segunda-feira, 6 de junho de 2005

HUMILHAÇÃO!



Elson Martins

Era 11 da noite quando a professora Célia Pedrina me telefonou, ontem, indignada e humilhada com a experiência que viveu no Parque da Maternidade, local escolhido pelo Governo do Acre para a festa de encerramento da Semana do Meio Ambiente.

Como presidente da organização Vertente, Célia montou o grupo musical Som da Floresta com meninos e meninas de 8 a 13 anos, de famílias da periferia de Rio Branco.

Ao todo são 40 crianças envolvidas com o projeto. Elas se apresentam sempre nas atividades culturais do governo estadual e têm revelado boa harmonia musical. Chamam atenção também pelos instrumentos criativos que elas mesmas construíram com materiais retirados da floresta.

Desta vez, porém, ao subir ao palco da concha acústica Jorge Nazareth, a meninada foi avisada de que teria que trocar suas camisas (uniforme do Som da Floresta) por camisas do WWF, a organização internacional com representação no Acre e certamente uma das patrocinadoras da programação da semana.

Célia opôs-se à troca de camisas com veemência, mas a pessoa que coordenava a festa e que representa o setor de Meio Ambiente do governo estadual, de nome Socorro, não aceitou seus argumentos. Pior: tratou Célia Pedrina de “velha chata” e a expulsou do palco.

Em respeito às crianças, Célia deixou que vestissem a camisa do WWF e se apresentassem, como sempre, encantando a platéia. Mas a atitude da representante do Governo a deixou doente. Célia Pedrina, que tem 10 testemunhas da humilhação que sofreu, poderá até processar dona Socorro com base no Estatuto do Idoso. Ou não?

Creio que todos nós acreanos fomos agredidos com o que aconteceu no Parque. E não apenas dona Socorro, como o Governo do Estado e o WWF, devem pedidos de desculpas à Célia Pedrina e aos povos da floresta.

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Elson e Altino,
Deixa eu dar uma de advogado do Diabo: A WWF patrocinou a festa. Gastou dinheiro pra se promover e conseguir novos financiadores. Dai vem uma velha broca, de uma ONG concorrente, com um bando de curumins de periferia pra ocupar o espaço?
Má nem morta, Socorro...

Pedrina, minha amiga, juro que não te acho uma velha broca, tá! Só quiz mostrtar como as coisas estão funcionando aqui em Floresta. De vez em quando isso toca até nos Companheiros...

Abraços.

R.Feres

O Malfazejo disse...

"Curumins de periferia" foi certamente uma das coisas mais fofas que já vi alguém comentar ultimamente. Deve ser a própria Dona Socorro!

Luma Rosa disse...

Que vergonha! Educá-se com exemplos...boa semana! Beijus

Anônimo disse...

Isso faz parte da "GUERRA DAS ONGS": cada uma querenda aparecer mais que a outra.
Agora, entre a VERTENTE DA CÉLIA e A WWF DO JORGE, a SOCORRO NÃO PESTANEJOU.

Célia vai reclamar pro "Cabeça de Espermatozóite", mais conhecido pela alcunha de Carioca, quem sabe ele consiga te convencer de que a SOCORRO é um alienígena e que você imaginou coisas...

Anônimo disse...

O Elson Martins diz que a festa era parte de uma programação do governo. Então, como é possível a exigência de que as pessoas de vestissem com a "bandeira" da WWF? Será que a Socorro sabe de mais coisa do que nós?

Anônimo disse...

Pedrina: Os Jurássicos estão no rumo da extinção.