Deputado Sibá Machado |
Bancada do PT na Câmara prestes a perder o combativo deputado Sibá Machado Oliveira cuja cadeira poderá ser ocupada pelo suplente Moisés Diniz (PCdoB). O governador Tião Viana convidou Sibá Machado para assumir a Secretaria de Indústria e Comércio do Acre.
- É uma construção de meses. Aguardamos o Sibá ter os últimos contatos com seus companheiros. As direções nacionais do PC do B e do PT estão acompanhando muito satisfeitas. São dois partidos que se respeitam e lutam juntos. Eu sou apenas um operário - disse Viana.
Trata-se de arranjo político no âmbito da coligação Frente Popular do Acre, liderada pelo PT, para compensar o PCdoB.
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), optou por disputar a reeleição tendo como vice a professora Socorro Neri (PSB) no lugar do atual vice-prefeito Marcio Batista (PCdoB).
- Vejo no convite do governador a oportunidade do deputado Sibá, combativo companheiro, de reencontrar com a gestão pública e dar a sua colaboração em áreas que sempre se dedicou no seu mandato: a produção, a indústria e a inovação - comentou o prefeito.
A “construção” é tão delicada que a direção regional do PCdoB divulgou na tarde desta quinta-feira (16) uma nota intitulada “Atitude e lealdade”, em que repudia “notícias plantadas sobre este assunto”:
“O Partido Comunista do Brasil trata a questão das eleições municipais com a responsabilidade que o momento exige. Nossa atitude é contribuir para novas vitórias da Frente Popular nos municípios acreanos. Este é o caminho para fortalecer o projeto de desenvolvimento sustentável e avançar com as conquistas sociais obtidas a partir do governos da Frente Popular no Estado, em Rio Branco e em outros municípios.
O governador Tião Viana realiza um grande trabalho e conta com o apoio, a colaboração e a lealdade do PCdoB. Mudanças e ajustes na administração são prerrogativas exclusivas do governador e não devem se confundir com questões partidárias nem eleitorais.
Sobre a possibilidade de o PCdoB assumir uma cadeira na Câmara Federal, ela é legítima e resulta de votação da coligação proporcional da Frente Popular.
Publicamente, o PCdoB reconhece a qualidade do mandato do deputado Sibá Machado, exercido com seriedade, ética e compromisso popular.
Firmemente, repudiamos a associação do PCdoB a notícias plantadas sobre este assunto.”
Atualização às 15h20
DEU SAMBA - Após 12 anos no Congresso, como senador e deputado, o petista Sibá Machado decidiu aceitar o convite do governador Tião Viana para ocupar o cargo de secretário de Indústria e Comércio do Acre:
- Já está bem avançado o entendimento. Estou ouvindo o grupo político e a família para delinear. Vou aceitar porque assim se resolve o problema de um momento político que envolve a disputa pela prefeitura de Rio Branco. Além disso, tem a agenda do setor produtivo que sempre foi do meu maior interesse. Sendo assim, vou poder compatibilizar a solução de um problema político com a agenda do setor produtivo. Acho que dá samba. O convencimento está praticamente dado, de aceitar o convite do governador para assumir a Secretaria de Indústria e Comércio.
O suplente Moisés Diniz (PCdoB) já pode engomar o paletó que usava enquanto foi deputado estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário