quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

CERVICAL E SERVIÇAL

Além de possibilitar a construção de reportagens sem que o repórter tenha necessidade de usar o telefone, sair de casa ou da redação, o advento da internet possibilita que todo tipo de erro se propague velozmente.

Na terça-feira, o Arcebispo de Porto Velho (RO), dom Moacir Grechi, 71, sofreu um acidente de carro na BR-364, próximo à capital.

O site Rondoniagora, que serviu de fonte para diversos meios de comunicação, tascou que o bispo sofrera ferimentos na “coluna serviçal” em vez de coluna cervical.

No Acre, sites de supostas notícias em tempo real também reproduziram o erro. Nem mesmo a Folha de S. Paulo, cuja reportagem certamente se baseou no site de Rondônia, foi capaz de enxergar o erro e evitar a derrapada.

“Segundo o Hospital Nove de Julho, o arcebispo teve ferimentos sérios na coluna serviçal, cabeça e perna esquerda, além de escoriações pelo corpo”, assinalou a Folha.

Acabei de conferir a lista de notícias do site Notícias da Hora, do Roberto Vaz, cuja maioria dos títulos causa enjôo. Para não me alongar confiram dois: Passageiro de táxi leva tiro na cabeça em tiroteio e Polícia Federal apreende traficantes na fronteira.

Como tiro e tiroteio são ensurdecedores, fico imaginando o que fez a polícia com a droga após apreender os traficantes.

É do barulho a longa cacofonia do título “Questão de Tempo”, da escritora acreana Eillen de Paiva será lançado no Encontro de Escritores e Leitores, que está no site do Roberto Braña. O Raiva canina é uma das mais conhecidas Zoonoeses também é animal, não acham?

Eles sabem ou não escrever, não lêem o que escrevem antes de publicar ou julgam o leitor um idiota?

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Altino! PARABÉNS PELO TEXTO!

Respondendo ao teu questionamento:

Penso que a maioria das pessoas que comete atrocidades ao escrever nos meios de comunicação, o faz por realmente não saber os meandros na Língua Portuguesa!
Nosso idioma é lindo e complexo.
Não considero, porém, minha afirmação uma desculpa. Pessoas que lidam com a informação e a repassam deveriam procurar escrever corretamente! Isso tinha que ser mandatório em qualquer profissão, não só entre jornalistas!
A disciplina de Língua Portuguesa deveria estar presente em todos os cursos de Ensino Superior!
Pior que isso é saber que nem assim as atrocidades diminuiriam, porque as pessoas não têm o hábito de ler. Ler revista de fofoca não é o mesmo que ler um bom livro!

Tua frase é completa! Eles não sabem escrever, não lêem o que escrevem e julgam os leitores uns idiotas!

Uma pena e uma vergonha!

Marília Carolina Vaz Barbosa
Médica-Veterinária
Pelotas/RS
mvet@yahoo.com

Anônimo disse...

É a temível cultura do Ctrl+C, Ctrl+V... E, ainda por cima, sem revisão.
Beijos estratégicos...

www.cooper.blig.com.br

Anônimo disse...

É a temível cultura do Ctrl+C, Ctrl+V... E, ainda por cima, sem revisão.
Beijos estratégicos...

www.cooper.blig.com.br