais cabelo.